Home / Informações / Arara Vermelha de Asa Verde

Arara Vermelha de Asa Verde

A arara de asa verde é a segunda maior da espécie. Bastante dócil apresenta três camadas de penas em cada asa, sendo a primeira e a terceira de cor azul e a segunda de cor verde. De fácil convívio, essa ave, assim como todos da família Psitacidae, tem facilidade para imitar a voz de seres humanos. Muito dependente, o animal pode apresentar perturbações de comportamento se não receber a atenção necessária.

Arara de Asa Verde
Arara de Asa Verde

Gaiolas e viveiros

Se você já sonhou em ter uma arara em casa, saiba que há essa possibilidade, contudo é necessário tomar certos cuidados. Um especialista da área faz algumas indicações: é necessário criá-la em espaços grandes com grande oferta de água fresca e comida a vontade, com ração e frutas de qualidade. A gaiola para manter uma arara deve ter no mínimo 1,20 metros de altura, 1 metro de comprimento e 70 centímetros de largura. Para alojar um papagaio, a gaiola deve ter 80 centímetros de altura, igual medida em comprimento e 70 centímetros de largura. Outras recomendações do médico veterinário são: respeitar o foto período e evitar criar a ave junto com outros animais, especialmente cães e gatos.

A gaiola ou viveiro deve ser em metal inoxidável e sem partes estruturais em plástico ou madeira, pois os psitacídeos possuem bicos extremamente fortes e um comportamento “brincalhão”. É importante que não haja pintura na gaiola, mas se houver, dê preferência a tinta que não contenha chumbo ou zinco. Dê importância ao espaçamento entre as barras da gaiola, não utilize barras que sejam muito largas em relação ao tamanho da cabeça do psitacídeo, evitando dessa forma, que a cabeça da ave passe por entre essas barras, e possa ficar presa por acidente. Retire as partes das gaiolas que sejam removíveis ou muito pequenas, para evitar que a ave as coma.

Arara de Asa Verde na Gaiola
Arara de Asa Verde na Gaiola

Bem estar da ave

Todas as aves precisam ter, diariamente, alguma liberdade de movimento para fazer algum exercício, pois o sedentarismo diminui a sua longevidade. Portanto, o espaço tem grande influência no bem-estar das aves, aquelas que vivem num espaço apertado tendem a proteger esse “território”, tendo como resultado um animal agressivo e estressado. Outra coisa, não se deve acorrentar a ave de modo a evitar acidentes e deixar que esta se movimente à vontade.

Tráfico de animais e desmatamento

O tráfico de animais e o desmatamento prejudicam consideravelmente a espécie. O IBAMA legaliza a criação da ave, mas para isso é necessário verificar se o estabelecimento tem certificado de regularidade da instituição. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais tem o Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (SISPASS), e instrui os criadores amadoristas de pássaros a criarem suas aves dentro das normas de instituição. No site http://www.ibama.gov.br/sistemas/sispass é possível verificar como ocorre esse processo.

Arara Vermelha de Asa Verde
Arara Vermelha de Asa Verde

Família Psitacídeos

A família da arara de asa verde é cheia de aves exóticas como as araras, papagaios, cacatuas, jandaias, pionites, eclectus, forpus, periquitos, roselas.

Inteligência

Os psitacídeos são conhecidos por sua grande inteligência, sendo capazes de imitar com exatidão sons incluindo as palavras.

Divisão da família

A família dos psitacídeos (Psittacidae) é constituída por 78 gêneros (divisão dentro da família), onde são distribuídas 344 espécies de aves. Estudos realizados recentemente mostram que 71 dessas espécies estão criticamente próximas da extinção, e outras 36 ameaçadas que poderão vir a extinguir-se se não forem tomadas medidas rigorosas.

Alimentação

A alimentação é baseada em frutas e vegetais, no grupo das frutas é possível escolher três da lista e forneça uma quantidade equivalente a duas colheres das de sopa de cada fruta – maçã, banana, laranja (descascada), goiaba, manga, pêssego, pêra, melão, melancia, kiwi ou maracujá. Para os vegetais é possível escolher um dos três indicados, estes poderão ser presos na gaiola ou serem picados – grelos, brócolos e espinafre.

Principal característica

A principal característica dos psitacídeos é uma cabeça larga e robusta, onde se apoia um bico forte, alto e curvo especializado para quebrar e descascar sementes. Para ajudar na manipulação dessas sementes, possuem uma musculatura na mandíbula e na língua muito desenvolvida. Os seus pés são curtos, mas muito articuláveis, que além de sustentarem o corpo das aves, auxiliam na manipulação dos alimentos que consomem.

Características da Arara Vermelha
Características da Arara Vermelha

Diferenciação do sexo

Para diferenciar o sexo da ave, é necessário analisar o bico, que nos machos são mais compridos e estreitos. As fêmeas costumam ser menores. Apesar de serem excelentes voadores, mantem suas atividades nos galhos.

Identificação

A arara de asa verde tem uma plumagem vermelho viva com pele nua branca na face, onde tem pequenas penas vermelhas. As asas apresentam penas verdes e azuis. A parte superior das penas caudais é azul e vermelha. Possui grande semelhança com a arara escarlate (Ara macao), que se distingue pelas penas amarelas nas asas e pela pele nua na face.

Altura

Geralmente possui entre 90 a 95 cm de altura e pesa mais ou menos 1,7 kg.

Arara Vermelha
Arara Vermelha

Hábitos

Em relação a vida social essa ave vive em casal ou bandos pequenos, nestes todos voam juntos. Mas também forma bandos mistos com a arara escarlate (Ara macao). A sua alimentação é, sobretudo de sementes e frutos, classificando-a como uma ave granívora e frugívora. São aves que fazem muito ruído e movimentam-se diariamente entre os locais que repousam e alimentam.

Reprodução

Essa espécie é ovípara, ou seja, sua reprodução se dá por ovos e o acasalamento ocorre em ocos de árvores ou cavidades rochosas. Os ovos são incubados apenas pela fêmea e as crias são totalmente dependentes dos seus “pais” durante os primeiros anos de vida. O macho cuida da fêmea nesse período garantindo a sua alimentação. Ao todo são botados em média de 1 a 3 ovos, a incubação dura de 27 a 29 dias e os filhotes ficam no ninho por quatorze semanas. Uma vez formado o casal, ele vive para sempre junto.

Filhote de Arara Vermelha
Filhote de Arara Vermelha

Tempo de vida

A espécie, como algumas outras da família dos psitacídeos, vive bastante tempo. No caso das Araras asas verdes, o tempo de vida pode chegar a 60 anos.

Localização

A ave tem a mata como habitat natural. É encontrada na Amazônia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, interior do Paraná e em alguns países da América do Sul, como Venezuela, Colômbia e norte da Argentina.

Fotos da Arara Vermelha de Asa Verde 

E aí gostou de conhecer um pouco sobre a arara de asa verde. Deixe nos comentários o que achou e sugestões para os próximos posts. Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *