Home / Curiosidades / Gato Persa Branco Comportamento

Gato Persa Branco Comportamento

Neste texto vamos abordar certamente uma das raças de gatos mais conhecidas popularmente. Não é aquele tipo de raça que você tem que dar uma olhada na foto antes do texto para saber de qual gato se trata.

O gato persa é aquele mesmo, que provavelmente você também já conhece, fofinho, peludinho, com o corpo curtinho, com a carinha achatada e certamente a raça escolhida entre muitas pessoas, especialmente as que moram em ambientes pequenos, como apartamentos e condomínios e querem um animalzinho de estimação que se adapte a sua realidade. Dentre a preferência pelo gato da raça persa está a sua calma, não são gatos ativos como muitas outras raças mais comuns, até mesmo o seu silêncio, têm o miado baixinho e incomum e a sua pouca exigência de espaço para se sentir bem. Fora estas características, seu comportamento é composto de uma personalidade carinhosa, amorosa, calma e tranquila e se tornam muito apegados aos tutores. Se fora o já descrito, você gosta de gato que fica do seu lado o tempo todo quando está em casa, saiba que está lendo sobre a raça de gato certa.

A História do Gato Persa

O gato persa diferente de raças que nasceram naturalmente, surgiu através de mutação humana. Tudo começou quando um criador italiano viajou até o Irã, região de sua origem, antiga Pérsia, por isto o nome de sua raça, e na volta da viagem, até a Itália, trouxe consigo alguns diversos gatos com aparências diferentes, este mesmo criador viajou novamente, desta vez até a Inglaterra, onde um dos gatos que futuramente seria o persa, foi cruzado com a raça de gato também muito comum e conhecida popularmente, a angorá, que resultou na respectiva raça de gato. Mais alguns ideais humanos foram alcançados com a mutação genética, como mais variedades de pelagens. Atualmente existem duas classificações, entre eles, o long hair persian, como o nome já diz por si só, o gato persa com o pelo mais longo e o short hair persian, o mesmo com o pelo menos longo, apesar das diferenças, ambos têm a característica de terem a pelagem longa e em grande quantidade, com uma leve diferença entre eles. Fora o comprimento do pelo, hoje em dia foi alcançada a incrível quantidade de mais de cem cores de pelagens, entre elas misturadas, com duas, três ou mais cores ou cruas, com uma cor só, como o característico gato persa branco.

A última mutação genética humana para alcançar um ideal em cima de um gato persa foi através do cruzamento da raça com outra raça de gato, o siamês, o objetivo era manter a aparência do persa com a pelagem do segundo, o que resultou na classificação de outra raça de gato nos Estados Unidos da América, o himalaio, atualmente o respectivo gato também é conhecido como o híbrido da raça pura de persa em algumas regiões.

O Gato Persa Puro

Se você se interessa em adotar um gato persa, algumas informações são importantes para você ter certeza de que está diante de uma raça pura da qual está procurando. A Fife (Federação Felina Internacional) é quem padroniza as raças de gatos e segundo ela, apesar de algumas variações genéticas o padrão do gato persa é o porte de médio a grande, com a diferença de cerca de um quilo entre macho e fêmea, enquanto o macho pesa de quatro a cinco quilos, a fêmea pesa de três a quatro quilos; as orelhas são bem pequenas, pontiagudas, bem separadas e com tufos de pelos internos; o focinho é achatado, nesta característica também há duas classificações, existe o gato persa flat face, com a face e o focinho mais achado e o doll face, com as mesmas regiões mais alongadas, apesar da leve diferença vale lembrar que ambos obedecem o mesmo padrão; as patas, rabo e corpo no geral são curtos e arredondados; a cabeça também é arredondada; a pelagem como já dita, é longa e em muita quantidade; os olhos também são arredondados, grandes e separados entre o focinho achatado; e as patas também são redondas com tufos de pelos entre os dedos.

Gato Persa Branco e Puro
Gato Persa Branco e Puro

O Gato Persa Branco Tem Deficiência Auditiva

Falando nele, todo o gato persa com a pelagem toda branca e o olho azul tem deficiência auditiva. Quando só um dos olhos é azul, há a deficiência em somente um dos ouvidos e quando os dois olhos são azuis, existe a deficiência nos dois ouvidos.

Apesar da problemática, gatos com deficiência auditiva, independente dela ser total ou parcial não tem muita dificuldade para a adaptação a sua realidade. Assim como um gato que não tem o problema, pode ser muito saudável e satisfeito. Gatos persas brancos são muito característicos e usados em filmes e comerciais. O personagem certamente mais conhecido popularmente entre eles, é um gatinho laranja muito irônico e sarcástico, que representa muito bem a personalidade da raça, gosta muito de comer e dormir, é mais calmo e tranquilo e atividade e brincadeiras não é muito com ele. Já sabe de quem estamos falando? Ele mesmo! O famoso Garfield.

Gato Persa Branco Deitado de Lado no Sofá
Gato Persa Branco Deitado de Lado no Sofá

Representando uma das cores que também pertence a raça.

Cuidados Especiais e Específicos

Quando a raça de gato tem muita mutação genética para atingir um ideal humano, seja na aparência ou nas variedades de cores da pelagem, por exemplo, tem muito mais chances de desenvolver problemas de saúde do que os desenvolvidos sem a ação humana, ou seja, naturalmente.

No caso do gato persa alguns cuidados naturais de serem dados a qualquer tipo de gato, deve ser ainda mais cauteloso, por seu pelo ser longo, em grande quantidade e fino, escovação com escova específica periodicamente é o ideal, para evitar bolas de pelos e nós que certamente seriam frequentes caso os pelos não fossem escovados.

Outro cuidado é a limpeza constante dos olhos, pois assim como a característica muito comum das raças de cachorros poodle, lacrimejam muito, acabam criando muita remela e manchando a pelagem em volta dos olhos, além do caso de uma não limpeza, atrapalhar a visão e incomodar o animal. Outro cuidado é com o calor, os persas tem pouca tolerância ao mesmo, os deixando mais estafados, já são calmos por natureza e neste clima certamente preferirão ficar em um cantinho livre do calor e do sol mais quietinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *