Home / Informações / Diferença Entre Zorrilho e Gambá

Diferença Entre Zorrilho e Gambá

O zorrilho e o gambá, apesar de algumas semelhanças físicas, são espécies de famílias diferentes. Enquanto o primeiro pertence à família dos mefitídeos, o segundo encaixa-se entre os didelfídeos. E as diferenças entre esses dois animais já podem ser definidas apenas com essa distinção familiar.

Então, para que você não se confunda entre os Mephitidae e os Didelphidae, separamos as principais características do zorrilho e do gambá.

Ficou curioso? Então vem com a gente!

Zorrilho ou Gambá
Zorrilho ou Gambá

O Zorrilho

Características

A principal característica do zorrilho é a coloração preta ou marrom escuro e a presença de duas listras brancas sobre a região dorsal, que se estendem da cabeça até a base da cauda, que também pode ter pelos brancos, longos e finos.

São mamíferos de porte médio. Suas patas são curtas, com garras adaptadas para escavar. A cabeça desse animal é arredondada, com focinho curto e grosso e orelhas pequenas. O comprimento do corpo do zorrilho varia de 30 a 45 centímetros. A cauda pode chegar a medir 20 centímetros.

Outra característica marcante dos mefitídeos é a presença de glândulas odoríferas, localizadas próximo ao ânus e que produzem um cheiro muito forte e desagradável. Esse mecanismo de defesa é acionado quando o animal se sente ameaçado. O objetivo é afastar possíveis predadores por meio de um jato de líquido que pode alcançar até dois metros de distância.

Zorrilho
Zorrilho

Habitat

O zorrilho é um animal nativo da América do Sul, podendo ser encontrado no Brasil, na Argentina, na Bolívia, no Uruguai e no Peru. Ele é uma das 11 espécies da família Mephitidae.

Em território brasileiro, esse bichinho simpático é comumente visto em campos gaúchos, no sul do Brasil. O zorrilho tem grande ocorrência nessa região do país devido a vegetação mais baixa e aberta. O zorrilho não gosta de habitar áreas de mata densa.

Esse animal vive em tocas, buracos e fendas. De hábitos noturnos, o zorrilho prefere descansar durante o dia. À noite, ele anda solitário a procura de alimentos.

Apesar de possuir habilidade para escalar e nadar muito bem, o zorrilho passa a maior parte do tempo em solo.

Zorrilho Habitat
Zorrilho Habitat

Alimentação

Os zorrilhos são principalmente onívoros. A dieta deles inclui, por exemplo, ovos, cobras, camundongos, insetos grandes e algumas frutas.

Reprodução

Durante o inverno, o zorrilho não costuma hibernar, mas a sua atividade é diminuída. Muitas fêmeas da espécie passam por essa estação com um único macho. Após esse período, a família aumenta com uma ninhada de quatro a cinco filhotes, que nascem cegas, sem pelo e totalmente dependentes da progenitora.

Zorrilho Reprodução
Zorrilho Reprodução

Cada gestação dura, aproximadamente, 63 dias e acontece apenas uma vez por ano. Após cerca de dois meses, os jovens zorrilhos tornam-se independentes. A maturidades sexual é adquirida depois de um ano. Cada animal chega a pesar de um a dois quilogramas.

A expectativa de vida média, na natureza, está entre seis e sete anos de idade. Porém, apenas cerca de 50% dos jovens sobrevivem ao primeiro ano devido aos predadores e a doenças.

Nas espécies que habitam o norte dos Estados Unidos e Canadá, a implantação dos óvulos no útero pode ser adiada de acordo com as condições ambientais.

Os juvenis são caçados por linces, mochos, coiotes, texugos e aves de rapina. As espécies de zorrilhos dos Estados Unidos são encaradas como vetores da raiva.

O Gambá

Características

Os gambás são animais didelfídeos de pequeno ou médio porte. Eles medem de 40 a 50 centímetros de comprimento. Somente a cauda chega a medir 40 centímetros. O formato do corpo dos gambás é algo muito parecido com um rato: cabeça pequena e focinho bem alongado. Eles apresentam também uma crista proeminente e pelagem amarronzada ou cinza-escuro, sem as duas listras brancas, características exclusivas do zorrilho.

A cauda, geralmente menor que seu corpo, é escamosa na extremidade e tem pelos apenas na região proximal. Essa parte do corpo é preênsil, ou seja, tem a capacidade de enrolar-se a um suporte, como um galho de árvore.

As patas são curtas, com cinco dedos em cada mão e com garras. O primeiro dedo das patas traseiras, conhecido como hálux, é parcialmente oponível e, em vez de garra, possui uma unha.

Os gambás são mais robustos em relação aos zorrilhos, podendo pesar de três a cinco quilogramas.

Gambá
Gambá

Eles também produzem um líquido de cheiro forte e desagradável que serve para espantar potenciais predadores. Porém, diferentemente do zorrilho, essa substância é produzida na região das axilas. Este mesmo odor é produzido pela fêmea no período de reprodução para atrair o macho.

Habitat

Os gambás costumam viver em árvores e podem ser encontrados em várias regiões das Américas: do Canadá até a Argentina. No território brasileiro, há pelo menos quatro espécies. São elas:

  • Didelphis aurita – gambá-de-orelha-preta. Presente em São Paulo e Rio de Janeiro, principalmente nas regiões de Mata Atlântica. Ocorre também no norte do Rio Grande do Sul e na Amazônia.
  • Didelphis albiventris – gambá-de-orelha-branca. Comum na região central, sudeste, sul e nordeste especialmente.
  • Didelphis marsupialis – gambá-comum: ocorre do Canadá ao norte da Argentina e Paraguai. No Brasil, é mais encontrado na região amazônica.
  • Didelphis paraguaiensis – Pode ser visto no Rio Grande do Sul e no estado do Mato Grosso, possível também de ser encontrado no Paraguai.
  • Didelphis virginiana – gambá-da-virgínia: ocorre do sul do Canadá até a América Central.
Gambá Habitat
Gambá Habitat

Alimentação

O gambá, assim como o zorrilho, possui hábitos noturnos. Ele começa a caçar e coletar alimentos durante o período da noite.

Sua alimentação consiste em ovos, frutos, vermes, insetos, lagartos, anfíbios e até mesmo filhotes de pássaros.

Reprodução

Os gambás se reproduzem até três vezes durante o ano. Neste período, o casal constrói uma espécie de ninho composto por galhos e folhas secas. A fêmea chega a parir de 10 a 20 filhotes em cada gestação, que dura de doze a catorze dias.

Gambá Reprodução
Gambá Reprodução

Ao invés de nascerem filhotes, nascem “embriões” com cerca de um centímetro de comprimento. Eles que se dirigem para o marsúpio (bolsa semelhante àquela presente nos cangurus), onde ele permanecerá por até quatro meses se amamentando.

Quando crescem, os filhotes ainda não são capazes de viver sozinhos. Por isso, são transportados pela mãe em seu dorso até adquirirem maturidade e independência. A média de vida de um gambá é de quatro a cinco anos.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre o Zorrilho e o Gambá, nada de ficar confundindo os dois, ok? Não se esqueça de deixar seu comentário e curtir o Portal dos Animais no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *