Home / Informações / Como Fazer Sanhaço Cantar

Como Fazer Sanhaço Cantar

Os pássaros não encantam apenas os amantes de aves em geral, mas qualquer mero mortal. Não só com a sua beleza, cores, cauda, asa, e bicos tão distintos, mas também pelo seu canto, uns mais agudos como o do sanhaço, personagem principal desse post, outros graves de inúmeras aves.

Por esses motivos, algumas pessoas não só o admiram vivendo de forma livre na natureza, mas também preferem terem consigo como companheiros.

Antes disso é primordial ter a responsabilidade de não comprar ou adquirir aves oriundas de caças irregulares ou animais silvestres, o que sabemos ser um crime bem comum no Brasil devido a nossa rica fauna e flora. A adoção ou compra do pássaro tem que ser devidamente legal e responsável. No caso do sanhaço, para esse pássaro possa sobreviver de forma saudável, o seu tutor deverá supri-lo assim como a natureza o fazia.

Assim como qualquer outro animal e/ou pássaro, se o que é necessário para sua sobrevivência não estiver sendo suprido, interferirá no seu bem estar e saúde, e consequentemente no seu canto, que claro, depende deste e de diversos outros aspectos.

Como é um Sanhaço?

Os sanhaços são azuis ou azul acinzentado. As fêmeas são mais claras que os machos, o mais próximo que você chegará de conseguir diferenciar os sexos será através desse característica.

Essas aves têm essa característica, onde é difícil identificar o sexo. Uma curiosidade diante disso é que em alguns pássaros, como o próprio sanhaço, a certeza sobre o seu sexo só é possível por meio de um exame de sangue.

Sua personalidade assim como a maioria de outros pássaros parecidos é arisca diante do ser humano. Medem cerca de dezoito centímetros e pesam cerca de quarenta  gramas. Podem ser encontrados tanto em áreas mais afastadas quanto mais centrais. São encontrados no Uruguai, Paraguai e aqui no Brasil, na Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Os sanhaços vivem em bando, mas quando em reprodução, vivem somente em casal. Sua reprodução é no período da  primavera ao verão, são postos em média três ovos por vez.

Os filhotes são cuidados no ninho pela mãe por cerca de vinte dias, quando saem do ninho vivem no mesmo bando que os pais. Seus predadores naturais são os principalmente os gaviões. Quando estes pássaros se sentem ameaçados reagem agredindo o possível inimigo.

Alimentação do Sanhaço Deve ser Mista

Na natureza os sanhaços se alimentam de frutas, sementes, insetos, larvas, até aranhas de pequeno porte. Pássaros ou aves tem a alimentação ideal um tanto quanto bem parecida, mas ainda assim com algumas especificidades.

Entre as necessidades da sua alimentação estão frutas, legumes e verduras, nesses casos é preciso saber dosar os alimentos com muito suco e frutose pois pode interferir em sua saúde. Sementes também são necessárias para o sanhaço, mas como são mais gordurosas que outros alimentos, é preciso também saber dosar entre os principais alimentos que já foram aqui citados.

Alimentação do Sanhaço
Alimentação do Sanhaço

Para garantir que os nutrientes estejam sendo suficientes para o seu pleno desenvolvimento, um suplemento vitamínico específico para sua espécie pode ser utilizado. E claro, outro ponto importante, a água, deverá estar sempre fresca e limpa. Vale lembrar que a refeição e a água deverão ser dadas ou trocadas pelo menos três vezes ao dia, não só para sua alimentação mas para a higienização do seu espaço.

Como Vivem em Viveiros?

Pássaros são aves naturalmente livres, lembram até uma frase de Frida: “Pés, para que os quero, se tenho asas para voar?”

Claro que uma gaiola ou viveiro não terá comparação com o habitat natural dele, fazendo um trocadilho, não chegará nem aos pés. Mas já que o escolheu para admirar sua beleza, seu canto, não ser só seu animal de estimação, mas seu amigo, vivendo no mesmo ambiente que você, será seu dever supri-lo para que ao menos não se sinta tão preso, como literalmente está.

O ideal seria um viveiro com pelo menos uma árvore para o remeter a sua liberdade, que também refrescaria o ambiente de vivência. Vale destacar que pássaros não devem viver em lugares abafados, um ambiente fresco, que circule vento é fundamental, ao contrário pode até prejudicar seu sistema respiratório, que no caso das aves, são mais frágeis que de outros animais.

Se não for possível que tenha árvore, que ao menos tenha opções de puleiros, baixos, médios, altos, uma vez que além dos pássaros amarem remete ao seu habitat natural. Se também não for possível um viveiro, seja por questão financeira ou espaço, temos como última opção, não a melhor ou mais ideal, a gaiola, que deverá ser espaçosa e confortável para o tamanho do pássaro.

Como Deve Ser a Higiene da Gaiola/Viveiro

A gaiola ou viveiro também deverão ser limpos periodicamente/ de tempo em tempo, para que permaneça fresco e higienizado, já que o mesmo lugar também é usado para fazer suas necessidades, fezes e urina.

O ideal é pelo menos um dia sim, outro não e não deixar acumular para não prejudicar não só sua saúde, principalmente seu sistema respiratório que também é prejudicado nesse caso por conta do cheiro, assim como o seu bem estar, já que além disso mosquitos costumam rondar esse tipo de ambiente, o que pode além de tudo estressar o bichinho.

Inclusive, o tutor pode se atentar as fezes do bicho para saber se sua alimentação está mesmo ideal, se estiver muito aquosa ou mole, é uma possível diarreia, sinal de que você está exagerando nos alimentos já aqui explicados, se mais denso, equilibrado, provavelmente tudo está sobre controle.

Cuidados Que Você Deve Ter

Para você que cria ou quer criar um sanhaço mas não mora em zona rural, ambiente mais calmo e tranquilo, mas mora em centros urbanos, deve se atentar  ao barulho das ruas e até mesmo de sua casa.

Se costuma ter muitas pessoas em sua casa, também se atente ao limite do animalzinho, principalmente com criança, que geralmente não acaba tendo muito limite e acaba estressando o sanhaço.

Lembrando que seu ambiente de vivência deve sempre remeter o natural, assim seu bem estar estará suprido, somado a sua saúde bem cuidada, o pássaro descansará, cantará e viverá bem. Fique sempre atento ao seu ânimo, seu canto, sua alimentação, sua respiração, seu sono e se notar algo estranho procure um profissional especializado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *