Home / Informações / Como Adestrar Um Coelho Filhote

Como Adestrar Um Coelho Filhote

Os coelhos são animais muito lindos que fazem bastante sucesso como animal de estimação. As crianças adoram tê-lo como companhia e eles vivem bem com vários outros animais, incluindo gatos e cachorros.

Estes orelhudos fofinhos fazem a felicidade da família, mas existem algumas regras que são essenciais para ensinar o coelho desde pequeno. Dessa forma, além de divertir a família toda e fazer companhia, ele não causa problemas que podem ser evitados.

Educar o coelho desde filhote é muito importante para melhorar a convivência e a experiência com o bichinho. Muitas pessoas acreditam que é uma tarefa quase impossível adestrar um animal, porém, é mais fácil do que muita gente acredita.

Filhote de Coelho
Filhote de Coelho

Para adestrá-lo é fundamental criar uma conexão com o coelho e tentar entendê-lo. A forma como você vai ensiná-lo e se comunicar pode ser a causa de seu sucesso ou fracasso na tentativa de adestramento.

Uma informação que pode melhorar sua expectativa em relação à dificuldade em adestrar um coelho filhote é que eles são animais muito inteligentes que aprendem com facilidade. Sendo assim, podem ser adestrados e ficarem muito educados.

Portanto, confie no seu poder educativo e na inteligência de seu Pet para conseguir adestrá-lo! Neste artigo, abordaremos tudo o que você precisa saber para adestrar um coelho filhote! Não perca nenhuma informação e mãos à obra!

Por Onde Começar?

O primeiro passo que você precisa se certificar para conseguir adestrar seu coelho filhote é notar se ele está sendo bem cuidado. É importante que o coelho esteja bem alimentado e com boas condições higiênicas, pois assim, ele estará mais propício a confiar em você e cumprir com os ensinamentos.

Para se comunicar com ele, você deve falar sem alterar a voz, lembre-se que os ouvidos dos coelhos são bastante sensíveis e eles não se dão bem com barulhos, nem com agressividade. Dessa forma, fale com carinho para ensiná-lo.

Evite aplicar punições, pois este método não funciona bem para adestrar o coelhinho. Quando assustados os coelhos têm o costume de fugir e se esconder, e isto certamente não ajudará para ensiná-los tudo o que você deseja.

Adestrar Coelho
Adestrar Coelho

Outro passo muito importante para adestrar um coelho filhote é ensinar o que você precisa no local em que deseja que ele se comporte de acordo com o que você está ensinando. Por exemplo, se você quer que ele faça suas necessidades na caixa sanitária, leve-o até o local e o ensine lá. Lembre-se também de não mudar a caixinha de local, principalmente nas primeiras semanas. Assim, seu coelho não ficará confuso.

Tente planejar e dividir o que você precisa ensinar em pequenas tarefas, dessa forma, o coelho poderá cumprir uma tarefa de cada vez para aprender totalmente o processo. Você pode dar nomes para cada uma das tarefas e no final delas premiar seu bichinho.

Por último, tenha consciência que qualquer processo de aprendizagem, mesmo com seres humanos, envolve paciência, treino e tempo de treinamento. Então, não seja imediatista e vá com calma que aos poucos seu coelhinho provavelmente vai aprender o que você deseja ensinar para ele.

Cuidados Primordiais

Para adestrar seu coelho você deve prestar atenção à alguns aspectos. Primeiramente, é importante que você comece o treinamento depois que o coelho já está bem alimentado. Dessa forma, ele obterá melhor desempenho.

Por outro lado, evite alimentá-lo demais durante o treinamento, principalmente com bugigangas, pois elas fazem mal para o seu coelho em qualquer ocasião. Evite oferecer alimentos processados!

Além disso, não pense que gritar e agredir o coelho pode ajudar a ensiná-lo. Nenhum animal de estimação irá se comportar melhor por causa de gritos e agressões, muito pelo contrário, estas ações apenas os deixarão assustados, agressivos ou traumatizados. Portanto, nada de xingos, gritos e tapas, combinado?

Cuidados com o Coelho
Cuidados com o Coelho

Conheça o Seu Coelho

Ao adestrar seu coelho você pode notar algo em seu comportamento que pode contribuir ou prejudicar o processo. Sendo assim, conhecer muito bem o seu coelho ajuda bastante no adestramento.

Tenha em mente quais são os sinais que ele dá quando está irritado ou insatisfeito. Se for necessário, modifique seu comportamento para conseguir criar uma relação mais saudável que permita a evolução da aprendizagem.

Procure deixá-lo sentir seu cheiro para que ele perceba que você não é um predador. Tenha o cuidado também de deixá-lo olhar para você para que ele entenda o que você está ensinando.

Caso você resolva utilizar recompensas para ajudar no processo de adestramento, coloque-as sob o nariz e a boca de seu coelho para que ele tenha mais facilidade em percebê-las. Veja a seguir como utilizar as recompensas.

Filhotinho de Coelho
Filhotinho de Coelho

Utilize Recompensas

Se você optar por utilizar recompensas pode fazer algumas pesquisas antes de ter certeza qual alimento oferecerá para seu coelho. Faça pequenos testes com diferentes alimentos que ele gosta, para saber qual deles é o preferido dele. Ao oferecer o alimento preferido de seu coelho como recompensa, ele com certeza irá fazer o que você está pedindo.

É importante ter em mente que alguns alimentos não podem ser oferecidos em hipótese alguma para seu coelhinho. Procure oferecer apenas verduras, legumes e frutas com pouco açúcar. Evite dar alimentos que podem fazer mal para seu coelho.

Assim que o coelho acertar o comportamento que você está incentivando, recompense-o. Além de oferecer o brinquedo ou alimento você pode parabenizá-lo verbalmente e acarinhá-lo para que ele entenda que fez a ação corretamente.

Criar Coelhos
Criar Coelhos

Fale o nome de seu coelho para que ele execute os seus comandos. Assim que ele perceber o que você está pedindo é capaz que cumpra para te agradar e ganhar a recompensa que você está oferecendo.

Algumas pessoas utilizam um objeto que chama clicker e serve para adestrar com a ajuda do som que emite. A ideia é acionar o clicker quando o coelho cumprir com o objetivo e oferecer a recompensa. Dessa forma, nas próximas tarefas, você pode acionar o clicker durante o treinamento para que ele saiba que há uma recompensa no final delas.

Aos poucos você pode ir tirando as recompensas, mas elas são muito eficazes no adestramento, principalmente no início. Agora você já tem as informações principais para conseguir adestrar seu coelho filhote! Aproveite!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *