Home / Informações / Animais Que Começam Com a Letra T

Animais Que Começam Com a Letra T

Tabarana

Tabarana
Tabarana

Tabarana é a espécie do gênero Salminus que apresenta maior distribuição geográfica. Esse peixe pode ser encontrado nas bacias dos rios São Francisco e Prata e na bacia Amazônica.

As tabaranas não costumam medir mais do que 50 centímetros de comprimento. Seu peso é de aproximadamente 5 kg.

Tachã

Tachã
Tachã

O tachã é endêmico da Argentina e Bolívia até o sul do Brasil. Apresentam pernas vermelhas e plumagem acinzentadas e medem aproximadamente 80 centímetros de comprimento.

Tachuri-Campainha

Tachuri-Campainha
Tachuri-Campainha

Essa é uma ave endêmica do Brasil. Habita regiões de florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude. Mede cerca de 10 centímetros de comprimento e pesa aproximadamente 8 gramas.

Tagarela-Europeu

Tagarela-Europeu
Tagarela-Europeu

Tagarela-europeu é uma ave que se distribui pelo norte da Europa e da Ásia. Apresenta plumagem bege, com manchas pretas na cabeça, e uma pequena crista. Essa ave possui também manchas amarelas, brancas e vermelhas nas asas; a extremidade da cauda também é amarela.

Tainha

Tainha
Tainha

A tainha é um peixe que se distribui por todo o mundo, podendo habitar águas costeiras temperadas ou tropicais. Algumas espécies de tainha vivem também em água doce.

Talha-Mar

Talha-Mar
Talha-Mar

O talha-mar é uma ave presente em toda a América. Ela mede cerca de 50 centímetros de comprimento e pesa entre 235 a 325 gramas.

As partes superiores do corpo possuem coloração preto-fuliginosa. Já as partes superiores são brancas. O bico costuma ser preto com uma pequena parte vermelha. Os pés também são avermelhados.

Tamanduá-Bandeira

Tamanduá-Bandeira
Tamanduá-Bandeira

O tamanduá-bandeira pode ser encontrado nas Américas Central e do Sul. Dentre as quatro espécies de tamanduá, essa é a maior, medindo 1,8 e 2,1 metros de comprimento e pesando até 41 kg. O focinho longo é a sua principal característica.

Tamanduaí

Tamanduaí
Tamanduaí

O tamanduaí é a menor espécie de tamanduá. Ele mede cerca de 50 centímetros de comprimento e pesa aproximadamente 450 gramas.

Essa espécie pode ser encontrado no Suriname, na Guiana Francesa, na Venezuela, no norte e nordeste do Brasil e na ilha de Trinidad.

O tamanduaí é difícil de ser visto, pois passa o dia inteiro dormindo e enroscado no alto das árvores.

Tartaruga-Marinha

Tartaruga-Marinha
Tartaruga-Marinha

As tartarugas-marinhas podem ser encontradas em todos os oceanos, exceto nas regiões polares. Medem entre 1,8 e 2,2 metros e pesam, em média, 160 kg.

Tambacu

Tambacu
Tambacu

Tambacu é uma fusão genética feita entre os peixes tambaqui e pacu-caranha. Essa combinação foi feita com o intuito de criar uma espécie que tivesse a capacidade de crescimento do tambaqui e a resistência ao frio do pacu.

Tambaqui

Tambaqui
Tambaqui

Também conhecido como pacu-vermelho, o tambaqui é um peixe de água doce comumente encontrado em rios da bacia amazônica. Mede cerca de 110 centímetros de comprimento e pode chegar a pesar 45 kg.

Tamboril

Tamboril
Tamboril

O tamboril é um peixe bentônico que habita as profundezas dos mares. Essa espécie pode ser encontrada a até os 600 metros de profundidade.

O tamboril caracteriza-se pela cabeça desproporcionalmente grande e pela boca semicircular repleta de dentes pontiagudos. Quando adulto, esse peixe pode medir até 170 centímetros de comprimento.

Tangará

Tangará
Tangará

O tangará habita matas densas do sudeste brasileiro, do Paraguai e da Argentina. Mede aproximadamente 13 centímetros de comprimento e apresenta significativo dimorfismo sexual.

Os machos possuem plumagem de coloração azul-celeste, cauda preta com duas penas centrais mais longas que as outras e uma coroa vermelha vibrante. Já as fêmeas são verde-escuras e de cauda mais longa.

Tapaculo-de-Brasília

Tapaculo-de-Brasília
Tapaculo-de-Brasília

Essa espécie de tapaculo foi descoberta durante a construção de Brasília. Essa ave mede aproximadamente 11 centímetros de comprimento e pesa cerca de 20 gramas. As partes superiores são cinzas e as inferiores são mais claras.

Raramente, os tapaculos-de-Brasília levantam voo. Porém, conseguem correr com muita rapidez.

Tapicuru-de-Cara-Pelada

Tapicuru-de-Cara-Pelada
Tapicuru-de-Cara-Pelada

O tapicuru-de-cara-pelada distribui-se pelos seguinte países: México, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela. Esse espécie vive em regiões próximas a rios e córregos.

O tapicuru-de-cara-pelada recebe esse nome por não possuir penas na região da face. Essa ave apresenta plumagem preta-esverdeada e bico curvo amarelado. Mede entre 50 e 54 centímetros de comprimento.

Tapir

Tapir
Tapir

Tapir, mais conhecido como anta, está presente nas Américas e no sudeste Asiático. Esse animal pode pesar até 300 kg.

Tarambola-Dourada

Tarambola-Dourada
Tarambola-Dourada

Essa ave nidifica em montanhas do norte da Europa e inverna no sul do continente. Apresenta plumagem acastanhada com pintas brancas. Seu bico é espesso e curto. As patas são pretas.

Társio

Társio
Társio

Társios são primatas que habitam o sudeste da asiático. Esse animais caracterizam-se pelos olhos enormes. Cada globo ocular mede cerca 16 milímetros; ou seja, tão grande quanto o cérebro inteiro.

Medem de 10 a 15 centímetros de comprimento e pesam menos de 200 gramas.

Tartaranhão

Tartaranhão
Tartaranhão

Tartaranhão é uma espécie de gavião do gênero Circus. São aves de rapina com hábitos diurnos e de voo baixo.

Tatac

Tatac
Tatac

O tatac habita a Mata Atlântica residual dos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Esse espécie mede entre 16 e 18 centímetros de comprimento e pesa de 16 a 20 gramas. Sua plumagem é predominantemente cinza e escura. A testa e a coroa são avermelhadas. As asas e a cauda são em tons de ferrugem.

Tatu

Tatu
Tatu

O tatu é um animal nativos do continente americano. Ele habita regiões do cerrados, matas ciliares e florestas úmidas. Podem pesar até 2,5 kg e consumir cerca de 8.855 invertebrados em apenas uma noite.

Tatuaçu

Tatuaçu
Tatuaçu

O tatuaçu é encontrado em grande parte da América do Sul. Medem mais de 100 centímetros de comprimento e pesam cerca de 60 quilogramas.

Tatuí

Tatuí
Tatuí

O tauí é uma espécie de crustáceo decápode que habita praias arenosas, fazendo escavações na areia. Não costumam ultrapassar os quatro centímetros de comprimento. Sua coloração é branca ou castanha-amarelada.

Tecelão

Tecelão
Tecelão

O tecelão é uma ave passeriforme presente em matas na América do Sul meridional. Essa espécie pode medir até 20 centímetros de comprimento. Sua plumagem negra com uropígio amarelo.

Tentilhão-Comum

Tentilhão-Comum
Tentilhão-Comum

O tentilhão-comum distribui-se por toda a Europa, Ásia Central e norte de África. Trata-se de um pássaro de pequeno porte que mede cerca de 15 centímetros de comprimento.

Teque-Teque

Teque-Teque
Teque-Teque

O teque-teque é uma ave endêmica na Mata Atlântica brasileira. Essa espécie habita o sudeste da Bahia até Santa Catarina. Mede cerca de 10 centímetros de comprimento.

Tico-Tico

Tico-Tico
Tico-Tico

O tico-tico distribui-se do sul do México até a Terra do Fogo, evitando regiões de florestas densas. Essa ave apresenta coloração rajada de marrom, preto e cinza. Mede cerca de 15 centímetros de comprimento e possui o bico curto e cônico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *