Home / Informações / Coelho-Europeu Raças

Coelho-Europeu Raças

Você sabia que existem coelhos-europeus? Uma informação que você precisa saber se ama coelhinhos é que quase todos os coelhos domésticos são descendentes do coelho selvagem europeu.

Atualmente existem muitas raças de coelho-europeu presentes não só na Europa mas em todos os continentes. Há muitas raças originárias da França, Estados Unidos e existem até mesmo exemplares originários da Suécia e do Brasil.

O coelho-europeu pertence à ordem Lagomorpha, da família de animais Leporidae. É membro da espécie Oryctolagus Cuniculus.

Também chamados de coelhos-bravos, os coelhos-europeus já sofreram bastante com a caça ilegal. No entanto, atualmente o coelho-europeu é classificado no estado de conservação como quase ameaçado. Esta classificação é dada pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Quando classificado como Quase Ameaçado, significa que o coelho-europeu está em uma categoria que sofre ameaça de extinção no futuro próximo.

Há duas subespécies principais de coelho-europeu. A primeira delas inclui o coelho-europeu da Europa Central e das populações que dele derivam, como as raças de coelhos domésticos. Na segunda subespécie, há as populações ibéricas, de várias ilhas atlânticas e mediterrânicas, e até mesmo do Norte da África.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o coelho-europeu? Neste artigo vamos conhecer algumas de suas raças e características físicas, vamos aprender sobre sua alimentação e habitat.

Características Físicas

O coelho-europeu possui características bem diversas de acordo com sua raça. Aqui abordaremos as características físicas mais gerais do coelho-europeu ancestral. Também vamos apresentar as características físicas de algumas outras raças de coelhos-europeus.

É importante saber que as principais variações entre todas as raças descendentes do coelho-europeu comum são relativas à estatura e coloração.

A pelagem do coelho-europeu costuma apresentar-se acinzentada, com tons acastanhados e amarelados nas patas e nuca. Mas seus descendentes possuem pelagens diversas.

As orelhas do coelho-europeu comum são longas, mas menores do que o comprimento de suas cabeças. Suas orelhas costumam ser inclinadas para frente.

Suas patas posteriores são bastante desenvolvidas, praticamente desenhadas para o salto. Então, é muito comum vê-lo saltando pelo ambiente.

Orelhas do Coelho-Europeu
Orelhas do Coelho-Europeu

Seu peso médio é de 1kg, mas seu peso pode variar até 3kg. Tem o comprimento médio de cerca de 40cm. Já seus descendentes espalhados pelo globo podem ser até mesmo gigantes como o Coelho Azul de Viena e o Coelho Gigante Continental.

O Coelho Azul de Viena pode pesar até 5,5kg. Seu pescoço é quase inexistente, é curto e imperceptível. Suas orelhas são levantadas, fortes e longas. Os pelos e olhos dessa raça de coelho apresentam tons azulados, por esse motivo que ele leva a cor azul no nome.

O coelho-europeu da raça Gigante Continental, pode chegar até – pasmem – 22kg! Sua pelagem é grossa e pode ser branca, marrom, preta, cinza e malhada. Suas orelhas são grandes e costumam ficar eretas.

Além dos coelhos gigantes também existem os descendentes do coelho-europeu miniaturas, conheceremos alguns deles na parte final deste artigo.

Um coelho originário da França que chama bastante atenção por causa de suas características físicas é o Coelho Harlequin.

Coelho Harlequin
Coelho Harlequin

Chamado também de Arlequim, ele ganhou esse nome por causa de suas cores que lembram o personagem da Commedia dell’arte. São cores escuras que incluem marrom, azul, preto e até lilás e laranja. Alguns deles apresentam pelos brancos alternados.

O Coelho Arlequim pesa cerca de 2,5kg à 3,5kg. Possui pelagem curta. Suas orelhas medem aproximadamente 13cm de comprimento e são ligeiramente pontiagudas.

Também é descendente de coelho-europeu, o americano Coelho Califórnia ou Himalaia. Sua aparência também chama atenção. Ele possui focinhos, orelhas e rabos amarronzados. Seu peso pode chegar até 4,8kg. Suas orelhas são longas e finas.

Há também raças descendentes de coelho-europeu que são albinas. Os coelhos das raças albinas são diferentes dos com cor branca, pois eles não possuem pigmentação na pele, nos olhos, nos pelos, nas unhas, e nem mesmo nas mucosas. Seus olhos costumam parecer vermelhos justamente devido à ausência de pigmentação marrom ou preta.

Habitat e Alimentação

Muitos coelhos-europeus ainda são selvagens e podem ser encontrados soltos na natureza. Vivem em muitos lugares distintos, estão espalhados por regiões do mundo todo.

Suas áreas preferidas são prados e áreas de mato. Os coelhos-europeus selvagens tendem a ocupar ambientes que estejam próximos de áreas com alimentação abundante e opções de abrigo.

Seus principais alimentos são plantas herbáceas e arbustos. Eles têm o tubo digestivo adaptado a uma alimentação exclusivamente vegetal.

Caso você não saiba vale aprender que plantas herbáceas são popularmente conhecidas como ervas. As principais são as gramíneas como capins, gramas, trigo, centeio, cevada) e as leguminosas (alfafa, ervilha, soja, grão-de-bico).

Para as outras raças de coelhos europeus domésticos, é muito importante oferecer além de vegetais, ração peletizada e feno. Não deixe seu companheiro orelhudo sem nutrientes. Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes é fundamental.

Outras Raças de Coelho-Europeu

São muitas as raças de Coelho-Europeu, mas falaremos de algumas outras raças de coelhos-europeus domésticos.

Há mais de 305 raças distribuídas em 70 países ao redor do mundo. Até o famoso Coelho Brasileiro, branquinho e orelhudo, é descendente do coelho-europeu.

Os coelhos americanos, Coelho Califórnia, Coelho Jersey Wooly, Coelho Branco da Flórida e Coelho do Alasca, são algumas das raças descendentes do coelho-europeu.

Outra raça descendente é o peludinho Coelho Leão, ou Lion Head, originário da Bélgica.

O Coelho Nova Zelândia é um representante da Oceania que também possui ascendência do coelho-europeu.

Existem até raças descendentes do coelho-europeu que são naturais de países nórdicos. Até mesmo na maior ilha da Suécia e do Mar Báltico, a ilha de Gotland ou Gotlândia tem o coelho de Gotland, descendente do coelho-europeu. Também na Suécia, há o descendente Coelho de Mellerud.

Outras raças de coelho-europeu são os originários da França. Os franceses, Coelho Chinchila, Coelho Fauve de Bourgogne, Coelho Hyplus e Coelho Lapin Chèvre.

Raças de Coelho-Europeu Mini

Não podia deixar de faltar descendentes do coelho-europeu em versões miniaturas. Eles são meigos e parecem bichinhos de pelúcia. Os coelhos mini estão ficando cada vez mais populares. Fazem sucesso mundialmente.

As raças de coelho mini descendentes de coelho-bravo são: Coelho Mini Rex, Coelho Mini Lop, Coelho Anão Holandês, Coelho Lop Miniatura e o Mini Lion Lop.

Vale conferir cada uma dessas raças e escolher alguns desses lindos animais para acompanhar diariamente você e sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *