Home / Curiosidades / Curiosidades Sobre o Rinoceronte

Curiosidades Sobre o Rinoceronte

Introdução e Tamanho do Rinoceronte

O rinoceronte é o segundo maior mamífero terrestre ao lado do elefante e já foi o maior mamífero a andar na Terra. Este mamífero reserva algumas peculiaridades, uma delas é o seu chifre. Ele é o único mamífero que tem um chifre no lugar do nariz, este é valioso no mercado ilegal e um dos produtos mais caros do mundo. Chega a ser mais valioso do que algumas drogas, platina e ouro.

Curiosidades Sobre o Rinoceronte
Curiosidades Sobre o Rinoceronte

Mas o que torna esse chifre tão especial?

Muitos animais têm chifres e por motivos variados, uma coisa que todos os “chifrudos” têm em comum é uma estrutura e/ou núcleo forte feito de osso sólido, mas não os dos rinocerontes. Ao invés de formar uma estrutura com ossos fortes, eles desenvolvem um chifre inteiro feito de queratina, o mesmo material que nós humanos temos nas unhas dos dedos e no cabelo. Além dos rinocerontes, nós humanos somos os únicos seres capazes de desenvolverem um chifre de queratina. Isso já aconteceu com uma mulher francesa a Madame Dimanche, também conhecida como Viúva Domingo. Ela desenvolveu um chifre de queratina na testa de 25 cm, por motivos desconhecidos ela demorou 6 anos para retirá-lo. Um cirurgião francês o removeu com sucesso. Há no Museu Mutter, na Faculdade de Medicina da Filadélfia, uma reprodução em cera da cabeça de Dimanche. Impressionante! Não é mesmo?

Chifre do Rinoceronte
Chifre do Rinoceronte

Aliás, o chifre de um rinoceronte nunca para de crescer, o maior chifre já registrado media 1 metro e meio de comprimento. Além do segredo que lhe deixa muito forte, a queratina, o chifre guarda mais um. O habitat natural desse animal são os desertos e savanas, lá o sol é frequente e muito intenso, desse modo, dentro do chifre do rinoceronte tem uma parte com melanina. Esse pigmento dá aos seres humanos um tom bronzeado. A melanina é resistente aos raios UV, assim mesmo exposto aos raios solares intensos, o chifre permanece intacto, pois a parte interna com melanina o preserva.

Parece, mas não é!

Elefante e Hipopótamo
Elefante e Hipopótamo

O rinoceronte parece uma mistura de elefante com hipopótamo, mas está mais próximo da zebra e dos cavalos. Como foi possível adquirir essa informação? Observando as suas patas. Esse animal tem um número ímpar de dedos dos pés, este grupo é denominado “os congulados dos dedos ímpares”. Analisando o esqueleto, percebeu-se que os dedos são parecidos com os de um cavalo e, como o cavalo os números ímpares de dedos torna o rinoceronte muito leve quando está de pé. Apesar de pesar até 4 toneladas e andar sobre 3 dedos cada dedo sente apenas um pico de pressão de cerca de 517 kilopascais (kPA) essa medida é usada principalmente para medir a pressão.

Pele Grossa e Auto Cicatrizante

Pele do Rinoceronte
Pele do Rinoceronte

O rinoceronte tem uma das peles mais grossas do reino animal é 2,5 cm mais grossa que a de um elefante. Outro ponto muito interessante é o seu poder auto cicatrizante, a pele do rinoceronte é uma das peles que cicatriza mais rápido, é ainda uma incógnita para os cientistas que a avaliam para compreenderem como se desenvolve esse poder de cicatrização. Por exemplo, um rinoceronte ao brigar com outro animal, provavelmente, sairá da luta todo machucado. Curiosamente, no dia seguinte ele aparecerá todo cicatrizado. Incrível!

Transpiram sangue

Quando os rinocerontes transpiram o seu suor tem uma coloração vermelha igual ao sangue, estudos em laboratório confirmaram que não era apenas a coloração e, sim, glóbulos vermelhos. Mas o porquê disso ninguém sabe. Chocante!

Cabeça hiper pesada

Cabeça do Rinoceronte
Cabeça do Rinoceronte

A cabeça de um rinoceronte pesa até 450 quilos o mesmo que dois leões adultos. Dentro dessa cabeça tem o cérebro que pesa até 500 gramas (muito pequeno). Algo extremamente incompatível já que ele pesa até 4 toneladas.

Defecação

O rinoceronte defeca o tempo inteiro, ele produz cerca de 22 quilos de estrume a cada 24 horas, o mesmo que um fardo de palha inteiro. Para realizar essa ação ele determina um local específico denominado monturo. A defecação não é realizada meramente como uma organização biológica, ao fazerem isso eles estão deixando pistas para outros rinocerontes. Ao farejar esse monturo terão informações sobre o dono. Os pesquisadores avaliam isso como uma forma de socialização do grupo.

Cocô de Rinoceronte
Cocô de Rinoceronte

Ou seja, a pilha de estrume é a “identidade” deles, podendo dizer para o rinoceronte que fareja se o outro é jovem ou velho, macho ou fêmea, se está no cio pronta para acasalar ou não. Caso o rinoceronte que encontre a pilha de outro quiser deixar um “recado”, ele irá defecar no mesmo local. Com o tempo esses monturos podem chegar a 90 centímetros de altura e 5 metros de diâmetros. Portanto, ao cheirar esses monturos o rinoceronte consegue encontrar uma parceira, socializar e evitar encontros fatais. Além disso, constatou-se que a sobrevivência da espécie está intimamente ligada ao cheiro do coco. 

Olfato Apuradíssimo

Olfato Rinoceronte
Olfato Rinoceronte

O rinoceronte tem uma cavidade olfativa muito longa que ocupa grande parte do cérebro, esse sentido está entre os maiores e mais apurados do reino animal. Isso pode ser explicado avaliando o local que ele habita permeado por odores intensos, tornando-se uma forma dele sobreviver bem, uma vez que, sua visão não é das melhores. Ele só enxerga até algumas centenas de metros, e mesmo assim não vê perfeitamente. Na realidade se o objeto não se mexe ou não pode ser farejado ele pode passar despercebido ou ser confundido com uma árvore. Mas nem tudo está perdido, ele tem um amiguinho que o acompanha e são os seus “olhos”. O Tchiluanda é um pássaro africano que fica nas suas costas, cata seus carrapatos e o avisa quando tem ameaças externas. Há ainda uma crença de que o pássaro guia o rinoceronte para colmeias em busca de mel um alimento que o mesmo aprecia. Uma troca justa!

Infográfico Curiosidades de Rinoceronte

Curiosidades de Rinoceronte
Curiosidades de Rinoceronte

Fotos de Rinoceronte

E aí gostaram das curiosidades? Eu confesso que fiquei chocada/admirada com algumas. Saiba que todos os dias aqui no blog você encontrará conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Sugiro que você volte e chame os seus amigos também, mas antes não se esqueça de deixar a sua opinião, sugestão ou dúvida logo abaixo, nós com certeza leremos todos os comentários e responderemos. Conte-nos também qual dessas curiosidades você já conhecia. 🙂 Você sabia que pode receber artigos exclusivos no seu e-mail? É só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela.

Aproveite! Até breve!

 

Um comentário

  1. Wellington de Oliveira Freitas

    Qual é a circunferência da cabeça dos animais se medisse com fitas métrica quero saber do rinoceronte elefante leão urso ,e imagens de um lado a lado do outro para ser um bom desenhista , medidas dos troncos dos quadris ,quem tem pé maior ,e se medisse só as pernas , medidas de animais por favor !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *