Home / Curiosidades / Nicho Ecológico Da Vaca E Classificação

Nicho Ecológico Da Vaca E Classificação

Antes de começarmos a falar sobre a classificação que a vaca recebe e o nicho que integra é importante entendermos o que significa estes conceitos e porque são tão determinantes.

Normalmente nós que não estamos habituados com o estudo da biologia dos animais talvez não reconheçamos a importância destes dois pontos nem saibamos identificar o que os diferencia, pensando nisso vamos a introdução do nicho ecológico e da classificação para podermos apresentar posteriormente estas informações no que diz respeito a vaca.

Alguém Disse Nicho Ecológico?

O termo nicho ecológico é costumeiramente usado por quem se aventura a estudar os animais, sendo um conceito da ecologia. A ecologia é o estudo dos seres vivos que estão no ambiente e concomitantemente também o estudo do seu ambiente e as relações estabelecidas. Nicho ecológico pode ser confundido muito com o conceito de habitat, uma vez que de certa forma o integra em seu vasto campo.

O habitat diz respeito diretamente ao local onde o animal vive naturalmente sem interferência humana. Embora exista uma coexistência de muitas espécies distintas em um mesmo habitat cada uma interage com ele de formas distintas.É no habitat, também chamado de habitat natural onde o animal naturalmente está e é um local no qual é possível que seja atendido todas as suas necessidades, tanto reprodutivas, quanto alimentares.

Nicho Ecológico da Vaca
Nicho Ecológico da Vaca

A partir da interferência ou ação humana muitos animais tem o seu habitat destruído, modificado ou totalmente alterado para um habitat “controlado” criado única e exclusivamente para que pareça com o seu habitat natural devastado pelo próprio homem.

A mudança ou alteração de um animal para um habitat que não é naturalmente o seu pode prejudicar tanto a própria espécie que sofreu alteração como outras que vivem no mesmo local. Isso porque há um desequilíbrio ecológico, por exemplo, se o animal é transferido para um local onde os seus predadores se apresentam em uma quantidade menor do que o esperado este animal pode acabar se reproduzindo demasiadamente. O contrário também é prejudicial, se há predadores demais nesse local, o animal pode acabar entrando em extinção.

Vacas com Chifres
Vacas com Chifres

O nicho ecológico é muito mais abrangente que isso. O nicho ecológico não se restringe ao local onde o animal está, mas como se relaciona com o meio, suas interações, a sua forma de reprodução e também a sua alimentação e os predadores que possui. Podemos desta forma sintetizar como nicho o papel deste animal, seja ele qual for, no meio em que está.

Quando mais animais integram o mesmo nicho é estabelecido que ambas as espécies competem entre si. Contudo, isso não é algo determinante, muito pelo contrário muitas espécies também habitam o mesmo local e coexistem sem que exista uma competição estabelecida entre eles.

Mas chega de papo, vamos ao nicho ecológico da vaca. Você atreveria a arriscar qual é?

Nicho Ecológico Da Vaca

A vaca é do gênero bos taurus, classificação bovidae e da ordem Artiodactyla, como habitat deste animal temos o campo que poderia ser sintetizado como uma área com a forte presença de gramíneas e plantas rasteiras que no caso da vaca servem como alimento para ela. Como nicho ecológico temos a característica de andarem em bandos, serem animais parcialmente ativos enquanto realizam o seu processo de pastagem em busca de alimentos durante o dia e no início da tarde ao anoitecer realizam o processo de regurgitação como animais ruminantes que são.

Apenas um adendo aqui caso não seja do seu conhecimento, a vaca realiza um processo de colheita de alimentos que vão para uma das cavidades dos seus quatro estômagos. Esse alimento é ingerido assim, inteiro, sem ser mastigado ou qualquer outro tipo de interação. Horas depois, a vaca realiza o processo de regurgitação que consiste em trazer o alimento para a boca para mastigá-lo por fim.

A Classificação das Espécies

A classificação das espécies que também apresentam um nome mais difícil de ser pronunciado (taxonomia), consiste em uma ordem de classificação dos animais de acordo com as características comuns que apresentam entre si. Com a mesma classificação os animais passam a integrar o mesmo grupo.

A classificação que utilizamos atualmente teria sido criada por volta do século XVII e XVIII, e por voltar de 1750 houve a publicação de um grande estudo sobre o processo de classificação.

Classificação das Espécies
Classificação das Espécies

O processo de classificação é bem ramificado e se inicia com a determinação da espécie a qual o animal pertence. A partir da espécie, animais de mesma espécie são categorizados em gênero. Com o gênero em comum nasce as famílias, com a mesma família nasce a ordem. Da mesma ordem temos as classes e da mesma classe cria-se o filos, com o mesmo filos temos o reino que é a categoria máxima de classificação, sendo a mais abrangente também e a mais fácil de ser percebida.

Classificação Da Vaca

Depois de toda essa explanação de ordem bem técnica vamos tentar exemplificar com a vaca o que seria estas sete classificações que se correlacionam. Vamos começar pelo reino que é a mais abrange e mais fácil de ser identificado. A vaca pertence ao reino animal ou Animalia. Como filos da vaca temos a classificação Chordata. A sua classe é a Mammalia na qual nós também estamos e consiste em animais que apresentam a presença de glândulas mamárias e pelos (apenas dois animais desse grupo são desprovidos de pelos, são eles o golfinho e algumas espécies de baleias).

A ordem da vaca é a Artiodactyla da família Bovidae e da subfamília Bovinae. O seu gênero é o chamado Bos e a espécie Bos Taurus.

Nicho Ecológico
Nicho Ecológico

No caso da vaca há duas espécie que se ramificam da Bos taurus, é a chamada Bos taurus taurus que se caracteriza por um animal de origem europeia e também a espécie Bos taurus indicus que é um gado zebuíno de origem asiática.

O zebuíno é um boi também conhecido como boi zebu e se caracteriza por um gado doméstico constituído por algumas raças dentre elas a conhecidíssima Nelore e a Sindi.

A Nelore é uma raça indiana que teria chegado ao Brasil por volta do século XVIII e curiosamente é um boi de pelo branco (isso quando nos referimos ao puro sangue) e com a pele inteiramente preta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *