Home / Curiosidades / O Que A Cabra Come

O Que A Cabra Come

É engraçado começar um texto com um pergunta tão específica quanto o que a cabra come. Embora odiemos rodeios, vamos a alguns pontos muito interessantes sobre estes animais para posteriormente adentrarmos a fundo no que de fato estes animais comem e como elaborar uma alimentação saudável para que possam se desenvolver bem.

Entretanto, convenhamos, antes que você possa ir a fundo e descobrir como e de que forma as cabras se alimentam e como você pode fazer a sua alimentação de maneira balanceada, é preciso que você conheça um pouco mais sobre esse animal e é justamente por ai que iremos começar, nas devidas apresentações.

Conhecendo A Cabra Como Animal

As cabras são animais visivelmente dóceis e até podem acabar passando a ideia de fragilidade, contudo não se engane. Não há nada de frágil nestes animais, muito pelo contrário. São animais muito adaptáveis, o que por si só já os deixa longe de serem animais frágeis.

As cabras, apenas para se ter uma ideia são animais capazes de viverem tanto em condições desérticas quando em condições de muito frio. Sim, a versatilidade e a adaptabilidade deste animal impressiona. E justamente por conta dessa fácil adaptação a variáveis tão grandes de clima e tempo a cabra se tornou um mamífero de produção extremamente viável e o número de produtores tem crescido bastante nos últimos tempos.

A produção de cabra pode ser feita para diversos fins dentre os mais comuns estão o consumo de sua carne que é inclusive muito valorizada no mercado gastronômico, seu leite e derivados de ambos os produtos. Além do consumo do leite e de sua carne que seriam as vertentes mais fortes de sua produção há também a produção de reprodutores. Ou seja, animais criados e comercializados para serem reprodutores de um rebanho afim de otimizar uma produção.

Claro que é possível criar cabras com um altíssimo investimento em práticas e técnicas de manejo, mas saiba que a produção pode caber de fato em qualquer tipo de bolso, isso porque não exige grande cuidados nem tão pouco demanda de muita atenção. Porque é um animal que dificilmente adoece e poucas vezes acaba necessitando de cuidados veterinários, o que pode acabar demandando custos do produtor.

Todavia aqui é preciso destacar que as cabras pastam, desta forma, a vermifugação e o monitoramento das fezes do animal pode ser uma prática interessante.

Um Pouco Sobre A Caprinocultura

A caprinocultura seria como a pecuária (atividade focada na produção de gado), contudo de cabras e destinada a sua comercialização. No caso da produção de cabras para o consumo, a caprinocultura leiteira se torna uma opção mais atrativa para pequenos empresários uma vez que o retorno do investimento acaba chegando de maneira mais rápida do que quando pensamos na produção de cabras para o abate.

Desta forma, se você estiver pensando em começar na produção e no manejo de cabras e cabritos investir na produção de leite pode ser uma opção mais viável. Isso porque o leite de cabra é mais valorizado no mercado e o seu custo de consumo acaba sendo elevado. Mas esse custo não se dá a toa, uma vez que de fato o leite de cabra apresenta excelentes propriedades em detrimento ao leite de vaca.

Herbívora E Ruminante

A cabra, assim como a vaca é um animal ruminante (a cabra possui quatro estômagos) e é herbívora. A sua condição de vagar atrás de comida é um comportamento totalmente normal e quanto mais diversificada for essa alimentação melhor será a sua qualidade. Resumidamente as cabras comem pastagem. Todavia definir a sua alimentação como “animal que se alimenta por meio de pastagem” acaba não sendo nada elucidativa. Desta forma, como pastagem é esperado que você entenda uma diversidade, uma gama de variações de plantas, de solo que podem enriquecer a sua alimentação. São um exemplo de pastagem, a alfafa, a grama e o feno, o que de fato constitui grande parte da sua alimentação que também é composta pelo consumo de leguminosas e frutos, além de cereais.

Uma curiosidade ou característica interessante sobre estes animais é que são capazes de ficar sobre duas patas para alcançar alimentos que estariam longe naturalmente do seu alcance.

A Alimentação Deve Ser Montada De Acordo Com A Sua Finalidade

Isso apenas denota que as necessidades e consequentemente a alimentação de uma cabra leiteira é diferente da alimentação proposta a uma cabra destinada para o abate. Para uma cabra utilizada posteriormente no abate, a sua alimentação é concentrada em pastagem e frutos. Lembrando que por pastagem estamos nos referindo a uma infinidade de variáveis de plantas. As cabras leiteiras por sua vez recebem a complementação de sua alimentação com grãos e cereais que naturalmente já fazem parte da alimentação da cabra em menor grau.

No caso de cabras destinadas tanto ao abate quanto a produção de leite é preciso que você tenha cuidado para que as plantações de pasto sejam capazes de se manter durante todo o ano e nas diferentes estações.

Como comentamos anteriormente as cabras são animais que gostam de perambular, por assim dizer, atrás de alimento. Quando ainda jovens, em criação, seja ela de grande porte ou não, as cabras até um ano um ano e dois meses acama recebendo pela manhã uma ou duas xícaras de grãos (verifique sempre o tamanho da cabra e o seu peso antes de determinar a quantidade de xícaras de grãos que este animal vai consumir). Lembre-se sempre que os grãos constituem a menor parcela da alimentação natural destes animais.

Após receberem essa dose inicial de alimento as cabras são incentivadas a pastarem atrás de alimentos. Isso desde muito cedo, acompanhadas das mães ou sozinhas para que possam aprender a se alimentar de maneira independente.  Ainda sobre a alimentação das cabras, durante o verão além da xícara de grãos elas também recebem uma porção de feno diariamente. No caso do inverno, por conta das baixas temperaturas que podem dificultar o processo de pastagem, estes animais recebem até duas porções de feno diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *