Home / Curiosidades / Cabra Saanen Curiosidades E Imagens

Cabra Saanen Curiosidades E Imagens

A cabra saanen é uma conhecida cabra leiteira. Sim, é uma cabra voltada especialmente para a produção de leite. E por falar em produção de leite o ramo da produção leiteira na caprinocultura é uma opção extremamente viável e que tem atraído muitos criadores.

Ao contrário da produção de cabras para o mercado do abate e do consumo, a produção leiteira tem um retorno mais tardio para o criador, contudo, muitos criadores tem investido nessa opção de mercado e tornado a produção de leite um mercado competitivo, em expansão e com grande potencial de crescimento.

Muitos criadores tem investido em aparatos tecnológicos e melhoramento genético com o objetivo de otimizar a sua produção, todavia a cabra saanen é uma exímia produtora de leite e hoje falaremos desse animal, dessa raça especificamente.

As cabras e a caprinocultura chegaram ao Brasil por intermédio dos colonizadores, colonizadores de diferentes nacionalidades que tinham com o objetivo de produção apenas a manutenção das suas famílias. Sim, inicialmente as cabras eram destinadas ao consumo de seus criadores e a visão comercial sobre este animal só veio por volta dos anos mil e novecentos.

Cabra Saanen: A Cabra De Maior Produção Leiteira

Como este subtítulo dá a entender, a cabra saanen é a maior cabra produtora de leite do mundo. Sim, esse talvez seja um posto um tanto quanto notório mas é isoladamente dessa raça, a raça saanen. A raça saanen tem em seu nome a história de sua criação. A cabra saanen é suíça, criada no Vale de Saanen.

Inicialmente já foi possível constatar a produção de leite como um especialidade deste animal, e justamente por isso a cabra saanen se espalhou por todo o mundo. Por volta do século XIX a fama de produção leiteira se espalhou e esse animal foi massivamente exportado para o mundo todo.

No Brasil a raça é uma das que sustentam a produção leiteira nacional.

Como É A Cabra Saanen?

A cabra saanen é conhecidamente além de uma excelente produtora de leite, conhecida por seu expressivo porte. Para se ter uma ideia, as fêmeas podem chegar a pesar até noventa quilos, isso mesmo, cerca de noventa quilos. Os machos podem pesar até cento e vinte quilos, tendo registro de machos com cento e trinta.

Em relação às suas condições físicas especificamente é um animal de pele rosada, pelos brancos e de pelagem curta.

Cabra Saanen na Grama
Cabra Saanen na Grama

Animal Apto Ao Confinamento

A cabra saanen é um animal que pode ser confinado. Ou seja, criado por meio da técnica de confinamento sem que haja com isso déficits em sua produção.

A técnica de confinamento consiste em restringir o animal a uma determinada área com alimentação fornecida diretamente pelo criador, e a água disposta em bebedouro. Apesar da técnica de confinamento, no caso da cabra saanen, não haver alterações em sua produção o local de abrigo deste animal deve ser um local de extrema atenção do caprinocultor.

O abrigo deste animal e não apenas dessa raça deve ser confortável, capaz de atender às necessidades físicas do animal. Em relação a manutenção do abrigo ele deve ser periodicamente limpo, varrido e desinfectado. Diariamente o local deve passar por uma pequena limpeza, os restos de comida devem ser retirados e a água trocada.

Também faz parte dos cuidados deste animal a vermifugação e a periódica realização de exames de sangue para acompanhamento da saúde que pode de fato afetar a sua produção de leite.

A cabra saanen apresenta uma alimentação vasta, com uma grande variedade de alimentos. Fazem parte da sua alimentação folhagens das mais diversas, de amoreira, de feijão e gramíneas.

É importante que o caprinocultor esteja atento com o fornecimento de água. Isso porque esse animal consome cerca de seis litros diariamente e o consumo de água afeta diretamente a produção leiteira.

Começando A Sua Criação

Caprinocultura Com Cabra Saanen
Caprinocultura Com Cabra Saanen

Se você está pensando em começar uma criação de caprinos para a comercialização de leite, a cabra saanen é a mais indicada. Como dissemos anteriormente, no início deste post, essa raça é a raça de cabra que mais produz leite em todo o mundo.

Para começar a sua produção é indicado que o caprinocultor tenha cerca de vinte a vinte e cinco animais em lactação. O valor médio de uma saanen é de aproximadamente quinhentos, a seiscentos reais.

O período de ordenha deste animal costuma ser de cerca de nove meses com uma produção de cinco litros diariamente.

A raça saanen é uma opção tão boa que tem sido usada como matriz reprodutora para o melhoramento de inúmeras outras raças. E por falar em fertilidade a cabra saanen habitualmente em cada gestação gera dois filhotes o que é uma boa opção para o caprinocultor. Para se ter uma ideia, recentemente uma cabra da raça saanen deu à luz a cinco filhotes de uma única vez no estado da Bahia.

A Cabra No Mercado Da Indústria

Apesar da cabra saanen ser uma ótima produtora de leite, este animal no mercado da indústria é destinado tanto para o mercado leiteiro quanto para o mercado de produção de carne e também de couro.

Na produção leiteira, o leite de cabra pode ser utilizado na preparação dos mesmos produtos que o leite de vaca. Pode ser utilizado no preparo de doces, produtos cosméticos, leite em pó, dentre outros. No mercado de consumo de carne é um animal também muito apreciado que apresenta uma carne consideravelmente magra isso porque a maior concentração de gordura, cerca de 60% está concentrada na região do abdômen que acaba se perdendo no processo. Desta forma a carne apresenta índices razoáveis de gordura, o que a torna atrativa.

Cabra Saanen Leiteira
Cabra Saanen Leiteira

Quando pensamos no couro que é outra opção de mercado atrelado a produção para o consumo de carne é possível ser utilizado (o couro de cabra) na produção de inúmeros produtos, desde tapetes, casacos, sapatos, bolsas, carteiras e etc.

Possivelmente por essa vertente de mercado tão forte e diversificada em nosso país que estima-se, segundo o Ministério da Agricultura que existam atualmente cerca de trinta milhões de caprinos domesticados em aproximadamente quatrocentas mil propriedades desde o pequeno empreendedor ao grande caprinocultor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *