Home / Informações / Animais Selvagens da África: Características e Alimentação

Animais Selvagens da África: Características e Alimentação

Sendo o terceiro maior continente do mundo, a África possui também uma vasta variedade de animais selvagens e espécies exóticas. A África também é considerada o “berço da humanidade”, pois os mais antigos fósseis de hominídeos que tinham cerca de cinco milhões de anos foram encontrados no local. Quanto aos animais, os mais comuns de serem encontrados no local são:

Animais Selvagens da África
Animais Selvagens da África

Girafa 

É muito curiosa, esperta e tímida, tendo cerca de 5 metros de altura e pesando mais de uma tonelada.  A girafa é um animal herbívoro e tem um estranho e curioso amor pelas crianças.

Girafa 
Girafa

Leão 

É um animal que vive em grupos, formado sempre por um macho dominante e muitas fêmeas e crias. Essa unidade dá ao leão mais destreza e imponência em seus ataques. No grupo, a responsabilidade de caçar é das fêmeas, que têm preferência pelas zebras.

Leão 
Leão

Elefante 

O elefante é o maior animal terrestre do mundo e mesmo com todo esse tamanho, são herbívoros, onde os elefantes africanos são os maiores do mundo. Durante um tempo esse mamífero foi caçado irregularmente por causa de suas presas de marfim. Os elefantes têm uma média de vida parecida com a dos seres humanos, chegando até 60 anos.

Elefante 
Elefante

Elefantes tem medo de ratos?

Se você é da geração que cresceu assistindo Tom e Jerry e outros desenhos semelhantes provavelmente já teve essa ideia associada automaticamente na mente, já que era comum num episódio e outro algum elefante se assustar com um ratinho. A verdade é que esse é um mito explorado pela indústria midiática. A forma com que um elefante reage à presença de um rato é atacando-o, tentando pisar nele ou recuado, o que vária de animal para animal. A origem do mito está na ideia de o rato entrar na tromba do elefante, matando-o asfixiado, o que pode até fazer sentido pela constatação, mas a verdade é diferente, pois como o órgão é flexível e ágil, isso impediria um ataque. Houve um programa do Discovery Chanel, o Caçadores de Mitos que resolveu testar a lenda e nela os dois protagonistas tiveram um resultado diferente, mas sem cunho científico, já que foi testada com apenas um elefante. A reação do bicho, além disso, pode ter sido apenas de surpresa ou susto, mas foi identificada no programa como sendo de medo.

Tromba do Elefante

Esse órgão tão característico do elefante é bem conhecido por ser uma espécie de “nariz” do bicho, mas ele vai um pouco além disso. Na verdade, se fossemos estabelecer um paralelo, a tromba é para o elefante como nosso nariz e também lábio superior, tendo ainda prolongamentos que funcionam como dedinhos auxiliares, já que possibilita a ele pegar objetos no chão.

Tromba do Elefante
Tromba do Elefante

Esse tubo flexível e longo que é a tromba, serve para o elefante beber, respirar, coletar coisas e ainda possui uma forte função social, já que pode ser usada pelo bicho para acariciar outros membros do bando. Há ainda alguns elefantes que usam a tromba para jogar terra nas costas para assim espantar insetos que pousam nele. Quando elefantes precisam atravessar regiões alagadas, a tromba exerce a função de snorkel – aquele canudo especial para respirar na superfície d’água – e o mais interessante é que quando filhotes, os elefantes não sabem bem como manejá-la, tropeçando nela de quando em vez.

Leopardo 

Ele se parece muito com o leão, mas se diferencia por ter pintas espalhadas pelo corpo e não ter a característica juba. Os leopardos têm hábitos noturnos e são solitários, diferente dos leões que vivem em grupos.

O leopardo além de ser um animal muito lindo é também um dos quatro grandes gatos do gênero conhecido como “phantera”. O nome cientifico do leopardo é Phantera pardus e também é conhecido como onça em Angola. Um animal desses pode medir de 1 a quase 2 metros. O seu peso varia entre uma marca de 30kg a 70kg.

Leopardo 
Leopardo

Há diferença de tamanho entre machos e fêmeas, as últimas podem ter apenas dois terços do tamanho do espécime masculino. Mas, não se engane com a aparência tão linda e fascinante, este animal é extremamente feroz, tão ou mais que a onça pintada. Para encontrar estes super gatos você deverá procurar na África e Ásia.

É um bicho com várias subespécies, algumas dessas estão bastante ameaçadas de extinção. Alguns exemplos de subespécies são leopardo-de-amur, leopardo-da-barabária e também o leopardo-da-arábia.

Um animal muito bonito e com aquele ar de mistério tão próprio dos felinos em geral.

Nutrição Animal em Geral

Os animais considerados herbívoros se alimentam de frutos e plantas existentes na natureza, muitos deles são capazes de produzir seu próprio alimento como por exemplo as Como os animais se alimentam que tenham a capacidade de fazer a fotossíntese como meio de alimentação. Toda a definição existente de animais herbívoros mostra que eles dependem de outros seres para ter o que é necessário para a sobrevivência. A maioria dos animais herbívoros contam com dentes que são totalmente adaptados para triturar tecidos vegetais que normalmente são mais largos, como dentes de cavalo por exemplo. Na maioria das situações os herbívoros vivem em zonas temperadas e por isso mudam a sua dieta aos longos de épocas do ano, o que acontece com animais que vivem também em lugares úmidos e que contam com estações que sejam bastante chuvosas.

Nutrição Animal
Nutrição Animal

É interessante citar que os animais herbívoros assim com outros tipos de animais são fundamentais para a cadeia alimentar já que são responsáveis por levar até outros animais, no caso os carnívoros todas as vitaminas criadas com a energia solar e que ficam armazenadas nas plantas que forma ingeridas. Eles ainda são capazes de controlar todas as populações como as plantas interferindo exclusivamente na sua taxa de crescimento. Uma concepção totalmente errada sobre estes animais é que eles por serem herbívoros são mansos, o que não é verdade, muitos animais de grande porte e utilizam da força para se defender, e a sua posição na cadeira alimentar é totalmente desprivilegiada, desta forma poderão ser perigosos e chegam até mesmo a atacar humanos e animais de forma muito mais agressiva. Como grandes herbívoros considerados perigosos podemos citar o búfalo, o rinoceronte e ainda os elefantes.

Produtos Nutrição Animal
Produtos Nutrição Animal

Alguns dos animais considerados carnívoros acabam perseguindo as suas presas sozinhos, o que é uma estratégia que poderá não ser algo tão eficiente a um tipo de caçada de grupo, neste caso animais de grande porte como leões, hienas, e ainda algumas espécies de formiga pretendem se unir para capturar um alimento maior sem terem grandes problemas ou ainda grandes riscos de vida ou de voltarem para algum lugar sem alimentos. Muitas adaptações como os dentes permitem que o usuário possa morder a presa e ainda rasgar toda a sua carne, são essenciais para que os profissionais existentes exerçam este tipo de papel ecológico.

Fotos de Animais Selvagens da África 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *