Home / Informações / Como Acabar com as Traças e Baratas

Como Acabar com as Traças e Baratas

Baratas e traças são pragas urbanas difíceis de serem controladas e que precisam de atenção constante, pois as traças podem trazer prejuízos financeiros e as baratas podem trazer danos à saúde.

Contudo há formas de prevenir que elas se hospedem em nossos lares!

Acabando com as traças

Traças
Traças

Identificando o tipo de traça

 Existem 3 tipos de traças:

  • Traças de livros
  • Traças de roupas
  • Traças de grãos

Identificar primeiro o tipo de traça é importante, pois é necessário entender seus hábitos alimentares para então partir para o plano de eliminação.

Traças de Livro
Traças de Livro

As traças de livros se alimentam de amido, portanto, vão dar preferência para papéis e livros e locais com pouca umidade e luz. Terão preferência a se esconder em frestas de paredes, cantos de sofás, de carpetes e de livros e papéis, dos quais se alimenta.

As traças de roupas se alimentam do suor, descamações da pele, secreções da pele, fios de cabelos e outros fluidos do corpo humano. Por este motivo se alimentam dos tecidos que entraram em contato com estas secreções.

Já as traças de grãos se alimentam de alimentos como farinha e sementes. Estarão presentes em embalagens destes alimentos.

Identificando suas vias de acesso

Uma vez identificado o tipo de traça, são necessárias algumas precauções:

  • Evitar guardar roupas usadas nos armários: pois isso atrairá as traças de roupas pelo cheiro das secreções. O ideal é guardar as roupas limpas e em alguns casos, se optar por guardar roupas dentro de gavetas, pensar em colocar dentro de sacos plásticos, especialmente aquelas roupas que você mais gosta e que mantém mais tempo guardada do que em uso;
  • De tempos em tempos tirar as roupas do armário para um banho de sol;
  • Naftalina na gaveta funciona pelo cheiro, mas além de não agradar as traças pode também não agradar a todo mundo! Outras opções de sachês como de capim-limão, cravo, canela, citronela e demais plantas cheirosas também funcionarão;
  • Manter a casa limpa, os sofás aspirados, as estantes e livros limpos periodicamente;
  • Evite comprar alimentos que venham com embalagens rasgadas, pois estas podem já trazer as traças de grãos junto com o alimento;
  • Ficar de olho na validade dos alimentos.

Mantendo a casa limpa

Ao deixar tudo organizado dentro de casa, você previne o problema dentro da sua casa, porém o problema continua do lado de fora. Então outras precauções devem ser tomadas:

  • Telas em janelas são aconselhadas para áreas em que a janela fique aberta o dia inteiro;
  • Fechar as frestas de portas e outros pontos de entrada do exterior para o interior com materiais apropriados;
  • Aspirar toda a casa também é um bom meio de manter a casa limpa e manter as traças fora de casa.
  • Se com todos os cuidados acima você ainda notar que sua casa continua invadida por traças, é possível que sua casa tenha algum problema estrutural e neste caso é melhor você contratar uma empresa especializada em dedetização.

Acabando com as baratas

Identificar as áreas problemáticas

Ao considerar que método de controle de baratas a usar, é melhor primeiro examinar sua casa para possíveis locais de infestação de baratas. Faça isso usando uma lanterna para procurar esconderijos de baratas populares, incluindo atrás da geladeira, embaixo da pia, fendas em armários e prateleiras, cantos da porta do armário, armários de banheiro e outros armários.

Use tiras de cola para localizar grandes infestações. Com base na sua inspeção de lanterna, decida sobre as áreas mais estratégicas para colocar as tiras. Monitore essas áreas por alguns dias a uma semana. Tiras em áreas de tráfego intenso pegarão mais baratas, e essas áreas precisarão de mais tratamento.

Cortar as fontes de comida dentro de casa

Assim como as pessoas, essas pragas precisam de sustento para sobreviver. Ao contrário das pessoas, elas podem viver com quase tudo que lhes resta, como qualquer tipo de resto de comida, detritos e migalhas.

Comece eliminando todos os restos de comida. Uma caixa de cereal esquecida na parte de trás do armário é uma mina de ouro para as baratas.

Vá mais fundo – literalmente -, verificando atrás de armários e eletrodomésticos também. “Eles gostam da geladeira porque é um ambiente agradável e acolhedor”.

Eliminar Baratas
Eliminar Baratas

Guarde o lixo em uma lixeira com uma tampa bem justa e retire-o regularmente. Não se esqueça do fundo do balde de lixo também. Limpe qualquer resíduo ou restos de gosma.

Elimine seus esconderijos. Além da comida, as baratas precisam de abrigo para prosperar. Seus cantos e recantos favoritos incluem pilhas de papel e caixas de papelão, então recicle tudo o que você tiver por perto. Limpar qualquer desordem impedirá que as baratas fiquem por perto – ou voltem.

Deixe o problema lá fora

Baratas podem se achatar e abrir caminho através de rachaduras ou até mesmo de janelas rasgadas, então elimine quaisquer futuros invasores lacrando lacunas entre o interior e o exterior (ou outros apartamentos ou unidades do condomínio) com materiais como batentes de porta.

Pense que se você puder ver a luz do dia embaixo da sua porta, isso significa que as baratas podem entrar. Não se esqueça das coisas que você propositadamente traz para sua casa também. Mantimentos, entregas ou móveis antigos podem conter alguns visitantes indesejados, portanto, inspecione-os com cuidado.

Baratas
Baratas

Espalhar iscas de baratas

Isca de gel pode ser um assassino de barata bem eficaz. A isca gel geralmente vem na forma de um tubo e pode ser aplicada sob rodapés, fissuras e fendas, e perto de áreas com maior probabilidade de atrair baratas. Pode também resultar em um número de baratas mortas em torno de sua casa.

Outro método popular ao decidir como matar baratas é o uso de estações de isca. As estações de isca funcionam atraindo as baratas a fim de que elas se alimentem de veneno. A barata envenenada, em seguida, viaja de volta ao seu local de origem, morre e é comida pelas outras baratas, repassando ainda mais o veneno. As estações de isca trabalham parcialmente para se livrar das baratas, mas não tem como alvo todas as baratas em uma casa.

Ácido bórico tem boa eficácia

O ácido bórico, uma substância encontrada em produtos como detergente para roupas e creme dental, pode ser um dos melhores matadores de baratas. Feito por combinação química de boro e água, o ácido bórico é pouco tóxico para pessoas e animais de estimação, mas mortal para as baratas.

Quando usado incorretamente, o ácido bórico perderá eficácia e normalmente não é recomendado como o único método para se livrar das baratas. Existem venenos à base deste ácido, mas ele age de forma lenta (porém de maneira eficaz a eliminar uma maior população), já que vai desidratando a barata aos poucos.

Contratar ajuda profissional

Contratar um especialista para tratar uma infestação de baratas pode aumentar a segurança, oferecer uma abordagem mais eficaz para se livrar das baratas e fornecer uma solução contínua para o controle da praga. Também elimina a necessidade de ter armadilhas espalhadas pela sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *