Home / Informações / Coelho Rex Características e Fotos

Coelho Rex Características e Fotos

Com o passar dos anos os coelhos têm se tornado uma das principais escolhas daqueles que desejam ter um animal de estimação. É fácil de entender o porquê, certo? Pois eles são dóceis, lindos e ótimos companheiros.

As crianças costumam amar os coelhos, elas ficam encantadas com estes peludinhos de orelhas longas. Elas brincam com eles e esta combinação deixa qualquer casa mais alegre.

Desde que o coelho-europeu foi domesticado pela primeira vez, surgiram cada vez mais raças de coelhos. Elas são bem diversificadas, mas têm algo em comum: são todas muito lindas!

E não é diferente com o coelho Rex. Ele tem uma beleza exuberante e parece ter uma relação com a realeza. Neste artigo explicaremos o porquê.

Hoje apresentaremos uma raça que está ficando cada vez mais conhecida a cada ano que passa. São os cobiçados coelhos Rex, confira!

História e Origem

O coelho Rex é originário da França, mas tornou-se popular em todo o mundo. Seu nome vem da palavra Rex que em latim significa Rei. Seria o Rex o rei dos coelhinhos?

No século XX ele já estava presente em toda a Europa. Desde então, a popularidade desta raça só aumenta. É interessante que a raça possui muitas variações.

Três Coelhos Mini Rex
Três Coelhos Mini Rex

Uma das variações mais populares é a raça Mini Rex, conhecida anteriormente como Rex Anão ou Rex Dwarf. Esta raça era a mais popular nos Estados Unidos no ano de 1988. E em 1990 recebeu a denominação que segue até hoje, Mini Rex.

As outras raças bem conhecidas são Rex Tricolor, Rex preto, Rex Castanho, Rex Standart e o Castor Rex. Sendo que o maior entre todas as raças é o Rex Standart que pode alcançar até 5kg.

Características Físicas

Os coelhos rex são bem diferentes de muitas outras raças. Seus pelos são curtos e densos, costumam chamar bastante atenção. Eles apresentam-se em muitas variações de cores sendo que chocolate, canela, cinza, preto, branco, caramelo e até mesmo azul, são apenas algumas delas.

A pelagem do coelho Rex é tão bonita e distinta que contribui para que ele participe de muitos concursos e exposições. Isso, mesmo!  No mundo da cunicultura, ou seja, dos criadores de coelhos, é muito comum ter concursos de beleza para avaliar as características físicas das raças.

Eles têm os pelos cheios e aveludados, bem distribuídos pelo corpo todo, de forma bem regular. Estes coelhos são tão lindos que quando olham para você é praticamente impossível resistir e não correr para acarinhá-los!

Os olhos do Rex também apresentam variações de cores. Mas são apenas duas, podem azuis ou vermelhos. Ainda bem, pois imagina se fossem em tantas variações de cores quanto as de pelagem!

Coelho Rex Cinza
Coelho Rex Cinza

Em relação ao tamanho ele não é um coelho nem grande nem pequeno, pode ser considerado de tamanho médio. O peso do coelho Rex varia entre 1,5Kg a 2Kg.

Esta raça tem todas as partes do corpo em tamanho proporcional. E todas as partes, até mesmo as orelhas, são de tamanho médio. Diferentemente de outras raças que possuem orelhas super longas em comparação com as outras partes do corpo.

Características Comportamentais e Cuidados

Os coelhos Rex são muito dóceis e carinhosos. São ótimas opções de animais de estimação. Ele é bastante brincalhão e precisa de bastante atividade para ficar saudável.

Procure brincar bastante com seu coelho, não se esqueça de deixar brinquedos pelo ambiente para que ele também possa brincar sozinho. É importante que ele tenha bastante espaço para explorar e fazer exercícios.

Se você optar por criá-lo em gaiola, lembre-se que ela precisa ser bem espaçosa. É preciso que ela tenha no mínimo entre 1,20 m e 1,50 de comprimento, e aproximadamente 60 cm de largura. Seu coelho deve conseguir ficar em pé sem que suas orelhas toquem o teto da gaiola.

Outra informação muito importante para colocar em prática é deixar as portas da gaiola abertas para que ele possa transitar pela casa. Mas tome cuidado para não deixá-lo sair para a rua, pois ele é muito sensível e pode se assustar ao ver um predador, podendo até morrer com ataque cardíaco!

Coelho Rex  Branco e Cinza
Coelho Rex Branco e Cinza

O coelho Rex se assusta muito facilmente e pode ficar anti social caso sinta-se desprotegido. Evite deixá-lo exposto à muitas pessoas e providencie um ambiente confortável e seguro.

É importante disponibilizar para esta raça algo que sirva como esconderijo. Providencie uma caixa com entrada para o coelho e deixe no ambiente para que ele possa se esconder quando se sentir ameaçado.

Também é importante que o ambiente não seja barulhento, pois o coelho não se dá bem com agitação e barulhos. Isso acontece porque suas orelhas são muito sensíveis, portanto, não puxe-as nem segure-os pelas orelhas.

Não se esqueça que estes dentucinhos gostam de mordem, então é importante tomar cuidado para que ele não morda o que não pode. Evite deixar cabos e fios expostos, para evitar que ele tome choque elétrico.

O coelho Rex não precisa tomar banho, evite deixá-los molhados, pois eles podem sofrer hipotermia. Escove seus pelos uma vez por semana para deixá-los bem macios. Quem sabe, ele até participe de um dos concursos que falamos sobre anteriormente.

Alimentação

Coelho Rex Comendo Capim
Coelho Rex Comendo Capim

O coelho alimenta-se bastante vezes por dia. Você deve alimentá-los com feno e ração peletizada, para que ele possa ficar bem nutrido.

Também é fundamental oferecer vegetais e frutas com pouco açúcar. Rúcula, couve, banana e maçã são boas opções de alimentos.

Evite alguns vegetais como brócolis, couve e repolho, pois são alimentos que podem causar muitos gases nos coelhos. Além disso, apesar de ser popular associar o coelho com cenoura, saiba que o alimento não é o ideal para ele, deve ser oferecido em pouca quantidade.

Outro vegetal que costumam associar com os coelhos é o alface. Porém, o alface também não é a melhor alternativa, pois tem poucos nutrientes. O ideal é que eles consumam folhas verdes escuras, assim ficam bem nutridos.

Além disso, deixe sempre água fresca em abundância ao alcance do coelhinho. É importante trocá-la várias vezes por dia para garantir que ele está ingerindo a quantidade suficiente e com qualidade. Cuide bem de seu coelho Rex e aproveite do ambiente alegre que ele proporciona!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *