Home / Curiosidades / Raça de Gato Bobtail Americano

Raça de Gato Bobtail Americano

A principal característica da raça de gato bobtail americano é sua cauda minúscula que mede somente cerca de três a dez centímetros. Aparência peculiar para um gato tanto que assim que o vemos acabamos relacionando a sua cauda a cauda de um coelho, são bem parecidas, ainda mais por serem peludinhas como as deles.

Ainda sobre a sua pelagem, não chega a ser longa como algumas raças de gato, mas podemos considerar semi longa, especialmente no pescoço e como já citado na cauda. Suas orelhas têm a característica em comum de gatos peludinhos, com tufos de pelos internos, o que os deixam com a aparência ainda mais fofa.

Após processos de mutação genética através de intervenção humana, atualmente são como a maioria das raças de gatos, diversos em suas cores de pelos, entre elas o preto, o castanho, o chocolate, o marrom, o cinza azulado, o creme ou branco. Variam também com somente uma das cores ou a mistura de uma ou mais. Seu porte é considerado de médio a grande, com o peso ideal de cinco a sete quilos.

Dentre outras características, está o tamanho de suas pernas, as traseiras são maiores que as dianteiras, dando um aspecto mais curvado ao bichano.

A História do Gato Bobtail Americano

Existe a teoria de que a raça de gato bobtail americano tem origem nos Estados Unidos da América de forma natural. Segundo a história foi encontrado vivendo de forma selvagem na natureza por um casal que estava viajando ao local e que acabou o levando embora com eles na volta para casa. Pouco tempo depois da adoção o gatinho acabou cruzando com a outra gata que tinham, uma siamesa, desta forma, notaram que todos os gatinhos nasceram com a cauda curtíssima e mesma característica peculiar do progenitor, desta forma, já foi possível perceber que o gene desta respectiva característica era dominante.

Também há o relato de que tempo depois esta futura raça foi cruzada com as raças de gato persa e himalaio, aprimorando assim a sua raça através de mutação genética humana.

Este acontecimento tem início em mil novecentos e sessenta e cinco, e somente em mil novecentos e oitenta e nove foram registrados pelo primeiro instituto como uma raça nova de gato, o instituto Tica (Associação Internacional de Gatos), e somente no ano de dois mil foi registrada também pela Cfa (Cat Francier’s Association). É portanto considerada uma raça de gato nova e apesar de serem comuns em sua região de origem, EUA, muito raramente são criados em outros países.

Qual A Personalidade Deste Gato?

Gato Bobtail Americano Em Cima da Árvore
Gato Bobtail Americano Em Cima da Árvore

Por terem inicialmente sidos encontrados vivendo de forma selvagem na natureza, algumas ideias precipitadas podem ser feitas em torno da personalidade desta raça de gato. Como o contexto pode sugerir, realmente são aquele tipo de gato que vira e mexe estão caçando passarinhos no quintal de casa, são considerados ativamente caçadores, mas apesar disso não são muito ativos como esta característica pode conceber a impressão.

Nós nos arriscamos a dizer que são equilibrados, ao mesmo tempo em que gostam de brincar com pessoas, crianças ou outros animais, gostam de ficarem independentemente sozinhos. Falando nisto, são facilmente adaptáveis e flexíveis e apesar de serem caçadores, se sentiriam bem vivendo em ambientes pequenos como apartamentos por exemplo. Todavia a solidão em excesso seria um problema para este gato, gostam da convivência e não se sentiriam muito bem vivendo muito sozinhos, então se você não para muito em casa, é melhor pensar duas vezes antes de adotá-lo, priorizando principalmente sua saúde e bem estar.

Se entre sua família, tem crianças ou outros animais, sejam cachorros ou outros gatos, melhor ainda, certamente o bobtail será mais feliz.

Mas se na sua casa sempre entra desconhecido, não estranhe se a raça do gato for se intimidar com a presença de estranhos, apesar de serem brincalhões, sociáveis e amigáveis, demoram um tempo até se soltarem como são com a família em geral.

Se você gosta de viagens e passeios e associa somente o cachorro como possibilidade de pet que o poderia acompanhar nestas andanças, mude de ideia, o bobtail poderia muito bem pertencer a esta realidade, isto porque adoram o fazer, seja de coleira ou de qualquer outra forma.

Dentre as suas características, está também a personalidade calma e tranquila.

Como É A Saúde do Gato Bobtail Americano

Gato Bobtail Americano Deitado no Chão
Gato Bobtail Americano Deitado no Chão

Quando vivendo de forma saudável com suas necessidades básicas para a sua saúde e bem estar atendidas, podem ter o padrão de expectativa de vida de um gato, de dez a quinze anos, mas possivelmente podendo alcançar até os vinte anos.

Este tempo de vida estimado inclui alguns cuidados, como a alimentação controlada pelo tutor, pois pela raça de gato bobtail ser brincalhona mas ao mesmo tempo mais sossegada, quando vivendo de forma doméstica, ainda mais se tiverem que lidar mais com a solidão, podem chegar a precisar de estímulos para se exercitar e não ficar com sobrepeso, o que certamente interferiria na sua saúde.

Lembrando que seu peso ideal é de cinco a sete quilos, quando estiver muito acima disto, é recomendável o acompanhamento veterinário. Vale dizer neste ponto, que brincadeiras são essenciais para o bem estar dos gatos, pois apesar de terem a fama de serem mais frios que os cachorros, precisam de mais atenção que os mesmos, se forem criados como os cães podem chegar a ficar depressivos.

São considerados gatos saudáveis apesar de provavelmente parte do desenvolvimento ter sido intervindo por humanos, o que interfere na propensão a doenças de raças tanto de gatos quanto de animais em geral. Têm a propensão de adquirir doenças como qualquer outra raça de gato, nenhuma delas específica da mesma, a única é relacionada a sua principal característica, a cauda, por terem a cauda bem menor que o padrão, também têm a coluna vertebral reduzida, lembrando que diante de qualquer percepção de desconforto, uma consulta com o veterinário é imprescindível.

Cuidados Especiais Que Você Deve Adotar

Por terem o pelo semi longo não precisam de tanto cuidado quanto a isto como os gatos com pelos mais longos, mas requerem escovação ao menos de semana em semana para evitar as famigeradas bolas de pelos ou nós, que em contato direto com o animal, seja na auto higiene ou de qualquer outra forma, se engolidas podem causar asfixia ou problemas intestinais.

Além disto, os cuidados padrões voltados a todos os gatos independente de sua raça, escovação evitando a gengivite corriqueira em gatos e o corte das unhas ou deixando a disposição do bichano arranhadores que possam desgastar suas unhas para que os não estresse com o enrosco em panos por exemplo, e evitando com que o animal desfie suas roupas em geral com a típica mania de enroscar suas unhas e deslizar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *