Home / Informações / Crocodilo de Água Salgada e Doce

Crocodilo de Água Salgada e Doce

Crocodilo de água salgada 

Classificação científica

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia

Ordem: Crocodylia

Família: Crocodylidae

Gênero: Crocodylus

Espécie: C. porosus

Nome binomial

Crocodylus porosus

(Schneider, 1801)

Fonte: Wikipedia

Características físicas do Crocodilo de água salgada

Crocodilos de água salgada são as maiores espécies reptilianas hoje em dia. Os machos adultos podem atingir tamanhos de 6 a 7 metros. As fêmeas são muito menores e geralmente não excedem 3 metros, sendo 2,5 metros considerados grandes.

A cabeça é muito grande e um par de sulcos correm dos olhos ao longo do centro do focinho. As escamas são ovais e os escudos são pequenos em comparação com outras espécies. Crocodilos de água salgada jovens são de cor amarela pálida com listras pretas e manchas no corpo e cauda.

Crocodilo de água salgada 
Crocodilo de água salgada

Esta coloração dura vários anos até que o crocodilo torna-se adulto. A cor de um adulto é muito mais escura, com áreas mais claras ou acinzentadas.

A superfície ventral é branca ou amarela. As listras estão presentes nos lados inferiores do corpo, mas não se estendem sobre a barriga. A cauda é cinza com faixas escuras. Os crocodilos de água salgada têm uma mandíbula pesada que contém até 68 e não menos que 64 dentes.

Crocodilo de água salgada Características
Crocodilo de água salgada Características

Crocodilo de água salgada – Distribuição

O Crocodylus porosus é mais comumente encontrado nas costas do norte da Austrália e nas ilhas da Nova Guiné e da Indonésia. Estende-se a oeste até as costas do Sri Lanka e do leste da Índia, ao longo de toda a linha costeira e das zonas ribeirinhas do sudeste da Ásia até o centro do Vietnã, em torno de Bornéu e Filipinas, e até mesmo para Palau, Vanuatu e Ilhas Salomão. Crocodilos de água salgada são fortes nadadores e podem ser encontrados muito longe da terra.

Crocodilo de água salgada – Habitat

O crocodilo de água salgada mostra uma alta tolerância à salinidade, sendo encontrado principalmente em águas costeiras ou ao redor de rios. Também pode ser encontrado em rios e pântanos de água doce. O movimento entre os habitats ocorre durante a estação chuvosa, quando os jovens são criados em rios de água doce.

No entanto, esses jovens são geralmente expulsos dessas áreas, por machos dominantes que usam as áreas de água doce para criadouros e em áreas de baixa salinidade. Os machos que não conseguem estabelecer um território no sistema fluvial são mortos ou forçados a sair para o mar, onde se deslocam pela costa em busca de outro sistema fluvial.

Crocodilo de água salgada – Reprodução

As fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos 10 a 12 anos de idade.  Os machos, por outro lado, não atingem a maturidade sexual até os 16 anos de idade. O crocodilo fêmea normalmente coloca 40 a 60 ovos, mas ela pode colocar até 90 ovos.

Os ovos são colocados em ninhos montados feitos de matéria vegetal e lama e depois enterrados. Desde que os ovos são colocados durante a estação chuvosa, os ninhos devem ser elevados para evitar perdas devido a inundações.

O macho não fica até os ovos eclodirem, mas a fêmea fica e protege o ninho de predadores e humanos. Após incubação por 90 dias, os filhotes são eclodidos, embora esse tempo varie com a temperatura do ninho.

Crocodilo de água salgada - Reprodução
Crocodilo de água salgada – Reprodução

A determinação do sexo está diretamente relacionada à temperatura do ninho. Os machos são produzidos em torno de 31,6 graus Celsius. Se esta temperatura aumentar ou diminuir um pouco, as fêmeas serão produzidas. A fêmea descobre os ovos quando ouve o chilrear que os filhotes fazem depois de chocarem. Ela então ajuda a prole na água, carregando-a na boca e cuidando dela até aprender a nadar.

Crocodilo de água salgada  – Comportamento

O crocodilo de água salgada tem sido considerado um dos mais inteligentes e sofisticados de todos os répteis. O crocodilo de água salgada passa a maior parte do tempo termogulando para manter a temperatura do corpo. Se ficarem muito quentes, muitas vezes vão para a água apenas com os olhos e as narinas aparecendo e ficando submersos até que sejam resfriados. Se eles se tornarem frios, eles se deitam ao sol em rochas planas até se aquecerem.

Crocodilo de água salgada – Hábitos alimentares

O crocodilo de água salgada é um predador e tem muitos tipos diferentes de presas. Quando jovem, o Crocodylus porosus é restrito a presas menores, como insetos, anfíbios, crustáceos e pequenos peixes e répteis. Quando eles se tornam adultos, eles se alimentam de presas maiores, como caranguejos de lama, tartarugas, cobras, pássaros, búfalos, javalis e macacos.

Quando o crocodilo de água salgada procura alimento, ele geralmente se esconde na água, com apenas as narinas, os olhos e parte das costas expostas. Quando a presa se aproxima, ela se lança para fora da água e ataca, geralmente matando sua presa com um único estalido das mandíbulas. O crocodilo de água salgada arrasta a presa para baixo da água, onde é mais facilmente consumida.

Crocodilo de água doce 

Classificação científica

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia

Ordem: Crocodylia

Família: Crocodylidae

Gênero: Crocodylus

Espécie: C. johnstoni

Nome binomial

Crocodylus johnstoni

Krefft, 1873

Fonte: Wikipedia

Crocodilo de água doce – Características físicas

O crocodilo de água doce é consideravelmente menor em tamanho em comparação com seu primo, o crocodilo de água salgada Crocodylus porosus.Sua cor varia de cinza a castanho-amarronzado, com manchas escuras ao longo dos lados e parte superior do corpo.

As narinas e os olhos ficam no topo da cabeça e os dentes finos e afiados são claramente visíveis, mesmo quando a boca está fechada. A cauda poderosa apresenta grandes escalas triangulares conhecidas como ‘scutes’ ao longo de seu comprimento, que é quase metade do comprimento total do animal.

Os membros posteriores são consideravelmente maiores e mais longos que os membros anteriores. Isso é mais perceptível quando as pernas estão esticadas na água. Quando descansando, os membros são mantidos apertados ao corpo.

Crocodilo de água doce Gigante
Crocodilo de água doce Gigante

Crocodilo de água doce – Habitat

Crocodilos de água doce habitam vários ambientes de água doce, incluindo rios, riachos, piscinas, lagoas e pântanos. Durante a estação chuvosa, esses habitats são inundados por águas que permitem que os crocodilos se movam pelas planícies aluviais. À medida que os níveis de água caem, os crocodilos tendem a se reunir nos corpos de água maiores e mais profundos, onde preferem habitar as águas mais rasas nas bordas da piscina.

Crocodilos de água doce podem se abrigar em tocas entre as raízes das árvores que orlam os corpos d’água que habitam. Apesar do nome comum, os Crocodilos de Água Doce também podem ocorrer em águas salobras com até 24% de salinidade (a água do mar é de 35%).

Crocodilo de água doce
Crocodilo de água doce

Crocodilo de água doce – Distribuição

A espécie é encontrada ao longo de quase todos os alcances costeiros dos rios, riachos e riachos que desembocam nas águas do norte da Austrália entre King Sound no sudoeste de Kimberley, Austrália Ocidental e a parte norte da península de Cape York, Queensland.

Ocasionalmente são encontrados em áreas costeiras próximas, onde os crocodilos de água salgada estão ausentes, mas são muito mais comuns nas áreas do interior.

Crocodilo de água doce – Alimentação e dieta

Na natureza, os crocodilos de água doce comem uma variedade de presas de invertebrados e vertebrados, incluindo crustáceos, insetos, aranhas, peixes, sapos, tartarugas, lagartos, cobras, pássaros e mamíferos. Insetos (aquáticos e terrestres) parecem ser os alimentos mais comuns, seguidos pelos peixes.

Crocodilo de água doce – Outros comportamentos e adaptações

  • Crocodilos de água doce podem realizar uma “caminhada alta” para se mover por terra, onde o corpo é mantido alto para que a barriga e a maior parte da cauda não toquem o solo. As marcas de pista indicam que esses crocodilos podem caminhar distâncias consideráveis ​​no final da estação chuvosa em busca de um refúgio na estação seca.
  • Quando assustado em terra, um crocodilo de água doce pode pular em um rápido galope e correr rapidamente para a água.
  • Como a maioria dos crocodilos, os crocodilos de água doce têm glândulas salgadas na língua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *