Home / Curiosidades / Quais Produtos São Produzidos Pela Vaca?

Quais Produtos São Produzidos Pela Vaca?

Quando pensamos no animal vaca certamente o primeiro pensamento que vem a nossa cabeça pela cultura do seu consumo por nós humanos é o seu leite e os seus derivados, como queijo e requeijão, além claro de sua carne, produtos muito queridos e até indispensáveis para algumas pessoas.

Comumente estes produtos derivados do seu leite ou não, como no caso dos achocolatados que são diretamente associados ao seu leite pelo consumo dos dois em conjunto, são representados pela sua imagem na embalagem, como animal feliz por estar nos servindo.

O Seu Leite E A Sua Escala De Produção

Um fato que têm tido mais relevância nos dias atuais por estarmos repensando nossa cultura em geral é que nós seres humanos somos o único mamífero que depois de desmamarmos de nossa mãe, continuamos nos amamentando do leite de outro mamífero. Não é natural a vaca sempre produzir leite para nos fornecer, assim como não seria natural alguma mulher da nossa espécie sempre produzir leite, mesmo não estando reproduzindo. O natural é a vaca produzir leite somente quando em reprodução assim como as mulheres no nosso caso e o mesmo é destinado ao seu filhote, o bezerro.

Nos sítios e fazendas, proprietários de vacas retiram o seu leite para consumo próprio sem que a amamentação do bezerro seja prejudicada e consequentemente o seu desenvolvimento seja saudável, já para o consumo de toda a população das grandes cidades (que não possuem o seu próprio animal) ser saciado diante de tanto estímulo pela nossa cultura, a produção é em massa. O que realmente acontece neste caso é a reprodução da vaca com a única finalidade da produção de seu leite, para isto os bezerros são separados das mães e criados com o objetivo de abate e consumo de sua carne, que é comercializada com a nomeação de carne de vitela, apreciada por muitos consumidores por ser considerada pelos mesmos como mais macia e suave, um outro fato é a sua produção de leite através de estimulação humana de hormônios, sem necessariamente a reprodução para tal, assim produzem leite para nós por toda a sua vida, com máquinas que sugam diretamente as suas tetas.

Outro fato curioso é que por tanto esforço suas tetas podem acabar ficando muito inchadas ou até mesmo machucadas com pus e sangue, o que inevitavelmente acaba se juntando ao produto final, o leite consumido.

A Carne de Vaca E A Nossa Cultura

Em ordem decrescente, seguindo o raciocínio de quando lembramos ou pensamos na vaca, temos o consumo da sua carne assim como o mesmo animal do sexo oposto, o boi, que se formos apresentar em detalhes assim como a produção do leite, talvez causasse mais surpresa do que nos é apresentado, já que como o imaginado pela maioria das pessoas, um abate independente da forma como é, nunca deixa de ser cruel aos nossos olhos. É como a famosa frase de Paul McCartney: “Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos”. Se todos seriam vegetarianos não temos como afirmar já que esta não é a nossa realidade, mas o que sabemos é que o número de vegetarianos têm crescido muito talvez pelos já citados dias atuais em que questões culturais estão sendo questionadas pela nova geração ou pelos conhecimentos que com a ajuda da tecnologia são acessíveis a quem está aberto a conhecer e mudar de hábito seja por uma causa altruísta pensando em um bem comum, por uma causa pessoal, como novos hábitos e saúde ou até mesmo os dois casos.

No caso do bem comum, pontos a serem considerados são o desmatamento para a plantação da alimentação da população de vacas e de bois criados em massa para sustentar tanto consumo, outra vez desmatamento, desta vez para a construção de pastos e toda a água que é gasta nestes processos de produção, desde a sua alimentação até o produto final sendo comercializado pronto para o consumo. Outro fato curioso quanto a esta questão é que as vacas e os bois soltam gases que são totalmente prejudiciais a camada de ozônio e consequentemente ao aquecimento global.

A Pele E O Couro de Vaca

Ainda em ordem decrescente, o terceiro produto produzido pela vaca é o couro, comumente usado para a produção de vestimentas, especialmente as que visam proteger do frio, como as jaquetas muito apreciada por alguns, sapatos, cintos, bolsas, etc. Neste ponto do texto podemos esclarecer que os vegetarianos são as pessoas que escolhem não consumir mais carnes, seja ela vermelha como a da vaca e do boi, ou branca, como a do peixe e do frango. Enquanto que veganos já se preocupam em não consumir nenhum produto de origem animal, seja ele a carne em si ou o próprio leite no caso da vaca, ovo no caso das galinhas, ou derivados como queijos e requeijões e até produtos como a pele ou o couro, ou seja tudo que possa ser oriundo de origem animal, como produtos de beleza e de higiene pessoal no geral, isso porque também se preocupam com a questão dos testes em animais.

Produtos Produzidos Para Curiosos

Os três produtos produzidos pela vaca citados até então certamente já eram conhecidos por você, mas alguns talvez tenham uma possibilidade maior de desconhecimento, como algumas pastas de dentes, sabonetes, shampoos, condicionadores, perfumes e filtros solares que possuem a glicerina que muito curiosamente têm origem na gordura do boi, cosméticos como batons e cremes faciais que possuem o colágeno retirado do cérebro do boi, além de pneus e fogos de artifício que possuem o ácido esteárico em sua produção, retirado concomitantemente da gordura do boi. Tal gordura também pode ser encontrada no biocombustível, além da cana de açúcar e mamona usados como opção em sua produção, no sorvete entre suas gorduras hidrogenadas, no cano PVC, na graxa usada para lustrar sapatos, em xaropes para tosse, em detergentes, em ceras para depilação e em tintas no geral.

A insulina, hormônio utilizado para o tratamento de diabéticos é retirado do pâncreas do boi, outros hormônios, a progesterona e o estrogênio, por exemplo, que auxiliam nas tentativas de gravidez são retirados dos ovários da vaca, entre tantos outros produtos aproveitados a partir do abate do animal, como seria o ideal após tal ato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *