Home / Informações / Coelho Estressado Sintomas

Coelho Estressado Sintomas

Todo mundo que tem um animal de estimação sabe que para cuidar bem de seu pet é necessário adquirir muita informação e colocá-la em prática cotidianamente. O esforço despendido nos cuidados com seu coelho é muito bem pago ao vê-los saudáveis e felizes fazendo muita companhia.

Para manter seu coelho saudável, calmo e contente, alguns cuidados não podem ser negligenciados. Um deles é o cuidado com os nervos de seu orelhudo.

Sim, os coelhos também apresentam sintomas de estresse e assim como os seres humanos, podem ficar doentes por causa do estresse excessivo.

São muitos os fatores que podem fazer com que seu coelho fique estressado. Vamos abordar quais são os sintomas e como evitar que seu coelho fique nervoso. Confira a seguir!

Estresse por Causa do Meio Ambiente

Existem algumas causas que contribuem para o estresse do seu coelho. Muitas dessas causas estão relacionadas com o ambiente em que vivem e com as pessoas que compartilham o espaço com o bichinho.

Uma dessas causas é o coelho se sentir sozinho. Caso se sinta só, seu coelho pode ficar triste e estressado. Você pode estar se perguntando, o que leva o coelho a se sentir solitário? A falta de carinho, atenção e brincadeiras são os motivos que causam o sentimento de solidão. Por esse motivo é essencial sempre estar em contato, dando bastante atenção, fazendo carinho e brincando com ele.

Coelhos Estressados Dentro de Cativeiro
Coelhos Estressados Dentro de Cativeiro

Procure não deixá-lo sozinho e separe pelo menos algumas horas do dia para cuidar dele com muita atenção. Momentos de dedicação total ao seu amiguinho orelhudo ajudam a deixá-lo mais calmo e feliz. Lembre-se também de sempre separar tempo para ajudá-lo a fazer seus exercícios.

Outros motivos que podem deixar seu coelho estressado são mudanças no seu ambiente ou em seus donos e pessoas que convivem com ele. Portanto, atente-se para qualquer alteração no ambiente em que vivem para evitar deixá-lo estressado.

Além das causas citadas nos parágrafos anteriores, outro fato que prejudica a saúde de seu coelho é a falta de espaço suficiente para viver. Sendo assim, é extremamente importante disponibilizar um ambiente espaçoso para seu coelho viver bem e cumprir suas atividades como exercícios e brincadeiras.

Coelho Estressado por Causa de Má Alimentação

Para deixar seu coelho menos estressado também é muito importante atentar-se para sua alimentação. Esse tópico merece muita atenção.

Procure matérias específicas sobre alimentação para sua raça de coelho. Tente seguir todas as dicas para mantê-lo bem nutrido e satisfeito.

Evite oferecer para seu coelho alimentos muito doces, batatas, e bugigangas que não fazem parte da dieta dele.

Caso perceba que a alimentação está deixando seu coelho irritado, é importante levá-lo a um médico veterinário especialista. Tente descobrir o que pode mudar na alimentação de seu pet para deixá-la mais completa.

Sinais de Estresse Em seu Coelho

Os coelhos são bichos bastante sensíveis e delicados. Podem ficar nervosos com facilidade. Veja a seguir os principais sinais de que seu coelho está estressado. Fique atento aos sintomas.

Quando seu orelhudo se esconde e se recusa a sair do esconderijo, é um sintoma de que algo está errado. Verifique se não há predadores por perto ou alguém que possa estar incomodando-o. Ao encontrar o motivo para esse comportamento tente consertá-lo o mais rápido possível para não deixar seu coelho mais estressado.

Além de se esconder, outras mudanças de comportamento são sintomas de que seu coelho não está bem. Caso ele mude seu comportamento abruptamente, fique atento para encontrar a causa.

Se o seu coelhinho vive em gaiola e anda roendo as barras da gaiola, certamente tem alguma coisa errada. Analise se a gaiola tem espaço o suficiente para ele viver bem. Procure também se não há sujeiras ou outros bichos que podem estar incomodando-o.

Preste atenção se houve alguma mudança nos hábitos de higiene do seu coelho. Alguns coelhos quando estão estressados lambem-se até criar feridas. Identifique se ele está lambendo-se mais vezes ao dia e tente fazê-lo parar com esse hábito antes que ele se machuque.

Comer mais e beber mais água também podem ser sintomas de estresse. O coelho quando está estressado pode ter fome e sede em excesso.

Mais um sintoma que pode indicar que seu coelho está estressado são seus movimentos. Observe se ele quase não está movendo-se, ou se ele está rodeando algum espaço. Além desses sinais, atente-se também para quando seu coelho bate as patas traseiras com frequência, pois costuma ser um dos principais sintomas de irritação.

Outra característica que pode indicar estresse no seu coelho são os olhos arregalados. Se você perceber que o olho dele está mais arregalado do que costuma ser, isto pode indicar estresse.

Também é importante ouvir seu coelho, caso ele apresente gritos, grunhidos e rosnados pode ser que estejam irritados com algo.

Evitando o Estresse de Seu Coelho

Para evitar que seu coelho apresente sintomas de estresse, existem algumas adaptações que podem ser feitas no comportamento das pessoas que cercam-o.

O coelho é um animal que tende a ser assustado por natureza, por estar sempre alerta às investidas dos seus predadores. Por este motivo aqui vão algumas dicas que você pode mudar no seu comportamento para evitar que ele fique estressado.

A primeira dica é não gritar com ele e evitar música alta e barulhos excessivos. Para ficar bem o coelho precisa de ambientes mais silenciosos.

Evite pegá-los no colo caso perceba que ele fica agitado ao ser levantado. Se for realmente necessário pegá-lo no colo, enrolá-lo numa toalha pode fazer com que ele sinta-se mais confortável.

Coelho no Colo
Coelho no Colo

Fale de maneira suave com ele, se houver muito barulho exterior, como fogos de passagem de ano, cubra as orelhas dele com uma mão e acaricie-o com a outra.

Preste atenção para perceber se o estresse do seu coelho não é sinal de tédio. Caso perceba que seu bichinho está entediado, tente estimulá-lo com brinquedos.

A dica principal para evitar os sintomas de estresse do seu coelho é estar sempre atento e dedicado. Ter um animal de estimação exige cuidados e, provavelmente, se você cuidar bem dele não terá motivos para se preocupar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *