Home / Curiosidades / Gato de Pelo Curto Americano

Gato de Pelo Curto Americano

Seu nome já diz muito sobre esta raça de gato, seu pelo é curto de espessura grossa e tem origem americana, nos Estados Unidos da América.

É oriundo do cruzamento de raças domésticas, o que o fez ganhar registro como nova raça. Mas atualmente é raro encontrar a raça em estado puro, sendo considerado até como srd, ou mais popularmente conhecido, o famigerado vira lata.

Esta raça é reconhecível pela sua longevidade e saúde, podendo chegar a impressionante expectativa de vida de quatorze até dezoito anos de vida e não apresentam nenhuma propensão a doença genética específica da raça.

Gato de Pelo Curto Americano
Gato de Pelo Curto Americano

Gato de Pelo Curto Americano: Qual A Sua Aparência?

Seu porte é médio tendendo para grande, seu corpo é forte e robusto, com as patas mais curtas, especialmente as traseiras em relação as dianteiras. Seu corpo é mais comprido.

O que diferencia o macho da fêmea é que a fêmea como a maioria dos animais, tem o porte menos robusto, é menor. Além de ser uma raça de pelo curto com espessura grossa, sua raça também apresenta diversas cores como a maioria das raças de gatos, mas a cor que mais o representa é o acinzentado com manchas tigradas pretas.

Além desta pelagem existe a branca com manchas tigradas pretas, marrom com mancha tigrada preta, acinzentado com manchas tigradas marrom e preta, branco com manchas tigradas marrom e preta, cinza claro, cinza azulado, preto, laranja, entre outros. Seus olhos também se diversificam nas cores, azul, verde, castanho claro ou escuro. Suas orelhas, o focinho e a palma das patas são sempre rosados, o que os deixa ainda mais fofos e suas manchas são sempre tigradas, o que os caracteriza.

Qual a Personalidade Deste Gato: Como Se Comporta?

Esta é uma raça muito atrativa para quem quer ter um gato para dar muito amor e carinho. Pode ter certeza que ele dará no mesmo peso e medida de volta.

É considerado um gato dócil, tanto no convívio com pessoas quanto com outros animais de estimação, se você tem outros animais em casa e crianças, saiba que com a adaptação dele não terá grandes dificuldades.

Gato de Pelo Curto Americano Bravo
Gato de Pelo Curto Americano Bravo

Mesmo sendo considerado calmo e tranquilo, também gostam de atenção para brincadeiras como todos os gatos, mas saiba que ele não é dos mais ativos e brincalhões. Desta forma, podemos dizer que são equilibrados, o que define o fator também de ao mesmo tempo em que é afetuoso, gosta da sua liberdade e tempo sozinho sem contato humano no seu cantinho.

Vale ressaltar que outro atrativo desta raça é a sua saúde, são muito saudáveis, sem propensão a doenças genéticas como característica comum de muitas outras raças de gatos e é muito forte e resistente.

Gato de Pelo Curto Americano É Saudável?

Apesar de todas estas vantagens sobre a sua saúde, é propenso a doenças como qualquer outro gato se não for cuidado de maneira adequada. Por isto diante de qualquer anormalidade, um médico veterinário deve ser consultado.

Por ter o pelo curto, não requer muito cuidado com o mesmo, como os gatos mais peludos que podem adquirir nós e bolas de pelo, podendo engasgar quando fazem sua auto higienização ou até mesmo podendo chegar a ter dificuldade na respiração.

Gato de Pelo Curto Americano Filhote
Gato de Pelo Curto Americano Filhote

Neste caso, o gato de pelo curto americano não necessita de escovação, mas somente os cuidados básicos que outros gatos precisam, como um banho quando se encontram muito sujos, apesar de gatos serem independentes e fazerem a sua própria higiene, periodicamente também precisam da nossa ajuda, como qualquer outro animal doméstico. E este seria o único cuidado que requerer mais atenção, fora ele os outros são os comuns devidos a todos os gatos independente de raça.

Dicas Especiais Para Tutores

Alguns tutores têm o hábito de cortar a unha do bichano, o que não é o mais recomendado. Neste caso arranhadores encontrados em lojas de produtos para animais são os mais indicados, o que não é necessário somente para os gatos que amam deslizar suas unhas justamente para as desgastarem e não atrapalhar suas escaladas, brincadeiras e o bem estar no geral, mas necessário para você como tutor também, (só quem tem ou já teve um gato sabe como aquelas unhas não desgastadas podem chegar a machucar ainda mais quando brincam conosco).

Outra vantagem deste cuidado é a preservação das suas vestimentas em geral.

Características do Gato de Pelo Curto Americano
Características do Gato de Pelo Curto Americano

Outro cuidado essencial são brinquedos dispostos, como bolinhas que previnem seu tédio e estresse, sim, assim como nós os gatos podem chegar a sentir todos estes sentimentos se não satisfeito de acordo com as suas necessidades, mas não basta somente os brinquedos dispostos, gatos também precisam de tempo, atenção e companhia, o que torna a brincadeira ainda mais interessante, então se você pensa em adotar um gato por não ter tempo e serem conhecidos popularmente como desapegados e totalmente independentes, saiba que esta informação não é verdadeira, assim como o cachorro gostam de demonstrações de amor.

Uma dica em relação ao bem estar dos gatos em sua casa, é construir bases altas para terem acesso quando quiserem, eles amam altura. Ainda sobre a estrutura de sua casa, muros altos e portões fechados são precisos para que eles não escapem e fiquem sujeitos a maldade humana. No caso de apartamento, todas as janelas devem ser protegidas com tela.

Tudo Sobre Gato de Pelo Curto Americano
Tudo Sobre Gato de Pelo Curto Americano

Claro que não poderíamos deixar de citar os cuidados com a alimentação, o mais adequado é uma ração específica para o animal com qualidade, oferecida em períodos do dia parecidos com a nossa alimentação, manhã, almoço, tarde e noite. Deixar a ração disposta nestes períodos ao invés do tempo todo é o mais indicado, já que podem chegar a se alimentar mais que o necessário e ter ganho de gordura e peso que podem refletir em sua saúde. Sua água deve estar sempre fresca e disponível, devendo ser trocada para manter a temperatura, especialmente no calor.

E por último mas não menos importante, a sua caixa de areia que deve ser proporcional ao tamanho do gato, com areia específica vendida em casas de ração que deve ser limpada e trocada de tempo em tempo conforme a necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *