Home / Informações / Caranguejo Aranha Gigante

Caranguejo Aranha Gigante

Ao mergulhar no fundo do mar perto do Japão provavelmente irá deparar-se com um animal um tanto assustador: o caranguejo aranha gigante. O seu tamanho avantajado o torna um ser que intimida, chegando a 3,8 metros de envergadura com suas patas esticadas. Apesar dessa envergadura excessiva, o caranguejo é leve o seu peso chega a 19 kgs.

Caranguejo Aranha Gigante
Caranguejo Aranha Gigante

Crustáceos

Os caranguejos são crustáceos da ordem dos decápodes, eles têm cinco pares de pernas e abdômen completamente dobrado por baixo do cefalotórax, que é a parte central do corpo, revestida em cima por uma carapaça de formato redondo, oval ou quadrado. Pode andar, em terra, em qualquer direção, sem se voltar, mas de preferência, costuma locomover-se de lado. Vive geralmente na água salgada, mas há alguns gêneros que têm na água doce o seu habitat.

Alimentação

Na idade adulta, essa espécie chamada de Macrocheira kaempferi são onívoros, ou seja, alimentam- se tanto da carne de outros animais quanto de vegetais, são bastante ágeis e astutos para pegar a sua caça viva. Porém, normalmente, eles não caçam e se comportam como necrófagos, comendo restos de animais mortos, isso lhe dá o atributo de um pequeno urubu do mar.

Caranguejo Aranha Gigante Alimentação
Caranguejo Aranha Gigante Alimentação

Os diversos gêneros e espécies de caranguejo são vulgarmente denominados por nomes locais ou regionais, como guaiamu, guaiá, santola, espia-maré, siri e etc. No litoral do Nordeste brasileiro dá-se o nome de caranguejo à espécie Uca cordata, um crustáceo de grandes dimensões, e inferior em tamanho apenas ao guaiamu.

Pesca comercial

O caranguejo aranha gigante é alvo de pesca comercial no Oceano Pacífico e ele costuma habitar regiões com profundidade de 150 a 300 metros, apesar de ser encontrado a 50 metros de profundidade durante sua época de reprodução. O animal resiste a perda de pernas, ocasionada por redes de pesca ou predadores marinhos, e elas podem até mesmo crescer de volta.

Caranguejo Aranha Gigante Pesca
Caranguejo Aranha Gigante Pesca

Tempo de vida

O Macrocheira kaempferi pode viver por até 100 anos.

Descrição física

O caranguejo gigante tem o corpo de cor alaranjada, com pontos brancos em suas patas, suficientemente grandes para abraçar um carro. Segundo os estudiosos, as garras da espécie masculina tornam-se mais longas do que os seus pés, e quanto abertas podem atingir três metros.

Distribuição geográfica

A área de distribuição natural da espécie está centrada ao largo da costa sul da ilha de Honshu, desde a baía de Tóquio às águas ao largo da Prefeitura de Kagoshima. Populações menores foram encontradas ao largo da Prefeitura de Iwate e Su-ao em Taiwan. As espécies adultas distribuem-se até aos 600 metros de profundidade, com exemplares capturados a partir dos 50 m. A maioria parece distribuir-se na região dos 150–300 m de profundidade, mas sobem até cerca de 50 metros de profundidade durante a época da reprodução. O seu habitat preferencial são as cavidades e cavernas nas depressões dos fundos marinhos.

CCaranguejo Aranha Gigante
CCaranguejo Aranha Gigante

Ciclo de vida

O ciclo de vida acontece da seguinte forma, as fêmeas transportam os ovos fertilizados ligados aos seus apêndices abdominais até que eclodem em minúsculas larvas. O ritmo de desenvolvimento das larvas dependente da temperatura das águas, atingindo a fase larval entre os 54 e os 72 dias após a eclosão a temperaturas de 12 a 15 graus. Durante a fase larval os juvenis apresentam uma estrutura totalmente distinta da dos adultos, primeiro apresenta um minúsculo corpo transparente arredondado, desprovido de apêndices, que se mantém à deriva junto da superfície do oceano.

Ladrão de coco

Medindo até 1 metro de comprimento, o caranguejo dos coqueiros, também conhecido como ladrão de coco é um dos maiores artrópodes, perdendo apenas para o caranguejo aranha gigante.

Caranguejo Ladrão de Coco
Caranguejo Ladrão de Coco

Apesar do seu tamanho grande, pouco se sabe sobre as populações de ladrões de coco, eles são classificados como espécie deficiente de dados (DD) pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o que significa que os especialistas não sabem o suficiente para poder determinar se essa espécie está ou não ameaçada de extinção. Esses

Habitat

Esses caranguejos vivem em pequenas ilhas da região tropical dos oceanos Índico e Pacífico. E, apesar do nome, têm uma alimentação variada que inclui frutas suculentas e até caranguejos menores e, claro, coco. Quando decidem comer um coco, eles rasgam a casca em tiras usando suas pinças e, em seguida, batem na fruta repetidamente até que ela se rompa.

Caçadores

De acordo com Heather Koldewey, da Sociedade Zoológica de Londres, na Grã-Bretanha, esse tipo de caranguejo foi alvo de caçadores, mas não por muitas décadas. Hoje em dia, muitos servem de presas para ratazanas, que foram introduzidas às ilhas onde eles vivem.

Ratazanas x Caranguejos

Apesar de servir de alimento para as ratazanas, os cientistas observaram que, algumas vezes, marinha, os ladrões de coco devem permanecer a salvo. Já há um programa em desenvolvimento para erradicar as ratazanas.

Espécies diferentes de caranguejos

Caranguejo Rei 

O caranguejo rei é encontrado no mar do Alasca. A espécie vive no fundo do mar, nas partes escuras onde as águas são sempre muito frias. O animal é pescado nas águas tempestuosas, próximo ao estreito de Bering.

Caranguejo Morango 

Essa espécie de caranguejo foi descoberta em uma praia de Pingtung, no sul de Taiwan. Segundo o biólogo marinho responsável pelo achado, Ho Ping-ho a coloração do animal assemelha-se à um morango. De acordo com Ho Ping-ho, que leciona em uma universidade local, a National Taiwan Ocean University, a descoberta foi realizada enquanto pesquisava o impacto ambiental do naufrágio de um navio, nas águas do Kenting National Park.

Caranguejo gigante da Tasmânia 

 O Claude estava prestes a virar comida em um restaurante australiano, local onde caranguejo gigante é muito visado. Entretanto, ele foi salvo e virou um animal de exposição em um aquário do Reino Unido. Capturado na costa da Tasmânia, o caranguejo estava em uma profundidade de 800 metros. O pescador que o encontrou faturou quase 10 mil reais pela a sua venda para o aquário britânico. Claude ainda é muito jovem, mas já pesa 7 kg e tem 38 centímetros.

E aí, gostou? Saiba que aqui no blog todo o dia tem conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Caso queira receber artigos exclusivos no seu e-mail como este post, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela. Posso lhe pedir uma última coisa? Compartilhe esse conteúdo com os seus amigos! Combinado? Antes de ir, sugiro que você deixe sua opinião, sugestão ou exponha alguma dúvida logo abaixo, nós com certeza leremos todos os comentários e responderemos.

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *