Home / Informações / Criação Pintassilgo Pinheirinho

Criação Pintassilgo Pinheirinho

O pintassilgo pinheirinho, de nome científico spinus magellanicus, também é muito conhecido como pintassilgo de cabeça preta, pintassilgo mineiro e pintassilva dependendo da região que estamos.

É um dos passeriformes, ou seja, pássaro ou passarinho mais popular no Brasil junto com pintassilgo do Nordeste, pintassilgo Baiano ou coroinha como também é nomeado em diferentes regiões do país.

Além da sua bela aparência, atrai muito os criadores para a sua criação pela sua disponibilidade na natureza em diversos cantos do país, pelo seu belo canto (que no caso do pintassilgo pinheirinho do próprio canto, imita o canto de outros pássaros) e pela sua hibridação com outros pássaros, como no caso do parecido pintassilgo, pintagol, em que sua mutação genética foi obtida através do cruzamento em cativeiro com o muito conhecido popularmente e querido entre os criadores, o canário.

Pintassilgo Pinheirinho
Pintassilgo Pinheirinho

Coincidentemente, tanto os pintassilgos quanto os canários pertencem à mesma família, a fringillidae, portanto, são pássaros de pequeno a médio porte e além deles e entre eles estão mais de duzentas e vinte espécies de passarinhos. O gênero em que se inclui tanto o pintassilgo pinheirinho quanto as outras dezessete espécies de pintassilgos é a spinus, presente em seu nome científico. O magellanicus também presente no mesmo, é referente a um dos lugares em que se encontra, o estreito de Magalhães.

O seu estado na natureza atualmente é considerado pouco preocupante segundo a IUCN (União para a Conservação da Natureza), diferente de muitas outras espécies de pássaros que são vítimas da caça ilegal, como o já citado aqui, pintassilgo do Nordeste.

É uma ave específica do Brasil e se encontra por todo o país em grande população, com exceção somente da Amazônia, apesar de habitarem matas abertas, árvores e plantações no geral, por mais contraditório que possa parecer e do Nordeste, apesar de também habitarem o cerrado. Se encontram vivendo em bandos consideráveis de centenas de passarinhos.

Como É O Pintassilgo Pinheirinho?

Ambos os sexos possuem cerca de onze centímetros de comprimento, apesar de o porte ser o mesmo. O que distingue o macho da fêmea é bem claro e visível e é referente a uma das suas conhecidas nomeações, que no caso diz respeito somente ao macho, o nome pintassilgo de cabeça preta e é assim que é a sua principal característica que o representa. O nome já diz tudo, além do mais, tem os olhos pretos, o bico, pernas e pés acinzentados, o peito todo amarelo e as asas mescladas do mesmo amarelo e preto. A fêmea tem a aparência mais delicada, com os olhos pretos, o bico, pernas e pés rosados e é toda amarela, inclusive na cabeça, com um tom mais claro, são parecidos nas asas que têm a mesma aparência e na cauda preta. Quando é filhote e ainda não atingiu a maturidade física, o que acontece com o passar do tempo, o macho já é reconhecível com pintas no lugar de manchas na cabeça, além do porte menor.

Conheça As Subespécies do Pintassilgo Pinheirinho

Esta espécie de pintassilgo, possui o impressionante número de doze subespécies, que apesar de diferentes são idênticas na sua aparência e de difícil identificação.  Entre as encontradas no Brasil, além do spinus magellanicus, estão a spinus magellanicus alleni, conhecido popularmente como pintassilgo Goianinho, a spinus magellanicus icteria, nomeada como pintassilgo comum, pintassilgo catingueiro e pintassilgo mateiro e a spinus magellanicus longirostris.

Basicamente o que os distingue é que enquanto a primeira possui um tom de amarelo mais esverdeado, a segunda apresenta um tom mais pardo, e a terceira um tom mais vivo, são estas diferenças sutis que os classificam entre as subespécies.

A Criação de Pintassilgo Pinheirinho

Apresentado essa espécie de pássaro a você, vamos aos cuidados necessários em uma criação para garantir a sua saúde e bem estar tanto quanto se estivesse vivendo de forma selvagem em seu habitat natural. Quando satisfeito e bem cuidado pode atingir a incrível expectativa de vida de vinte anos de idade.

São pássaros granívoros e como tal vivendo de forma livre, a base da sua alimentação são grãos, sementes e flores, além de a complementar com frutos, mais especificamente frutos secos e insetos, de onde tiram sua proteína.

O ideal é que em criatórios, seja disponibilizada para o pássaro o mais próximo possível do que seria sua alimentação na natureza e o ofereça os nutrientes necessários para o seu pleno desenvolvimento.

Pintassilgo Pinheirinho Criação
Pintassilgo Pinheirinho Criação

Desta forma, o mais indicado é fornecer cerca de uma colher de chá de perila ao menos e no máximo três vezes por semana, pois apesar de serem muito nutritivas são ao mesmo tempo muito gordurosas e deve haver equilibro. Sendo o alpiste como base da alimentação, como se fosse sessenta por cento da mesma, com complemento do painço e senha na mesma proporção, meio a meio, como se somassem trinta por cento da alimentação e aveia, quando aos frutos, o jiló é o mais recomendado.

Alguns criadores complementam a alimentação também com farinhada e polivitamínicos dados periodicamente misturados na água, que se encontram facilmente em lojas especializadas.

Procriação Em Criatórios: O Que Temos a Dizer?

Os pintassilgos atingem a maturidade sexual aos dez meses de vida, o seu período reprodutivo é longo, de outubro a março do outro ano, podendo reproduzir de três até quatro vezes. Em cada reprodução põem de três até cinco ovos e a incubação é feita pela fêmea por cerca de treze dias. Enquanto a fêmea incuba é o macho quem vai à caça de alimentos para o casal.

Como típicos pintassilgos, o ninho é construído pela fêmea em forma de cesta, de forma prática, basicamente com raízes finas e sem forro, em copas de árvores, com cerca de quatro metros de distância do solo. Desta forma, se o seu objetivo for procriar a ave, gaiolas próximas mas individuais para cada pássaro do casal escolhido com passagem para o local do acasalamento é o ideal no período reprodutivo.

Pintassilgo Pinheirinho Características
Pintassilgo Pinheirinho Características

O tamanho indicado da gaiola é uma retangular, de sessenta centímetros frente, por quarenta de lateral e trinta de altura. O ninho recomendado disponibilizado na gaiola para a postura é o sisal, evitando o bucha que pode ser mais facilmente destruído pelo pássaro. Se nota que a fêmea se mostra pronta para a reprodução para o macho quando pede a alimentação oferecida por ele. Lembrando que a gaiola deve ser sempre que preciso higienizada e desinfetada, a livrando de vírus e bactérias, dispostas em um ambiente fresco e arejado.

Após os filhotes eclodirem os ovos e nascerem, a alimentação requer mais cuidado e atenção, com a disponibilização de ao menos três vezes ao dia farinhada, com mistura de milho, farinha de proteína de soja, germe de trigo, gema de ovo cozido e complementos nutritivos especializados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *