Home / Informações / Gato Angorá Turco Branco

Gato Angorá Turco Branco

Registrado como uma raça de gato desde o século dezessete, o gato angorá também conhecido como ankara é uma raça de gato doméstico de origem turca na região de Ancara, daí vem o seu conhecido segundo nome, portanto, turco e sua raça abrange muitas cores, dentre elas, a cor branca.

Hoje em dia pode ser encontrado em todo o mundo para a domesticação, através de compra ou adoção. Curiosamente o gene da cor branca é a ausência de cor. O branco pode ser considerado o mais representativo da raça. Já que por muito tempo foi a mais comum dentre eles, antes de serem extintos. Sua extinção se deu também pela sua caça humana para usarem seus pelos para produção de casaco.

Após esse acontecimento, sua raça foi recriada, o que gerou mais variedade de cores de pelos e olhos. Por volta do século vinte, houve até uma ação de um zoológico de Ancara para preservar a sua espécie pura, os angorás brancos com cor de olhos diferentes ou com os olhos azuis eram a preferência para garantir a sua pureza na raça.

Atualmente fora a cor branca, também há o laranja, o cinza, o manchado e o branco com manchas. A cor dos olhos também é diversa, entre verde, azul e caramelo. Há a teoria de que ele tenha vindo dos mesmos descendentes do gato persa. Inclusive há o relato de que para se criar o gato persa foi usado um gato angorá branco. Mas não são fatos, uma vez que também há a teoria de que tenham se desenvolvido naturalmente.

Com o Que se Parecem?

Fora as características gerais já citadas, é um gato de porte médio, que pode pesar de três a sete quilos, comprido, muito fofo e peludo, principalmente na região da cauda. Inclusive por falar em cauda, possui uma bela cauda que lembra a de uma raposa, pescoço, que lembra muito um cachecol natural, e suas orelhas, pontiagudas com pelos internos. Têm a expectativa de vida longa, de doze a dezoito anos.

Como o Gato Angorá se Comporta?

São gatos considerados calmos e tranquilos. Ao mesmo tempo em que podem ser brincalhões e interativos entre outros animais, pessoas e crianças. Apesar de escolher só uma pessoa da casa com quem cria um vínculo mais forte, para ser seu fiel e leal companheiro por toda a vida.

Também são considerados muito inteligentes e já foram treinados e usados como personagens em filmes por esse motivo, fora por ser uma raça de gato que gosta de interagir. Curiosamente nas histórias em quadrinhos e desenhos da turma da Monica foi representado como um personagem, o Mingau, gatinho de estimação da Magali.

Gene e Surdez

Gato Angorá Turco Com Cor de Olhos Diferentes
Gato Angorá Turco Com Cor de Olhos Diferentes

Especialmente o gato angorá branco que possui cor de olhos diferentes pode portar surdez parcial por conta do gene que resulta nessa aparência, é bem provável que seja do lado que a cor do olho é azul.

Já gatos angorás brancos que possuem os olhos azuis podem portar surdez total. Gatos angorás que possuem um olho de cada cor, geralmente os têm azul e caramelo. Curiosamente a anormalidade genética que resulta na aparência de um olho de cada cor se chama heterocromia, características que tanto humanos, o que é bem mais raro- quanto outros animais podem portar, no caso dos angorás brancos por exemplo, é bem comum

Além dessa anormalidade dar a aparência de um olho de cada cor, pode fazer com que o mesmo olho tenha mais de uma cor, nos humanos portar essa característica não o torna mais suscetível a surdez assim como o gato angorá.

Apesar de ser uma mutação genética, não deixa de ser uma bela característica que dá ao gato ainda mais charme. Nem todos os gatos brancos angorás têm essa aparência. Assim como nem todos os que têm, possuem a surdez total ou parcial. A surdez presente em um gato é adaptável ao longo do tempo para as suas necessidades, assim como para um humano. Quem cria um gato surdo não terá que se adaptar a anormalidade e nem terá grandes desafios.

Cuidados Com o Seu Gato Angorá?

Os cuidados com o gato angorá são parecidos com os de qualquer outro gato, com requerimento de atenção a mais de acordo com as características específicas de sua raça, assim como também qualquer outra raça específicas.

Gatos são independentes mas não é por isso que não precisam da atenção e do cuidado dos tutores. Os gatos angorás gostam de brincar por serem bem interativos e pela sua inteligência curiosa. Além de deixar brinquedos livres para a sua diversão, é fundamental reservar um tempinho para interagir com o bichano e não deixar que o mesmo fique entediado.

Apesar de serem calmos e tranquilos, podem se sentir entediados por falta de brincadeiras, já que ao mesmo tempo gostam muito de brincar.

Se você mora em apartamento, o levar para passear ao ar livre, também é uma forma de o ajudar na sua saúde e bem estar. Lembrando que manter os gatos dentro de casa sem acesso a rua quando sozinhos é um cuidado fundamental, pois além de evitar maldades vindas de pessoas que não gostam do animal -o que é mais comum do que qualquer outro animal-, retira as chances de sumiço do seu companheiro por ele ter se perdido, ou até mesmo evitando que alguém o pegue nesse sumiço, o que é bem mais arriscado com gatos de raça, já que algumas pessoas o preferem.

Filhote de Gato Angorá Turco
Filhote de Gato Angorá Turco

Por ser um gato peludo e de pelos longos, a escovação é um cuidado necessário para evitar bolas de pelos e o embaraçamento. Cortar as unhas, escovar os dentes e o banho periódico pode ficar a escolha do tutor. Lembrando que gatos angorás brancos vão exigir mais do banho, pois a pelagem branca só é possível manter com o banho periódico.

Outro cuidado fundamental para a saúde e bem estar do bichano é a higienização, como limpar a caixa de areia e a trocar periodicamente. Além da água sempre fresca em seu comedouro e ração de qualidade para sanar a fome do bichano de acordo com suas necessidades, com certo controle para não passar do limite, claro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *