Home / Curiosidades / O Que Os Ratos Comem?

O Que Os Ratos Comem?

Os ratos de um modo geral nos chamam bastante atenção, principalmente pela generalização que muitas vezes é feita sobre o conceito que engloba muitas espécies, famílias e afins. Não existindo apenas um tipo de rato que varia apenas na cor, no tamanho ou no formato das orelhas.

Ao partirmos desse princípio de que não existe apenas um tipo de rato devemos evitar declarações categóricas sobre o comportamento sejam eles alimentares ou até mesmo de vida para generalizar todos os tipos existentes de rato. Uma vez que de acordo com o rato, com a sua espécie ou família a qual pertence o seu comportamento é totalmente adverso ou seja, diferente de uma espécie para outra.

O Que Os Ratos Comem
O Que Os Ratos Comem

Mas antes de adentrarmos ainda mais nos hábitos principalmente alimentares, dos diversos tipos de ratos, é preciso que você desapegue da ideia de que ratos comem queijo.

De fato ratos comem queijo mas não é o seu alimento preferido tão pouco o único alimento que consomem. E essa declaração sim vale para muitos tipos de ratos uma vez que são animais onívoros.

Muita informação? Não se preocupe vamos te ajudar.

Onde Encontramos Os Ratos Atualmente?

Antes de entendermos o que os ratos comem é preciso que entendemos onde vivem e consequentemente de acordo com o lugar onde estão a alimentação a qual tem acesso.

Veja, os ratos de um modo geral, (ao menos as espécies mais conhecidas, que são as ratazanas, os camundongos e o chamado rato do telhado ou rato preto) estão presentes em todo o mundo e vivem muito próximos ao homem em nossas casas (no caso dos camundongos e do rato de telhado) e nas tubulações de água e esgoto (no caso das ratazanas).  Os ratos estão no convívio humano a mais de dez mil anos e se tornaram totalmente adaptáveis ao ambiente e a acessibilidade de alimentos.

O Que Os Ratos Comem Afinal?

Podemos resumir a alimentação das espécies de ratos mais comuns, as quais estão diretamente próximas de nós. A alimentação tanto de ratazanas, camundongos e ratos do telhado pode ser resumida em “alimentação disponível” sim, exatamente isso.

Os ratos não são animais muito exigentes em relação a sua alimentação, isso porque gostam de comer o que é possível encontrar.

Como animais onívoros que são (animais onívoros são animais que se alimentam tanto de vegetais quanto de matéria animal, ou carne) possuem uma alimentação muito diversificada.

Alimentação dos Ratos
Alimentação dos Ratos

Assim como a ideia de que ratos gostam de queijo, (sendo este seu alimento favorito), é uma verdadeira furada, a ideia de que ratos comam lixo também é. Embora alguns ratos realmente possam parecer consumir lixo eles estão em busca de alimentos de qualidade nas sobras humanas. Isso é resultado de muitos anos de convívio com nós seres humanos, ou seja, os ratos sabem que em meio ao lixo é possível encontrar alimentos, por assim dizer, de qualidade.

Os ratos também sabem, depois de muito tempo de convívio com nos humanos que onde estamos há alimentos e como não são muito exigentes, sabem que são alimentos que podem integrar a sua alimentação.

De um modo geral os ratos comem desde grãos a carne, peles, doces e de acordo com o seu porte roedores também podem consumir outros roedores e também algumas pequenas aves.

Ficou curioso para saber o que cada espécie de rato mais prefere consumir? Bom comecemos pelo maior roedor em direto convívio com nós, a ratazana.

O Que Os Ratos Comem? Conheça a Alimentação Das Ratazanas

As ratazanas comem praticamente de tudo. Sim, sem frescuras. Quando em nossas instalações podem consumir desde restos de alimentos dos mais diversos a doces, guloseimas, saladas e embutidos.

Não rejeitam nem um tipo de alimento e são completamente apaixonadas por alimentos derivados de cana, o que as fazem consumir desde cachaça a rapadura (um doce feito com caldo de cana de açúcar.

Apenas por curiosidade as ratazanas pesam de 200 a 250 gramas e medem cerca de vinte e cinco centímetros sendo entre as espécies que convivem conosco a maior.

Podendo chegar a vinte sete centímetros de corpo mais a calda que pode ter igual tamanho.

O Que Os Camundongos Comem?

Os camundongos precisam de muito pouco para se sentirem satisfeitos. Comem cerca de apenas cinco gramas de comida diariamente e tem o hábito de beliscarem antes de propriamente se alimentarem.

Consomem bolachas, doces, açúcares de modo geral e grãos. Ao contrário das ratazanas que adentram a nossa casa atrás de alimento, os camundongos vivem em nossa casa, fazendo de nossas gavetas e armários seus lares.

São animais, até mesmo por seu tamanho de difícil visualização, podendo passar longos períodos sem serem notados em casa.

O Que Os Ratos Do Telhado Comem?

Os ratos do telhado assim como os camundongos estão em nossas casas. Como o nome sugere, neste caso são residentes de nossos forros e ademais, preferindo sempre os locais mais altos para construírem seus ninhos.

No quesito alimento também são bem versáteis e adaptáveis. Consome desde grãos, batatas, frutas, molho de tomate, restos de comida em geral e farelos.

Fatos Que Certamente Você Desconhece Sobre Os Ratos

Um fato interessante e que nos chama atenção é em relação ao período fértil das fêmeas. Se fêmeas conviverem unicamente sem a presença de um macho podem acabar parando de entrarem em seu período fértil. O que volta a acontecer com a presença de somente um macho, ou seja, após setenta e duas horas da chega de um macho na colônia as fêmeas podem entrar novamente em período de reprodução.

Outro fato interessante sobre a sua reprodução é que as ratazanas podem dar a luz a cerca de duzentas outras ratazanas em apenas doze meses. Esse dado sem dúvida se da por conta de sua rápida pré disposição a gestação.

O período fértil da fêmea ocorre a cada cinco dias e o mais interessante ou curioso nisso tudo é que se a fêmea estiver amamentando ainda quando ficar novamente grávida o nascimento dos filhotes pode ser postergado para que a rata consiga concluir o processo de amamentação da ninhada anterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *