Home / Informações / Coelho Mini Lop Cuidados

Coelho Mini Lop Cuidados

Você sabia que existe um Mini Coelho muito fofinho que está fazendo bastante sucesso como animal de estimação? O nome dessa raça de coelho anão com orelhas longas e macias é Mini Lop.

Recentemente chegado no Brasil, os Mini Lops são bichinhos muito lindos que exigem cuidados especiais. Originais da Alemanha surgiram a partir do cruzamento entre um Lop Alemão e um coelho Chinchila.

O Coelho Lop foi levado para os Estados Unidos no início da década de 70, e nos EUA foi cruzado com um Chinchila Standard. Dez anos depois, em 1980, foi aceito como uma raça oficial pela American Rabbit Breeders Association (ARBA).

Existem coelhos Mini Lops de diversas cores e esses coelhinhos fofos tornaram-se uma das raças mais populares do mundo.

Conheça um pouco mais, saiba suas características físicas, entenda suas características comportamentais e obtenha dicas de como cuidar do coelho Mini Lop.

Características Físicas e Comportamentais

O coelho Mini Lop possui pelagem macia e de tamanho médio. Seu peso, quando adulto, pode variar de 1,5kg até 3,0kg. Essa raça de coelho apresenta um corpo longo e arredondado. Possuem cabeça grande e suas orelhas são caídas, longas e grossas. Suas orelhas começam a ficarem caídas depois de 3 meses.

É fundamental cuidar com bastante carinho e responsabilidade de seu coelho. Antes de comprar certifique-se que poderá cuidar dele por bastante tempo, pois quando bem cuidados os coelhos Mini Lops vivem de 5 a 10 anos. Pense bem, não tem valor que pague a companhia que esse orelhudo mini pode fazer.

Mini Lops são coelhos muito dóceis e amigáveis. São muito brincalhões e companheiros. Quando mais novos costumam brincar mais, porém com o passar dos anos tendem a ficar cada vez mais calmos e tranquilos.

Costumam ser muito leais e dedicados aos donos. Pedem bastante carinho e podem ficar solitários e tristes caso fiquem sem atenção de seus donos.

Segure um pouco a vontade de pegar o Mini Coelho ao vê-los pela primeira vez. Eles são um pouco desconfiados, e o ideal é não pegá-los no colo no primeiro contato.

São bem temperamentais e podem ficar “emburrados” caso você faça algo que eles não gostem. Além disso, se manuseados de forma incorreta podem se assustar e ao ficarem com medo podem morder. Mas não se preocupe, pois em geral eles costumam ser bem calmos e amorosos.

Mini Lops se dão bem com gatos. A interação entre esses dois animais de estimação é uma dose alta de fofura. Portanto, se você já tem um gatinho e quer ter um Mini Lop não precisa se preocupar, pois os dois provavelmente virarão amigos.

Alimentação: Como Alimentar seu Mini Coelho

Como todo animal de estimação é essencial cuidar bem do seu Mini Lop. Os cuidados envolvem desde o que oferecer para ele comer até manutenção da limpeza e higiene, tanto do bichinho quanto do ambiente em que ele vive. Confira dicas para a alimentação e de cuidados básicos para o Mini Lop.

A primeira coisa importante para alimentá-lo de forma correta é não deixá-lo em jejum nem dar comida em excesso. A alimentação equilibrada é fundamental para manter seu coelho saudável. Para saber a quantidade ideal de alimentos para seu pet basta levá-lo a um médico veterinário especialista. Veremos a seguir quais são as melhores opções de alimentos para o seu Mini Lop.

O Mini Coelho deve comer ração peletizada, com proteína e outras vitaminas importantes para seu desenvolvimento saudável. A ração peletizada deve ser peneirada antes de servir, porque seu pó pode causar irritações oculares e respiratórias no Mini Lop.

É necessário feno diário para eles. Caso você não encontre feno pode substituí-lo por capim fresco. Também é interessante oferecer Alfafa peletizada ou em cubos. Ela pode ser servida apenas 1x por semana.

A partir dos 12 meses de idade podem ser incluídos em sua alimentação vegetais como brócolis, almeirão, chicória, vagem,couve e folhas de cor escura em geral, beterraba, rabanete e cenoura. Evite alimentá-los com alface e folhas de cor clara, pois têm menos nutrientes.

Lave e seque bem os vegetais antes de oferecer ao Coelho Mini Lop. Lembre-se que para alimentá-los os vegetais devem ser crus.

Além dos vegetais, também podem ser oferecidas frutas sem muito açúcar e cruas. Frutas como bananas, maçãs, peras, pêssegos, são boas alternativas, seu Mini Coelho vai adorar.

Aqui vai outra dica importante: se possível adicione malte à dieta de seu coelhinho para reduzir o risco de bolas de pelo no estômago.

Além dos alimentos, é essencial oferecer bastante água para ele ficar bem hidratado. Lembre-se de sempre trocar a água da gaiola e mantê-la limpa e fresca.

Cuidados Com a Higiene

Mini Lops em Casa
Mini Lops em Casa

Os Mini Lops podem ser criados soltos em casa ou apartamento. Também podem ser criados em gaiolas espaçosas. A gaiola deve ficar em local seco e arejado.

O Mini Coelho faz suas necessidades fisiológicas bastante vezes por dia. Portanto, é muito importante tomar cuidado com a higiene do local em que ele vive. É fundamental manter os ambientes em que ele circula sempre limpos.

Caso você opte por criá-lo em gaiola, é importante sempre remover as sobras de alimentos do comedouro para não atrair outros bichos e evitar que ele contraia alguma doença. Deve-se limpar a gaiola se possível mais de uma vez por dia.

Outro ponto importante é não esquecer de limpar todos os brinquedos e acessórios do seu Mini Coelho. Assim como a gaiola, é importante limpar os brinquedos e acessórios mais de uma vez por dia.

Os Mini Lops costumam ser bem higiênicos e lavam-se sozinhos. Possuem na sua língua enzimas que contribuem na limpeza de seus pelos. Sendo assim, não dê banho nele, se necessário utilize um pano úmido para limpá-lo.

Também é importante saber que devido a pelagem dele ser mediana, não é necessário escovações frequentes. Seus pelos ficam macios e não embaraçam, mesmo sem escová-los.

Cuidados Específicos

O Mini Lop possui algumas especificidades, é fundamental que seu dono esteja ciente para cuidar dele da melhor forma possível. Vamos conhecer quais são os cuidados específicos e necessários.

É importante tomar cuidado com suas orelhas. As longas orelhas possuem um papel essencial, pois regulam a temperatura do bichinho. São muito sensíveis e delicadas. Procure nunca pegá-los pelas orelhas, muito menos puxá-las ou segurá-las.

Além disso, devido à sensibilidade de suas orelhas, o Mini Coelho não se dá bem com ambientes muito barulhentos. Evite fazer barulhos altos demais e cuide bastante dele no final do ano, pois ele costuma sofrer com os sons explosivos da passagem de ano.

E por último mas não menos importante, uma vez que com o passar do tempo eles tendem a ficar mais preguiçosos, prepare-se para brincar bastante com seu Mini Lop para que ele não fique obeso e sedentário.

Seguindo todos esses cuidados você já está mais do que pronto ou pronta para ser pai ou mãe de um Coelho Mini Lop. Divirta-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *