Home / Curiosidades / Os Ratos Atacam Pessoas? Onde Ficam Durante O Dia?

Os Ratos Atacam Pessoas? Onde Ficam Durante O Dia?

Independente de gostarmos ou não dos pequenos roedores comumente e genericamente chamados de ratos precisamos admitir que são animais curiosos que podem despertar o interesse de qualquer um. Seja pela bagunça e o furdunço que podem causar em nossa casa, principalmente em armários e gavetas, ou até mesmo por conta da injeção de medo ao avistá-los.

Se você leu até aqui por algum motivo os ratos te chamam atenção e desperta a sua curiosidade, assim sendo você está no lugar certo.

Os Ratos Atacam Pessoas?

Essa sem dúvida é a sua principal dúvida, visto que é o que nomeia esse post. Mas antes de falarmos sobre isso é preciso que adentremos um pouco mais no mundo dos roedores. Veja, o conceito de rato é genericamente usado para se referir a uma quantidade gigantesca de diferentes espécies, tipos e famílias. Possivelmente essa seja uma grande descoberta para você. O que você viu correndo pela casa tarde da noite pode não ser um simples rato, mas um rato do telhado, um camundongo ou ainda uma ratazana, quem sabe.

Bom, antes de falarmos sobre ratos atacarem ou não falaremos onde podemos encontrá-los ao longo do dia.

Os ratos são animais com hábito noturno ou seja, eles saem à caça por alimentos apenas a noite. Embora não tenham uma visão tão privilegiada para este hábito de xeretar nossas cozinhas a noite, o olfato e a boa audição aguçados são fundamentais para que possam obter êxito na caça a alimentos sorrateiramente madrugada adentro.

Mas como possuem o hábito noturno você deve se perguntar o que estes pequenos animais fazem durante o dia. Se fossemos resumir em poucas palavras seria “escondem-se de nossos olhos”. Isso mesmo, simplesmente isso, durante o dia os ratos tentam manter-se longe do nosso foco de visão abrigados em seus lares ou tocas e neste caso, de acordo com o tipo de rato ao qual estamos nos referindo ficam em um determinado lugar.

Onde As Ratazanas Ficam Durante O Dia?

A ratazana é um dos maiores roedores que podem ser denominados pelo conceito genérico de rato. Isso porque versões ainda maiores de roedores, como as capivaras, por exemplo não são genericamente chamadas assim.

Discordâncias a parte com o uso genérico do termo as ratazanas são um dos maiores tipos de ratos que podemos encontrar. Medem cerca de vinte e cinco centímetro de comprimento fora a sua calda que pode ser de igual tamanho.

Ratazana Dentro da Tubulação
Ratazana Dentro da Tubulação

As ratazanas pesam de duzentos e cinquenta a trezentos e cinquenta gramas, em média respectivamente fêmeas e machos. As ratazanas apresentam grande população que é fomentado ainda mais por conta de sua capacidade reprodutiva e também pelo baixo uso de práticas de controle populacional e ações públicas para o seu extermínio, por conta de não serem considerados pragas domésticas.

Os ratos, independente do seu tipo, salvaguardado aqueles utilizados como animais de estimação, são vistos como pragas por transmitirem possíveis doenças graves a nós seres humanos dentre elas o tifo e a leptospirose. Todavia, as ratazanas não são vistas como pragas e nem combatidas diretamente porque dificilmente são vistas em instalações humanas. Mas não se preocupe, vamos explicar isso melhor a você.

As ratazanas residem nas tubulações de esgoto e águas pluviais e é lá que se encontram em todo o decorrer do dia cuidando de seus filhotes e de sua possível colônia. Somente à noite saem para buscar alimentos o que é diferente de outros tipos de ratos que ficam permanentemente em nossa casa.

Onde Os Ratos Ficam: Tem Camundongos Aqui!

Os camundongos são roedores adoráveis que podem se instalar em nossa casa e serem totalmente imperceptíveis, isso porque o seu tamanho favorece com que passem de fato despercebidos. Os camundongos possuem cerca de oito centímetros e pesam no máximo vinte gramas.

São animais que podem sofrer com técnicas de eliminação ao contrário das ratazanas e isso por conta de habitarem instalações humanas, como dito anteriormente, moram em nossas residências em locais estratégicos. As ratazanas por sua vez moram nas tubulações e dificilmente se expõem demasiadamente atrás de alimento.

As técnicas mais utilizadas de eliminação tanto de camundongos quanto de ratos pretos ou do telhado que falaremos logo a seguir são as conhecidas ratoeiras, e por meio de técnicas de envenenamento.

Ratoeira de Metal
Ratoeira de Metal

Apesar de possivelmente trazer doenças para nós humanos e algumas delas até sérias, recomendamos que você retire os ratos de sua casa sem matá-los. Para isso você precisa apenas colocá-los em armadilhas não letais como caixas escuras que os mantém longe de você caso tenha medo e não causam a morre do animal. Depois basta apenas soltá-lo em um lugar de vegetação sem interferência humana.

Onde Ficam Os Ratos Do Telhado?

Ratos de Telhado se Alimentando
Ratos de Telhado se Alimentando

O nome já entregam onde estes espertinhos gostam de ficar. São roedores que se instalam em locais altos em nossa casa, como forros e afins. Assim como os camundongos tendem a manter-se em suas tocas ao longo do dia mantendo o hábito de procura por alimentos apenas a noite, assim sendo dificilmente o avistaríamos, ainda mais por escolherem locais altos para ficarem.

Os ratos do telhado também chamados de rato preto ou rato caseiro são animais que passariam menos despercebidos que os camundongos uma vez que possuem o tamanho um pouco maior com cerca de até vinte e um centímetros.

Os Ratos Atacam Pessoas Afinal?

Depois de passada toda estas ponderações sobre o seu comportamento e onde encontrá-los a pergunta que não quer calar é se ratos atacam pessoas. Raramente teremos um episódio onde ratos atacaram alguém, isso devido ao comportamento de desconfiança e medo. Ou seja, tanto na presença de outros animais como na presença de humanos estes pequenos e espertos roedores terão instintivamente a ideia de fugir e nunca ou quase nunca partir para o ataque uma vez que dificilmente teriam êxito por seu tamanho tão pequenino.

Nem mesmo as ratazanas que são tidas como maior exemplar de roedor urbano partiriam para o ataque uma vez que embora sejam maiores que um camundongo e um rato do telhado são ainda assim infinitamente menores do que nós

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *