Home / Informações / Características da Iguana

Características da Iguana

Iguana é um nome comum utilizado para vários lagartos tropicais da família Iguanidae. Apesar do gênero iguana compreender apenas as espécies iguana-verde (iguana iguana) e iguana-do-caribe (iguana delicatissima ), existem várias espécies chamadas de iguanas, espalhadas em diversos gêneros. A família Iguanidae inclui, além dessas espécies, diversas outras espécies que não consideradas iguanas.

Classificação

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Iguanidae

Iguana
Iguana

Classificações Inferiores

Dentre os vários gêneros pertencentes a família Iguanidade, 8 gêneros são exclusivos de espécies reconhecidas e não extintas de iguanas, totalizando 40 espécies. No Brasil, existe a ocorrência apenas da iguana-verde.

Gênero Amblyrhynchus: Representada por uma única espécie endêmica das Ilhas Galápagos.

Amblyrhynchus
Amblyrhynchus

Gênero Brachylophus: Representado por 3 espécies endêmicas das Ilhas Fuji.

Brachylophus
Brachylophus

Gênero Conolophus Representado por 3 espécies endêmicas das Ilhas de Galápagos.

Conolophus
Conolophus

Gênero Ctenosaura Gênero que possui maior representantes, com 18 espécies nativas do México e América Central

Ctenosaura
Ctenosaura

Gênero Cyclura Representado por 10 espécies encontradas nas Índias Ocidentais.

Cyclura
Cyclura

Gênero Dipsosaurus Representado por uma única espécie, encontrada nos Estados Unidos e México.

Dipsosaurus
Dipsosaurus

Gênero Iguana: Representado por 2 espécies, nativas da América do Sul e Central, além de uma população selvagem introduzida nos Estados Unidos.

Iguana
Iguana

Gênero Sauromalus: Representado por 2espécies, que podem ser encontradas nos Estados Unidos, México e ilhas no Golfo da Califórnia.

Sauromalus
Sauromalus

Distribuição Geográfica

Iguanas são encontradas no hemisfério ocidental, com ocorrências no sudoeste do Canadá, grande parte dos Estados Unidos, em toda a América Central, Índias Ocidentais e, por fim, em praticamente toda a América do Sul, incluindo o Brasil.

Algumas espécies apresentam uma grande faixa de ocorrência, com populações que vai desde o Estados Unidos, América do Sul e Ilhas Galápagos, enquanto outras são endêmicas de determinadas região.

O gênero Brachylophus, encontrado nas ilhas Fiji é uma exceção ao Hemisfério Ocidental.

Habitat da Iguana

Iguana Habitat
Iguana Habitat

A maioria das espécies preferem florestas tropicais, mas também são encontrados em regiões mais áridas, desde que apresente alguma vegetação ou rochas, fundamentais para fornecer abrigo e rota de fuga contra predadores.

Dentro todos os habitats, o mais incomum é da iguana-marinha (Amblyrhynchus cristatus), que é a única espécie de lagarto com hábitos marinhos.

Características Físicas

A cabeça da iguana é formada por numerosas escamas assimétricas e na garganta existe a presença de um saco dilatável. Sua principal característica é a presença de uma crista, desde a cabeça até a cauda, sendo mais evidente em algumas espécies. Em algumas espécies é possível notar a presença de pequenos chifres, entre os olhos e as narinas.

O tamanho da iguana pode variar de acordo com a espécie, mas é um animal de corpo robusto e porte grande, sendo que, em algumas espécies, o comprimento pode chegar a de 2 metros em um peso de até 15 quilos. Algumas espécies são capazes de controlar o crescimento, de acordo com as condições do ambiente em que vivem.

Apresenta quatro fortes patas, cada uma com 5 dedos e unhas grandes e afiadas. A cauda é utilizada como arma de defesa, portanto é dotada de uma extraordinária força. Outra característica da cauda é a capacidade de se quebrar de modo a facilitar a fuga.

Como é usual em outros répteis, a iguana apresenta o olho parietal, também conhecido como terceiro olho. Apesar do nome, o olho parietal não forma imagem, mas é um órgão fotossensível, capaz de identificar as mudanças de claridade e, no escuro, detectar a presença de predadores através do calor.

Iguana Características
Iguana Características

Além disso, apresenta um papel importante na escolha do ambiente mais adequado para a termorregulação, uma vez que a iguana, como todos os répteis, depende de fontes de calor externas para a regularização da temperatura corporal.

A coloração da iguana é fundamental para sua estratégia de camuflagem e, por isso, varia em cada espécie de acordo com o habitat. Além disso, também é possível notar a mudança de cor dentro de uma mesmo exemplar, de acordo com a fase da vida.

Características Sociais

Em geral, a iguana é um animal arbóreo, que vive a maior parte da vida no topo das árvores e descem ao meio terrestre somente no momento do acasalamento ou para colocar os ovos. Porém, algumas espécies dividem seu tempo entre as árvores e meios terrestres, de acordo com a hora do dia e temperatura externa.

Iguana Corpo
Iguana Corpo

Como já mencionado, a iguana-marinha apresenta uma peculiaridade e não apresenta hábitos terrestres ou arbóreos, mas sim marinhos, podendo ficar até uma hora totalmente debaixo d’água.

São animais diurnos e a primeira atividade diária é a busca por um local adequado para elevar a temperatura corporal e somente após algum tempo, saem em busca de alimentos. Durante o dia, caso a temperatura se eleve muito, procuram locais com sombras, para não superaquecerem. Quando a noite começa a cair, saem em busca de um local seguro para descansarem.

De modo geral, apresentam aspectos territorialistas, que se tornam mais evidentes em algumas espécies no período de acasalamento. Em alguns casos, como da Iguana iguana, hierarquias de dominância podem se desenvolver. Neste caso, ocorre um aumento de testosterona no macho dominante, que serve tanto para defesa de território, como para atrair fêmeas.

Cuidar de Iguana
Cuidar de Iguana

Hábitos Alimentares da Iguana

A iguana é um animal herbívoro que se alimenta de uma variedade de flores, frutos, sementes, flores e brotos de jovens plantas. Algumas espécies podem, eventualmente, consumir insetos. A iguana-marinha apresenta a dieta alimentar mais diferenciada, alimentando-se exclusivamente de algas marinhas.

Como os demais herbívoros, a digestão é feita pelo processo de fermentação realizadas por bactérias presentes no sistema digestivo. Se comparado a mamíferos, a iguana apresenta uma necessidade 10 vezes menor de consumo de alimentos.

Características Reprodutiva

Uma iguana fêmea atinge a maturidade sexual entre 2 a 5 anos, enquanto o macho demora um pouco mais, entre 5 a 8 anos. A expectativa de vida na natureza é de 10 a 20 anos, enquanto em cativeiro pode ultrapassar os 25 anos.

O período de acasalamento pode durar até três semanas e, em algumas espécies, a fêmea reduz sua alimentação aproximadamente duas semanas antes desse período.

A iguana é ovípara e após 2 ou 3 meses de acasalamento a fêmea busca um local adequado para colocar seus ovos. Concluída essa busca, que pode demorar até 3 dias, a fêmea cava um buraco e deposita entre 1 a 80 ovos, que serão cobertos com a própria terra ou folhas.

Iguana Reprodução
Iguana Reprodução

O período de encubação dura entre 50 a 120 dias, sendo que durante algum período a fêmea vigia seu ninho. Mas quando o filhote nasce, já com características e movimentos de adultos, não há proteção parental e este já precisa seguir seus instintos para sair do ninho sem ser notado por possíveis predadores.

Domesticação da Iguana

A iguana-verde (iguana iguana), é um dos répteis mais populares dentre os animais de estimação exóticos. Como um comportamento dócil, essa espécie possui uma fácil adaptação ao ambiente doméstico.

Domesticação da Iguana
Domesticação da Iguana

Optar em criar uma iguana requer um grande esforço e gasto, visto a necessidade de reproduzir diversas condições para o desenvolvimento do animal. Como já mencionado, a iguana é territorialista, portanto nunca deve ser criado dois exemplares no mesmo terrário, principalmente se ambos forem machos.

Para conhecer outras espécies de lagarto que podem ser domesticados acesse Tipos de lagartos domésticos.

Com toda a diversidade de espécies, cores e aparência, a iguana é um animal que definitivamente não passa despercebido e, de uma forma ou outra, sempre chama atenção. Nós, do Portal dos Animais, queremos saber sua opinião, portanto não esqueça de deixar seu comentário.

Fotos de Iguana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *