Home / Curiosidades / Cabra Alpina: Curiosidades E Imagens

Cabra Alpina: Curiosidades E Imagens

O leite de cabra é uma ótima opção de mercado justamente pelo alto custo do produto. Caso você esteja buscando um animal que possua uma produção de leite excepcional certamente você está a procura da Alpine goat, também conhecida como cabra alpina.

A cabra alpina é reconhecida por sua grande capacidade de produção de leite, o que faz com que seja um opção muito procurada por caprinocultores.

O mercado de produção de leite tem sido bem explorado seja a produção de leite de gado, quanto de cabra. Por isso, caso você esteja procurando uma opção de animal para começar um rebanho lucrativo a cabra alpina pode ser ideal para você.

Cabra Alpina: Características E Origem

A cabra alpina é atualmente uma cabra domesticada que teve o seu surgimento nos Alpes, alguns acreditam que teria surgido nos Alpes Franceses, mas há quem diga que o seu surgimento teria sido nos Alpes Suíços. Divergências a parte, a cabra alpina apresenta uma altura considerável se analisarmos outras raças deste mesmo animal. Podem chegar a medir cerca de setenta e cinco, setenta e seis centímetro as fêmeas enquanto os machos podem chegar a um metro, variando de noventa centímetros a um metro.

Cabra Alpina
Cabra Alpina

Há outras diferenças entre fêmeas e machos e diz respeito ao peso, como é de se esperar, o macho é mais pesado do que a cabra fêmea, podendo chegar aos noventa quilos, enquanto a fêmea pode atingir os sessenta.

É considerado uma cabra de porte robusto e como é típico das cabras de diversas raças é um animal capaz de grande adaptabilidade a ambientes distintos, por isso adaptou-se bem ao nosso país.

A sua chegada nas décadas de setenta e oitenta, eram de animais oriundos especificamente da Alemanha e também da França. Inicialmente foram chamadas de Pardas Alemães, os animais vindos diretamente da Alemanha, hoje entretanto, independente da origem, recebem o nome de cabra alpina.

Qual É A Pelagem Da Cabra Alpina?

A cabra alpina apresenta uma grande variedade de cores em que é possível encontrá-la, desde branco, preto, mesclada entre branco e preto, creme e branco, bem como um tom terroso avermelhado com branco.

A cabra alpina é conhecida por ser um animal de farda produção de leite, podendo produzir diariamente cerca de dois a quatro quilos de leite em um processo de lactação que dura cerca de duzentos e quarenta dias.

Cabra Alpina Americana
Cabra Alpina Americana

E por falar em leite, o leite de cabra pode ser utilizado na produção tanto de derivados como queijos, manteigas, sorvetes e até mesmo na produção de sabonetes. Em termos práticos podemos utilizar o leite de cabra para as mesmas finalidades onde utilizamos o leite de vaca.

Outra interessante curiosidade quanto ao seu físico diz respeito as orelhas, típicas cabras apresentam as orelhas caídas, mas não a cabra alpina. A cabra alpina apresenta as orelhas em pé e parecem, com isso, estarem sempre em alerta.

Cabra Alpina Puro Sangue Ou Alpine Americano?

É difícil para alguém leigo identificar uma cabra alpina de puro sangue de uma que sofreu alterações genéticas. Isso porque as chamadas Alpines americanos, que é o nome da cabra alpina oriunda dos Estados Unidos, é similar ao animal puro sangue, podendo apresentar leves alterações quanto a marcação do seu pelo. A cabra alpina puro sangue é chamada apenas de Alpines e é originária da França.

Por incrível que pareça e algo que pode atrair você caprinocultor, isso porque a cabra alpina em sua gestão que demora em torno de cento e cinquenta dias, dá a luz a gêmeos. Isso mesmo dois filhotes, com menos frequência mas ainda com número expressivo de ocorrências, há registros de cabras alpinas que deram a luz a cinco filhotes.

Vai Um Leitezinho Aí?

Como temos dito ao longo desse texto, a cabra alpina é conhecida pela sua farta produção de leite, assim como pelo seu longo período de lactação. Esses animais também apresentam um comportamento dócil que favorece a ordenha e o trato do animal de um modo geral o que garante também a produção de leite de qualidade e em níveis satisfatórios. O maior pico de produção da cabra alpina tende a acontecer por volta de cinco semanas após o nascimento do pequeno cabrito. Contudo, há inúmeros fatores que podem interferir diretamente na sua produção. Um deles diz respeito a mudanças quanto ao ambiente externo, embora sejam animais de grande adaptabilidade uma mudança repentina pode afetar a sua produção até que consigam se readaptar.

Cabra Alpina Produção de Leite
Cabra Alpina Produção de Leite

Outros fatores que podem intervir na produção de leite dizem respeito ao manejo do animal na sua criação. O local onde o animal fica deve ser adequado as suas necessidades e deve possuir ventilação adequada. Os comedouros devem ser higienizados periodicamente e o fornecimento de água deve ser uma preocupação especial do criador.

O leite após ser retirado por meio da ordenha deve ser imediatamente congelado para evitar que estrague. Isso acontece porque por meio do calor as bactérias tendem a se manifestar muito rapidamente, levando a perda do produto. Quando refrigerado o leite tende a durar mais, minimizando a ação das bactérias. Para se ter uma ideia, o leite quando refrigerado a cerca de 5º C garante que ele não estrague por até quatro semanas. Para aumentar ainda mais a durabilidade do leite pode ser feito o processo de congelamento que garante que o leite não estrague por até cinco semanas.

 

Na Indústria…

Na indústria do abate e consumo de carne de cabra são animais que apresentam uma boa quantidade de carne. Carne esta com baixo teor de gordura, o que pode torná-la extremamente atrativa para consumidores de um modo geral.

O mais curioso em relação a carne de cabra alpina é que cerca de 50% a 60% da gordura desse animal se concentra na região do abdômen, ou seja acaba sendo praticamente perdida no processo. Apesar de ser uma carne já atrativa para o mercado, alguns caprinocultores estudam investir na reprodução da cabra alpina com a cabra da raça Boer especializada na produção de carne, em detrimento a produção de leite que é uma especialidade da cabra dos Alpes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *