Home / Informações / Eutheria Classificações Inferiores

Eutheria Classificações Inferiores

A Eutheria corresponde aos animais mamíferos placentários e vivíparos. Ela vêm da subclasse Theria. Corresponde a maior parte dos animais mamíferos. Abrange cerca de 95% dos mamíferos de todo o planeta Terra.

O desenvolvimento embrionário dos animais pertencentes à Eutheria, ocorre inteiramente dentro do útero da mãe. O embrião fica dentro da placenta, por este motivo, os animais classificados como Eutérios, também são conhecidos como placentários.

A placenta é o local que serve para proteger o embrião. Além de ser a protetora, ela também é responsável pelas trocas gasosas que fornecem nutrientes para os filhotes ou bebês. Os mamíferos placentários saem totalmente desenvolvidos do corpo da mãe.

E você sabia que nós, seres humanos, somos mamíferos placentários pertencentes à Eutheria? Se não sabia, saiba agora mesmo! Sim, nós somos mamíferos eutérios! E no caso dos seres humanos, a placenta transfere nutrientes do sangue das mães para o bebê. Através deste processo conseguimos mais nutrientes.

Existem muitos animais pertencentes à Eutheria e todos são divididos em diferentes ordens. Os animais mamíferos da Eutheria podem ser encontrados em ambientes bastante diversos. Eles habitam várias regiões do planeta Terra. Estão presentes no mundo todo!

Algumas ordens estão mais presentes nas florestas, como é o caso dos macacos. Lá eles encontram abrigo e alimentação. Muitos animais eutérios estão presentes em zonas urbanas, os seres humanos são apenas um dos exemplos possíveis. Há os animais domesticados, como os cães, coelhos e gatos. E há também os indesejados ratos e morcegos.

Neste artigo veremos mais características e informações sobre cada uma das ordens dos mamíferos Eutérios. Aproveite agora mesmo para conhecer mais sobre os mamíferos Eutérios! Confira todas as informações a seguir!

Reprodução e Gestação dos Mamíferos Eutérios

Para se reproduzirem os mamíferos placentários realizam uma relação sexual, nela o sêmen do macho fecunda o óvulo da fêmea. Depois deste processo de reprodução acontece o período de gestação.

É na gestação em que o embrião se desenvolve recebendo nutrientes na placenta da fêmea. Este processo de gestação é o responsável pelo crescimento embrionário dos animais vivíparos.

Depois do período de gestação que nos seres humanos dura cerca de 9 meses, mas pode variar em outras espécies, acontece o nascimento dos filhotes. No período pós-parto as fêmeas amamentam seus filhotes com leite materno através de seus mamilos. O leite materno possui nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê ou do filhote.

Os animais eutérios são divididos em diferentes ordens de acordo com suas especificidades. Algumas ordens são consideradas as principais dentro desta subclasse. Vamos conferir quais são as ordens principais?

Ordem de Animais Eutérios Domesticados

A primeira ordem  que abordaremos aqui é a Lagomorpha, também conhecidos como lagomorfos, pertencem à esta ordem a lebre e o coelho. Os lagomorfos possuem as patas traseiras adaptadas, ou seja mais longas, para que eles possam dar saltos.

Há também a ordem dos animais herbívoros que possuem casco na base das patas. Esta ordem é chamada de Artiodactyla. Também conhecidos como artiodáctilos são pertencentes à esta ordem os bois, carneiros e porcos. Logo, é uma ordem bastante responsável pela alimentação dos seres humanos que optam por consumir carne, leite e derivados. Além disso, eles fornecem para os seres humanos couro e lã.

Outra ordem de animais pertencentes à Eutheria que foram domesticados é a ordem Carnívora. Os animais conhecidos como carnívoros são os animais com dentes caninos bem desenvolvidos, típico de animais predadores, eles se alimentam de carne. São animais carnívoros o cão e o gato.

É importante frisar que apesar de citarmos os animais que foram domesticados, nem todos os animais eutérios destas ordens foram dominados pelos seres humanos. Muitos deles ainda vivem em ambientes selvagens, e existem animais como os leões que pertencem à ordem dos carnívoros e não foram citados, justamente por não terem sido domesticados.

Ordens de Animais Eutérios Marinhos

Há algumas ordens de animais eutérios que vivem em ambiente aquático. Confira a seguir quais são estas ordens e quais animais pertencem à elas.

Uma ordem com características bastante peculiares é a ordem Cetacea. Nesta ordem os animais são marinhos, como a baleia e o golfinho. Os animais membros deste grupo possuem nadadeiras no lugar de membros anteriores e não possuem membros posteriores.

A ordem Sirenia é a ordem de animais aquáticos como o peixe-boi, eles possuem nadadeiras e cauda propulsora bem desenvolvida.

Animal Eutério Marinho
Animal Eutério Marinho

Outras Ordens de Animais Eutérios

Há a ordem dos Xenarthra, também chamada de edentados. É composta por animais sem dentes ou com número e tamanho reduzidos. As garras dos animais edentados são bem desenvolvidas, compõem este grupo o tamanduá, a preguiça e o tatu.

Os cavalos, as zebras e os rinocerontes são da ordem Perissodactyla, ou perissodáctilos. Eles também são animais que possuem dieta herbívora. E assim como os animais artiodáctilos, eles possuem cascos na base das patas.

Há a ordem Proboscidea referente aos animais proboscídeos. Um dos representantes sempre citado é o elefante. Sendo que sua característica principal é a narina e lábio superior reunidos em forma de tromba.

Também existe a ordem dos Rodentia, os famosos roedores. Você provavelmente já associou com os ratos, não é mesmo? Mas eles não são os únicos roedores presentes neste grupo. Os Rodentia são portadores de dois pares de dentes incisivos inseridos na maxila, costumam ter os dentes da frente maiores do que os outros dentes. É o caso do porco-espinho, da capivara e do esquilo. E também, do já citado, rato!

Outras ordens principais são a Insetívora e  a Chiroptera. A ordem Insetívora é composta por animais de pequeno porte que possuem focinho pontiagudo, longo e fino. É um animal deste grupo o Ouriço-cacheiro e também a toupeira. A Chiroptera conta como representantes os morcegos, é uma ordem composta por animais voadores que possuem asas.

Os seres humanos são animais que pertencem à ordem Primates. A diferença dos Primates em relação às outras ordens é que os animais deste grupo possuem mãos e pés com cinco dedos adaptados com polegar opositor. Além disso, possuem postura ereta ou semi ereta com a cabeça em ângulo reto com o pescoço. Também pertencem à esta ordem os lêmures e macacos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *