Home / Curiosidades / Cabra Toggenburg: Curiosidades E Imagens

Cabra Toggenburg: Curiosidades E Imagens

A criação de cabras de raça não é uma prática muito comum entre caprinocultores brasileiros. Tanto que a maior parte dos animais em nosso país está classificado como animais sem raça definida, a famosa SRD. Isso acontece porque não há muitas vezes a preocupação entre os criadores de cruzar os animais entre a mesma raça, fazendo desta forma com que nasçam puro sangue. Ou a preocupação de realizar o cruzamento entre raças similares para o melhoramento genético do animal.

O cruzamento de cabras de raças distintas não cria híbridos reconhecidos, o que coloca em risco as espécies efetivamente de raças.

A cabra da qual falaremos hoje, a cabra toggenburg ou toggenburger é uma das raças utilizadas nestes cruzamentos com o objetivo de otimização de produções inteiras gerando filhotes não reconhecidos como uma nova raça, colocando em risco a sua matriz.

As Origens Da Cabra Toggenburg

Aqui usaremos o nome mais conhecido e utilizado, toggenburg, mas esse animal pode ser denominado também de toggenburguer. É uma cabra de origem suíça e conhecida como uma das melhores raças para a produção leiteira. Esse animal teria surgido no leste da suíça em uma região de nome tão difícil como o seu próprio nome, St. Gallen região de Toggenburg. Como habitualmente acontece, o nome que o animal recebe está diretamente relacionado com a sua origem, o local onde teria surgido.

A fama de uma boa raça para a produção de leite fez com que esse animal rapidamente se popularizasse em todo o mundo. Tanto que hoje é possível afirmar que a cabra toggenburguer está presente em todos os continentes e em mais de cinquenta países.

O Melhoramento Genético Como Uma Opção De Criação

E por falar em cruzamento com raças aleatórias muitos criadores investem no melhoramento genético. O melhoramento genético é um processo de reprodução, tanto quanto o cruzamento com raças distintas ou não identificáveis, a diferença massacrante neste caso é que é respeitado o limite entre as raças e o cruzamento é feito com raças iguais com o objetivo de otimização de rebanhos.

Melhoramento Genético de Cabras
Melhoramento Genético de Cabras

Foi justamente por meio de melhoramento genético que a cabra toggenburg ganhou uma pelagem característica. Esse animal apresenta a tonalidade de um cinza, um cinza similar ao que chamaríamos de cinza cor de rato, e não dos mais amigáveis. Uma familiar cinza pardo, escurecido. Todavia a cabra dessa raça apresenta uma pelagem caracteristicamente cinza com demarcações na cor branca.

Cabra Toggenburg: Risco De Extinção?

É engraçado pensar em risco de extinção para animais que estamos familiarizados com a sua domesticação. Entretanto foi registrado na região de seu surgimento um grande deficit no número de animais existentes da raça, o que levou a preocupação de seus criadores para uma possível extinção da toggenburg. Justamente por conta disso foi criado uma associação com o objetivo de reunir criadores da raça com o intuito de proteger os animais evitando a extinção e o cruzamento e o nascimento de híbridos.

Criação de Cabra Toggenburg
Criação de Cabra Toggenburg

O Que Mais Eu Preciso Saber?

A cabra toggenburg é um dos animais mais presentes nas criações suíças, local de sua origem. Mas está presente em todo mundo, de maneira mais expressiva é vista na Inglaterra e nos Estados Unidos.

No Brasil a raça também é muito apreciada por caprinocultores e isso acontece porque essa raça é uma notória produtora de leite. A sua ordenha diária pode fornecer ao criador cerca de três litros. No final do processo de lactação, que dura cerca de trezentos dias, esse animal pode chegar a uma produção de mil quilos de leite, o que garante um bom retorno para o criador.

O leite de cabra é altamente apreciado no mercado, e os produtos que podem ser feitos são os mesmos do leite de vaca, ou de búfala, por exemplo. Por questão de curiosidade o leite produzido pela cabra toggenburg apresenta teor médio de cerca de 3% de gordura.

Para que você possa iniciar a sua produção o mais indicado é que você tenha cerca de vinte animais em processo de lactação. O custo de uma toggenburg é de aproximadamente trezentos reais a cabeça, o que permite começar uma criação com um baixo investimento, isso se compararmos a raça com outras no mercado.

Suas Características Físicas

A toggenberg é considerada um animal de porte expressivo, e não poderia ser diferente, isso porque é um animal que pode chegar a pesar cerca de noventa quilos, no caso do macho da raça, enquanto a fêmea pode atingir cerca de sessenta quilos, podendo variar de sessenta a sessenta e cinco quilos.

A altura deste animal também é considerável, o macho mais uma vez supera a fêmea podendo atingir até oitenta e cinco centímetros. Nesse quesito, entretanto, a diferença entre macho e fêmea é menor, onde a fêmea pode chegar aos oitenta centímetros.

Filhotes de Cabra Toggenburg
Filhotes de Cabra Toggenburg

Ainda sobre suas características físicas, embora seja considerado um animal de grande porte apresenta membros pequenos, a cabeça é um deles. Sua cabeça apresenta tamanho mediano, contemplando essa pequena cabeça temos alinhadas a ela, uma de cada lado, duas orelhas pequenas. Em contraste a isso temos olhos grandes e brilhantes em sua face.

Sobre as cores como comentamos anteriormente é comum a essa raça a coloração cinza pardo, que seria uma definição melhor do que cinza cor de rato. Todavia a raça apresenta algumas variáveis interessantes que vale a pena serem abordadas aqui. Além da conhecida cor, cinza pardo, a toggenburg pode aparecer em diferentes tons de marrom, do marrom claro ao mais escuro e assim por diante. A cor preta, entretanto, não é reconhecida como uma cor de um puro sangue. Isso é uma dica até mesmo para você quando for comprar os seus animais, não há reconhecidamente puro sangue dessa raça na cor preta.

Na dúvida e sem meio de comprovação é recomendado que o criador, ou caprinocultor opte pela típica pelagem de um puro sangue. Como colocado a cor esperada e comum a um puro sangue da raça toggenburg é a cinza pardo, com demarcações brancas em toda a sua pelagem, principalmente ao redor dos olhos, do focinho e do joelho.

Agora que você já adquiriu o seu animal, ou os seus animais, vale aqui uma dica nossa, a cabra toggenburg se dá bem tanto no regime de criação de meio confinamento ou de total confinamento. No meio confinamento o animal realiza a pastagem e recebe uma complementação alimentar por parte do criador. No caso do confinamento total o criador fornece a alimentação de modo completo para o animal que não realiza o processo de pastagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *