Home / Informações / Baleia Beluga

Baleia Beluga

Dados e Nome Científico da Baleia Beluga

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Monodontidae
Gênero: Delphinapterus
Espécie: Delphinapterus leucas

Baleia Beluga
Baleia Beluga

A beluga, também conhecida como baleia-branca, foi descrita pela primeira vez pelo zoólogo Peter Simon Pallas, em 1776. Apesar de ser chamada de baleia, a espécie Delphinapterus leucas pertence à família dos golfinhos.

As baleias beluga habitam as águas geladas do Oceano Ártico e são animais altamente sociáveis, vivendo em grupos de 30 a 100 indivíduos. Pesquisadores calculam que há cerca de 50 mil baleias-branca em todo o mundo.

No século passado, a população diminuiu muito por causa da caça. Além de utilizar a carne e a gordura do animal, os caçadores ganham muito dinheiro também com a pele da beluga, pois este é o único cetáceo cuja pele pode ser utilizada como couro.

Delphinapterus leucas
Delphinapterus leucas

Características

As baleias belugas possuem dimorfismo sexual: os machos têm um corpo mais alongado do que o das fêmeas. Enquanto as fêmeas pesam de 1,4 a 1,6 toneladas, os machos pesam de 1,7 a 1,9 toneladas. Ambos tem de oito a 10 dentes em cada maxilar.

Indivíduos dessa espécie de baleia não possuem nadadeira dorsal e são capazes de atingir a velocidades de 55 km/h, podendo mergulhar a profundidades de 425 metros.

A Delphinapterus leucas é bastante inteligente. Elas comunicam entre si através de sons agudos ou por sinais.

Alimentação da Baleia Beluga

As belugas caçam as suas presas em grupo e geralmente são bem sucedidas, tendo um percentual de acerto de 76,4%. Ou seja: quase sempre conseguem obter o seu alimento.

Esses animais são caçadores oportunistas e comem uma grande variedade de peixes, lulas, crustáceos e polvos. As baleias beluga utilizam a ecolocalização para encontrar os seus alimentos e para vagarem pelo oceano sem se perder.

Reprodução

A Delphinapterus leucas vive entre 25 e 30 anos. As fêmeas têm, no máximo, cerca de oito filhotes durante toda a sua vida.

Baleia Beluga filhote
Baleia Beluga filhote

A gestação da fêmea da baleia branca, dura cerca de 14 meses. Os filhotes são capazes de nadar, na companhia de suas mães, a partir do nascimento. A mãe fornece proteção e orientação para os filhotes, que são totalmente dependentes do leite materno até completarem um ano de vida. Porém, o aleitamento dura de 18 meses a dois anos.

Os filhotes de baleias branca nascem com a pele cinza. Depois de um tempo, o tom da pele escurece ainda mais até ficar completamente preto. Somente após atingirem a maturidade é que eles ficam brancos.

Curiosidades da Baleia Beluga

  • O nome “beluga” animal tem origem na palavra russa “belukha”, que significa “branco”.
  • Esta baleia também recebe o nome de “canário dos mares” por causa de seus assobios e cantos.
  • As belugas possuem uma espessa camada de gordura que as protege das águas geladas do Oceano Ártico. Essa camada pode ter até mais de 25 centímetros de grossura.
Filhotes de Beluga
Filhotes de Beluga
  • Elas possuem pele áspera sem nenhum pelo.
  • Além de inteligentes, as belugas são muito brincalhonas. Na natureza, elas brincam com restos de animais mortos.
  • Em um estudo realizado por um grupo de cientistas americanos na Fundação Nacional de Mamíferos Marítimos em San Diego, na Califórnia, descobriu-se que as belugas são capazes de imitar a voz humana.
  • A cor branca a protege contra inimigos por confundir-se com a dos blocos de gelo.
  • Os olhos, pequenos e separados, só enxergam direito debaixo d’água e não podem ver juntos a mesma coisa.
  • Por motivos ainda desconhecidos, as belugas nadam centenas de quilômetros rio acima e, às vezes, acabam virando refeição de ursos.
Baleia Beluga e Homem
Baleia Beluga e Homem
  • Um único fóssil dessa espécie foi encontrado na península da Baixa Califórnia, indicando que esta família antes habitava águas mais quentes.
  • Como a nona vértebra é desconectada e móvel, a beluga é capaz de virar a cabeça de lado.
  • As belugas fêmeas demoram de quatro a sete anos para adquirirem a maturidade sexual. Nos machos, esse período leva de sete a nove anos.
  • As baleias belugas são muito sociáveis e comunicam regularmente umas com as outras.
  • Apesar de a pesca estar proibida desde 1985, países como Noruega, Islândia e Japão matam a baleia beluga sob o pretexto de fazer pesquisas científicas. Porém, os três países têm longa tradição no consumo da carne e no uso do óleo da baleia como combustível, lubrificante e na fabricação de sabão.

Fotos de Baleia Beluga 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *