Home / Curiosidades / Como Amansar um Sagui?

Como Amansar um Sagui?

Manter um sagui como animal de estimação não é uma ideia muito sensata. Enquanto os saguis são realmente animais adoráveis, na maioria dos casos eles foram furtivamente e ilegalmente caçados. Isso fez com que algumas das 22 espécies de saguis fossem ameaçadas. De fato, simplesmente possuir um sagui é punível por lei em alguns países.

No entanto, algumas espécies de saguis são criadas em locais que podem garantir sua origem legal e que não foram retiradas ilegalmente da natureza. Se você decidir adotar um sagui de um criador aprovado, você ainda deve levar muitos aspectos em consideração. Apesar de seu pequeno tamanho, os saguis são animais complexos e agressivos que só devem ser mantidos em ambientes e condições muito específicos.

Você quer descobrir o que você precisa para manter os saguis como animais de estimação?

Os saguis são animais sociáveis?

Antes de considerar a possibilidade de saguis como animais de estimação, você deve saber que os saguis são de fato animais muito sociáveis – entre eles. Os saguis vivem em grupos de pelo menos três indivíduos e não podem conceber a vida sozinhos.

É comum os grupos de saguis serem liderados por uma fêmea dominante – ocasionalmente duas – que será a única a se reproduzir com um ou mais machos, já que ela emite feromônios que inibem a ovulação do resto das fêmeas do grupo. O resto dos membros da sociedade do sagui, tanto machos quanto fêmeas, cuidará de seus descendentes.

O sagui-de-santarém, Mico humeralifera, vive em grupos formados por 5 a 15 indivíduos governados por um casal dominante. Eles são endêmicos no Brasil.

Os saguis são agressivos?

Quando os saguis são mantidos como animais de estimação, muitas vezes tornam-se agressivos quando atingem a idade adulta. Isso geralmente acontece quando eles são mantidos sozinhos sem um outro sagui de estimação para acompanhá-los, mas simplesmente adotar um segundo não é uma solução tão fácil. A maioria das espécies de saguis é terrivelmente territorial e não aceita primeiro um sagui não relacionado.

O mico-de-cara-dourada, Saguinus tripartitus, é uma espécie quase ameaçada. Sua captura ilegal e a destruição de seu habitat são uma nuvem escura sobre este belo sagui, que vem das selvas amazônicas do Peru e do Equador.

Como são os saguis como animais de estimação?

Quando criados em cativeiro, os saguis estão em um estado intermediário. Por um lado, eles tem o histórico genético ancestral estabelecido há milhares de anos. Por outro lado, eles não aprenderam com seus pais as habilidades e os comportamentos dos saguis na natureza. Os saguis em cativeiro tendem a ter dificuldade em se relacionar com sua própria espécie, perdem seu senso de orientação e tem temperamentos inseguros e apegados.

Os criadores de saguis não tem muito tempo para ensinar aos saguis como se comportar ou treiná-los, pois eles precisam ser dados para adoção antes dos dois meses de idade. Se eles não forem adotados até então, é muito improvável que os saguis criados em cativeiro sejam dóceis o suficiente para serem treinados por seus adotantes.

Como Amansar um Sagui
Como Amansar um Sagui

Muitas vezes, os saguis criados para serem animais de estimação são animais muito ciumentos que não suportam a concorrência de outros animais de estimação ou mesmo de crianças em casa. Houve casos de agressividade em relação às crianças humanas, embora eles também tenham atacado gatos e cães.

Essa situação muitas vezes causa ressentimento e o sagui o canalizará para seus cuidadores, mesmo coçando-os, mordendo-os e defecando em toda a casa quando estão soltos. Se adotado quando muito jovem, um sagui-de-estimação pode ser ensinado a fazer suas necessidades em um determinado lugar, mas sob certas circunstâncias eles podem desobedecer a indicação de propósito.

Comércio ilegal de saguis e micos

Os saguis e os micos-filhotes são frequentemente negociados ilegalmente e essa prática detestável levou muitas espécies desses belos macacos das Américas a se tornarem ameaçados. Antes mesmo de considerar a adoção de um sagui como animal de estimação, você deve estar bem informado sobre a legislação atual sobre o assunto em seu país. Pode haver multas pesadas se a lei for violada, mesmo que isso seja feito involuntariamente ou por desconhecimento das leis que protegem essas espécies de animais.

O sagui-de-cara-preta, Callithrix penicillata, é um exemplo de espécie protegida pela Lei Brasileira de Crimes Ambientais, com prisão como punição para quem a quebra.

Como cuidar de saguis de estimação

Antes de adotar o sagui como animal de estimação, você deve ter certeza absoluta de que sua procedência é legal. Você deve ter os documentos relevantes para provar isso.

Os controles veterinários devem ser abrangentes e realizados por um profissional especializado em macacos. Os macacos, independentemente de doenças que possam prejudicá-los, também são portadores de doenças graves que podem ser transferidas para seres humanos. O veterinário também deve estabelecer as diretrizes dietéticas para o sagui de estimação.

Os saguis como animais de estimação requerem uma sala inteira para uso exclusivo. Você precisará de troncos de árvores, cordas, plantas, alimentadores e bebedouros, além de brinquedos. Saguis são animais muito ativos, e se eles estão confinados em pequenos espaços podem desenvolver osteoartrite, estresse e ansiedade devido à falta de exercício.

Sagui Filhote
Sagui Filhote

Uma rotina de higiene diária e escrupulosa deve ser observada. Na natureza, algumas espécies de saguis defecam em suas extremidades para melhorar sua aderência. Isso é compensado pela umidade da selva e pela profusão de água, que é muito difícil de recriar em casa.

No que diz respeito à dieta do Sagui, eles precisam receber uma dieta rotativa, rica em Vitamina C e D3. No entanto, sanduíches enlatados e biscoitos estão disponíveis, já que esses macacos ficam entediados com a mesma comida, precisam receber frutas frescas, vegetais, ovos cozidos, peixe cozido e carne branca, cereais para bebês, grãos integrais como macarrão, arroz. Eles também gostam de pequenos insetos, como larvas de farinha, grilos, gafanhotos, etc. Dê a eles esses insetos duas vezes por semana. Isso irá mantê-los ocupados.

O interessante é que essas criaturas adoram guloseimas como geléia, marshmallows, bolos, sorvetes derretidos. Eles também amam bananas e uvas. No entanto, a dieta de um sagui deve ser equilibrada com proteínas, vitaminas e minerais adequados. Suplementos vitamínicos podem ser dados adicionalmente junto com a dieta.

Como afinal amansar um sagui?

Adquirindo um sagui de forma totalmente legal e adotando um único animal até os dois meses de vida e adequando sua casa às necessidades do novo morador, tudo o que você precisa é dar muito amor a este bichinho. Ter mais de um sagui não é uma boa ideia pelo seu instinto territorialista. Enfim, em alguma altura é muito possível que haja algum problema de convívio com este animal e que ele possa até machucar algum membro da família, incluindo outros pets.

Em suma, não podemos ignorar o fato de que os saguis não são animais que devem ser mantidos em uma casa humana longe dos membros de suas espécies. Ao fazê-lo, incentiva o comércio de animais (inclusive ilegal) e condena-os a uma vida em cativeiro, muitas vezes em condições que prejudicam a sua saúde e felicidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *