Home / Curiosidades / Como Amansar Coelho Bravo

Como Amansar Coelho Bravo

Os coelhos selvagens que vivem em seu habitat na natureza são presas de alguns predadores como as aves de rapina, os furões, a onça e a raposa.

Para conseguirem sobreviver, se protegerem e se defenderem destes predadores reagem de forma extintiva. Um coelho como qualquer outro animal, até nós mesmos, não ficamos bravos à toa, esta é uma reação diante de uma ameaça.

Por que Meu Coelho é Bravo?

Se seu coelho está agindo de forma brava contigo, primeiramente saiba que não é porque ele não gosta de você ou porque é bravo por natureza, como se fosse a personalidade dele e não poderá conviver de forma harmônica com você, é somente porque ele no mínimo está se sentindo ameaçado, com medo de você, o que seria o predador na natureza, para coelhos domésticos bravos, é você.

Mas O Que Eu Faço Para Amansar O Meu Coelho?

Calma, não pense que não temos solução para isto, afinal, com paciência, para tudo se dá um jeito.

Assim como quando uma pessoa tem medo de nós, primeiramente devemos mostrar ao coelho que ele pode sentir confiança na nossa presença. Então se você se descontrolar com a braveza do coelho e ficar bravo também, gritando, xingando ou chegar ao ápice e bater, o famoso termo, “pagar na mesma moeda”, saiba que você só estará fazendo com que o coelho sinta mais medo de você, se sinta mais ameaçado, o que só piorará a situação. Não levará a nada a sua raiva e consequentemente como resposta a sua braveza, o coelho responderá geralmente fugindo, ou até mesmo chutando, mordendo ou arranhando. Se você quer lidar com a braveza do seu coelho e amansar ele, saiba que quem vai ter que se adaptar é você. Desta forma, quando for tentar se relacionar com ele, o mais apropriado é que se proteja com roupas para que não se machuque tantos com as possíveis mordidas e arranhões.

Neste processo, como coelhos não entenderiam se você falasse que pode confiar em você de forma clara, terá que demonstrar isto de outra forma. Existem três coisas que animais mais gostam, comer, brincar e receber carinho e neste caso será de todas estas formas que você conquistará ele. Apesar de muitas pessoas dizerem que animais são irracionais, o que gera certa discordância entre alguns, certamente ao te ver insistindo tanto, o coelho perceberá que alguma hora precisará ceder ou terá que lutar contra você sempre. Além do que, que animal resistiria a tanto xodó? Bom, certamente você chegou até aqui porque já adotou o seu coelho e está tendo dificuldade para lidar com ele, então finalmente vamos à parte prática e certamente te ajudar neste processo.

Cuidados Básicos Para Amansar Um Coelho Bravo

Primeiramente escolha um espaço suficiente e confortável, isto para um coelho seria um lugar calmo, tranquilo e sem barulho, com uma caixa de areia higienizada periodicamente e comedouro com água fresca e limpa e comida, como ração específica, frutas, legumes, verduras e petiscos balanceados e controlados, pois coelhos não tem total controle sobre a alimentação disposta e livre, como outros animais domésticos mais comuns, como gatos, cachorros e até papagaios por exemplo.

O seu espaço poderá ser um cercado suficiente para o seu tamanho, evitando com que o coelho se sinta preso, neste caso o indicado é intercalar períodos soltos ou preso pela casa ou casinhas específicas que lembram o espaço que constroem vivendo de forma selvagem em seu habitat natural, a toca construída no chão. Neste mesmo espaço você intervirá suas atitudes sem desrespeitar seus limites ou invadir o seu espaço.

O indicado é começar a fazer carinho nas regiões das costas, cabeça, orelha e face com as palmas das mãos. Pode aproveitar praticar esta atitude ao alimentar ou higienizar o seu espaço. Ele começará a associar, que é a mesma pessoa que o alimenta, higieniza seu espaço e o acaricia, então porque iria querer o seu mal? Após algum tempo, o que pode variar de coelho para coelho assim como as reações e o processo, ele irá memorizar o seu cheiro e gostará, assim sendo com o seu incrível olfato, -não à toa têm a característica de mexer tanto o focinho, uma vez que estão o tempo todo farejando-, sentirá o seu cheiro e não sentirá mais medo.

Depois de um tempo conseguirá até pegar ele no colo sem arranhões, mordidas ou chutes.

Conclusões Finais Sobre Amansar Coelho

E finalmente seu coelho trocará toda aquela braveza por períodos de carinho e de receber comida e petiscos. Mas é bom não perder a confiança tão querida tão rápido, então saiba que ao mesmo tempo em que têm estes momentos também têm as horas em que só querem ficar quietinhos em seus cantos e não abuse da sua mansidão e calmaria.

Da mesma forma que são tão ariscos e desconfiados até perder o medo e ganhar a confiança, podem repetir esta dificuldade com atitudes que o machuquem. Sim, coelhos são super sensíveis e frágeis tanto fisicamente quanto emocionalmente. Quando têm uma experiência muito traumática, seu susto faz com que seus batimentos cardíacos aumentem muito, podendo chegar ao ponto fatal de falecerem.

Tenha Redobrada Atenção

Por isto, antes de adquirir um coelho, o que só é possível em lojas específicas ou através de conhecidos que estejam doando, tenha certeza de que seu ou seus outros animais de estimação, caso tenha, não o vão atacar ou até mesmo querer brincar e acabar o assustando, pois realmente pode ser fatal. Caso tenha criança ou tenha o adquirido especialmente para uma criança como animal de estimação por serem dóceis, tenha certeza de que ela não o ameaçará de alguma forma ou o estressará e entenderá os limites, cuidados e proteção dele. Se lembre que independente das crianças ou outros animais que tenha, você adulto é inteiramente cuidador e protetor dele e sua casa deverá ser seu amparo, assim sendo o coelho não só ficará mais manso, longe de todo medo e ameaça de sobrevivência como retribuirá todo o seu cuidado e amor. Afinal é para isto que temos animais e do mesmo jeito, que eles nos tem, como cuidadores para os proteger do perigo do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *