Home / Curiosidades / Tipos De Poodle Com Fotos

Tipos De Poodle Com Fotos

Certamente esta raça de cachorro é uma das mais conhecidas e comuns popularmente. Assim sendo dificilmente haverá alguém que a desconheça.

O poodle tem a aparência bem característica com seus pêlos sempre encaracolados ou chegando a formar cachinhos. Mas há quem possa pensar que existe somente um porte desta raça. Apesar de terem sempre as mesmas características, existe mais de um tipo só de poodle.

Características do Poodle
Características do Poodle

Poodles São Cães de Caça

Quem vê o poodle pela primeira vez ou até mesmo já o conhece como raça, mas não conhece a sua história, dificilmente imaginaria que ele foi criado para ajudar no trabalho de caça aquática. Nesta mesma prática, para evitar maior atrito com a água e melhorar a performance do cão nas águas, se tosava os pelos, com a prática, estas tosagens foram ganhando formas diversas, que chegaram a ganhar nomeações específicas, como inglesa, filhote, carneirinho e leão. Tosas estas que são buscadas até os dias atuais, ainda mais pelos tutores de poodles, pelas mesmas fazerem parte da sua história.

Apesar da dúvida que paira até hoje em dia com relação a sua origem, a FCI (Federação Cinológica Internacional), o registrou como uma raça oriunda da França, que foi criada através de intervenção humana com o cruzamento com uma outra raça de cachorro já existente, a barbet, mas há relatos de serem vistos antes em regiões da Alemanha.

Pelos menores poodles serem comprovadamente oriundos de cruzamentos artificiais em um tempo que esta prática não era tão comum, acabaram ganhando o preconceito das pessoas por conta de possíveis doenças que poderiam ser propensos, mas com o tempo os menores da raça foram quebrando este pré julgamento e ganhando público, seja através de admiração ou aquisição mesmo. Isso porque o menor deles foi criado justamente para ser um cão companheiro e que tivesse a expectativa de vida de quinze anos, idade não tão comum de um cachorro na época.

Toy, Anão e Standart: Os Tipos de Poodle

E é dele que estamos falando, o toy, este, como o previsível, é um dos tipos de poodle que têm o menor porte.

Sua média de comprimento fica somente entre vinte e quatro e vinte e oito centímetros. Mas se você pretende adotar um, tome cuidado, há criadores que mentem a ideia de venderem poodles menores ainda, nomeados de mini toy e micro toy, que na verdade não existem, é só uma forma de atrair mais ainda os interessados que já buscam este poodle pelo porte pequeno.

Pode se dizer que o ideal na criação deste porte foi atingido, são ótimos companheiros, que podem atingir até os quinze anos de vida, são muito leais e fiéis, mas esta personalidade pode desequilibrar um pouquinho, podendo chegar a ser muito ciumento e possessivo com seu tutor, com quem criará um vínculo maior, tanto com relação a outras pessoas, seja criança ou adulto, como outros animais, quanto a conhecidos e desconhecidos. Por este motivo, é indicado repensar uma possível adoção se você tem filhos ou outros animais em sua casa.

Tipos de Poodle
Tipos de Poodle

Por serem pequenos, não requerem muito espaço como os maiores, desta forma, são ótimas opções de animal de estimação para quem quer ter um cão mas mora em um lugar pequeno, com apartamentos. Vale lembrar que tanto este tipo de poodle quanto os outros que vamos trazer no decorrer do texto, tem a mesma característica física fora o porte, ou seja, pelagem enrolada ou encaracolado, em diferentes cores, como o branco, marrom ou preto.

Consequentemente ao toy, temos o pequeno também, mas não tanto quanto, nomeado como miniatura, ou anão, que pode medir de vinte e oito a trinta e oito centímetros de comprimento. Em ordem crescente, em seguida vem o chamado de acordo com o seu porte mesmo, o médio, que mede aproximadamente de trinta e cinco a quarenta e cinco centímetros de comprimento, que já requer mais espaço no ambiente em que viverá e por fim o maior ou nomeado como standart, que mede de quarenta e cinco a sessenta centímetros de comprimento. São ótimas opções de companhia para quem mora em espaços grandes como sítios, chácaras ou fazendas. Além da sua facilidade de adestramento, inteligência e esperteza, o que garantiria uma maior segurança a você.

Quais as Características Do Poodle

O que pode variar de um tipo de poodle para outro além do porte são as propensões a doenças, a personalidade e as habilidades, mas apesar das diferenças, tanto os menores quanto os maiores são considerados a segunda raça mais inteligente do mundo, atrás somente da raça border collie.

Enquanto os maiores têm mais facilidade para adestramento, os menores têm menos, a mesma diferença para com as propensões a doenças, ou seja, enquanto os maiores têm menos, são considerados mais saudáveis, os menores têm mais, dentre as mais comuns estão a halitose, as periodontais, a cegueira hereditária passada de geração para geração e a catarata. Outras doenças recorrentes a raça poodle em geral é a torção gástrica, a doença de Addison, a epilepsia, a displasia de quadril, a distiquiase e o entrópio.

Apesar das doenças comuns, são considerados fortes, resistentes e saudáveis e podem viver muito bem quando bem cuidados. Todavia diante de qualquer anormalidade um profissional deverá ser procurado.

Fora as características gerais já citadas, são muito afetivos, brincalhões e dóceis, tanto que curiosamente chegou a ganhar uma música especialmente citando a sua raça, a “elegia a morte de um poodle”, de Beethoven.

Poodle
Poodle

Quais Cuidados Demandam?

Apesar de menos ou mais propensão a algumas doenças conforme o porte, uma delas é muito presente e característica de todos eles, a adenite sebácea, doença esta que faz o cão produzir mais remela que o comum e requer mais limpeza, podendo ser com algodão e soro fisiológico, para não deixar a visão do animal turva, pensando no seu bem estar e para que não manche a pelagem ao redor dos olhos com o tempo, mais comum nos cães de pelo branco.

Outro cuidado que requer mais atenção, é a escovação dos pelos ao menos por três vezes na semana, por terem a pelagem volumosa, evitando bolas de pelo e nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *