Home / Curiosidades / Lagarto É Perigoso?

Lagarto É Perigoso?

Digamos que a resposta para esta pergunta depende do país em que você se encontra. No Brasil não habitam lagartos tão perigosos quanto os que habitam em outros países, ou seja, são espécies específicas de determinadas regiões. Eles são três, o monstro de gila, o lagarto de contas e o dragão de komodo. Mas o que faz estes lagartos serem mais perigosos que os outros? A resposta para esta pergunta é, eles são venenosos!

Típico de todo animal venenoso, eles liberam seu veneno através de seus dentes afiados com a mordida no corpo da vítima, no caso deles, este veneno pode levar o ser humano a morte.

Lagartos: Por Que Se Tornariam Perigosos?

Mas somente diante de algumas circunstâncias um lagarto atacaria uma pessoa, até porque não somos a sua presa. O que certamente leva um lagarto a atacar uma pessoa é o seu medo diante de nós. Afinal, todo animal quando se sente ameaçado, reage atacando. Isso por mais incrível que possa parecer vale para nós também diante de algumas circunstâncias. E assim chegamos ao ponto da resposta da pergunta para os outros lagartos que não são venenosos. Eles podem ser perigosos para nós sim! Diante de alguma ameaça eles podem nos atacar, neste caso não com o seu veneno até porque não o possuem, mas podem também chegar a morder e reagir de outras diversas formas como, movimentar a sua cauda assim ganhando força na mesma e surpreendentemente chicoteando a pessoa causando hematomas e dores fortes, com suas garras afiadas e sua força atingir a pele da pessoa causando machucados graves com sangramento, a mesma defesa com seus dentes afiados e sua mordida forte.

Fora o ataque em si que pode não chegar ao acontecer, estes animais podem tentar se defender buscando amedrontar a pessoa para que a possível ameaça não ocorra.

Entre estes comportamentos defensivos estão, a sua camuflagem com a sua característica capacidade de mudar a cor de sua pele se aproximando o máximo possível do ambiente ao qual ela pretende se camuflar, se imobilizar como única saída, fugir correndo se houver fuga a vista, abrir a boca como ameaça de mordida, inflando o corpo e se colocando ereto, desta forma se sentindo mais poderoso diante da ameaça e por fim agitar a sua cauda como forma de ameaça mas não chegar ao ato de chicotear.

O lagarto é diverso no seu porte, mas claro que diante destas informações os que nos causaria maior perigo seriam os maiores, neste caso, os mais ameaçadores que são encontrados no nosso país são a iguana verde e o tejo, que só com o seu porte já amedronta, podendo atingir um metro e meio de comprimento, com sua longa cauda, com suas garras e dentes afiados e fortes e com sua capacidade de mudança de cor e camuflagem. Mas quais seriam as circunstâncias pelas quais um lagarto nos atacaria? A resposta é simples, a presença de seres humanos em seu habitat ou o contrário, a sua presença no ambiente em que nos encontramos pelo seu habitat ser próximo.

Os Lagartos E A Sua Diversidade

Como típicos répteis que são, o equilíbrio da sua temperatura corporal depende da temperatura do ambiente externo já que possuem o sangue frio, desta forma habitam ambientes tropicais com árvores e plantações. Na natureza se comportando de forma selvagem, com suas garras fortes e afiadas escalam árvores e escavam a terra onde caracteristicamente gostam de habitar, da mesma forma caçam insetos que servirão como alimento.

Com sua diversidade de aparência, alguns possuem pregas em seu corpo que se abrem e lhe dão a capacidade de planar sob as árvores e plantações. Ainda sobre a variação de sua aparência, alguns têm escamas lisas ou rugosas, espinhos, chifres ou placa óssea no pescoço, variando a sua locomoção. Alguns têm quatro pernas, outros têm duas, ou outros não tem nenhuma, se assemelhando a serpentes ou a cobras, o que mais os diferenciam neste caso é a presença de suas pálpebras e orelhas.

Predadores E Presas

Alguns se alimentam de plantas no geral e suas sementes, já outros são carnívoros, como o já citado entre os venenosos, dragão de komodo, sendo assim certamente o mais assustador entre eles, pois além de ser venenoso, é carnívoro e o que possui o maior porte entre eles, podendo atingir os incríveis e assustadores três metros de comprimento e pesar mais de cento e sessenta quilos com seu corpo forte.

Sendo carnívoros, suas presas se diversificam entre mamíferos, aves e invertebrados. Os carnívoros também têm em comum o fato de se alimentarem de carniça. Não obstante também mergulham e nadam nas águas do seu habitat. Por outro lado são presas de outros animais carnívoros, como algumas cobras e espécies predatórias de aves. Quando avistam a ameaça de seus predadores, tentam se defender e sobreviver com os mesmos comportamentos já citados como ameaça para nós também. Curiosamente também como forma de se defender têm a incrível capacidade de se desprender de sua cauda, desta forma distraindo seu predador e conseguindo fugir do mesmo, mas não pense que isso o deixará para sempre sem cauda, o seu organismo têm a capacidade de desenvolver outra, assim podendo ser usada da mesma forma ou não.

Como Os Lagartos Se Reproduzem?

Com sua capacidade de mudança de cor, têm a intenção de assustar o seu predador, além de poder se camuflar na natureza e se proteger do mesmo dependendo da situação, mas não é só como meio de sobrevivência que ela serve, também é usada como adaptação a temperatura corporal e climática, a luz, a comunicação com outros lagartos e para atrair o sexo oposto np período de reprodução. Em sua grande população de mais de três mil espécies, a maioria deles são ovíparos, ou seja, botam ovos em sua reprodução, em seguida mas não tanto quanto, são ovovivíparos, em outras palavras, o filhote também se desenvolve dentro do ovo, mas o mesmo é desenvolvido dentro do corpo da mãe e não botado como o primeiro caso, e a minoria são vivíparos, também conhecida como forma de reprodução mais comum, como a nossa. Apesar de termos visto que podem ser perigosos, também podem ser dóceis, não a toa tanto os maiores, as iguanas, quanto os menores, os calangos são escolhidos por algumas pessoas como animais de estimação por todo o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *