Home / Informações / Gato Azul Russo

Gato Azul Russo

Gatos são animais mamíferos que foram domesticados pelo ser humano e desde então são uma das principais escolhas de Pet. Afinal, os gatos são muito lindos e cheios de personalidade, não é mesmo?

Muitas pessoas têm gatos de estimação e podemos ver com frequência gatos caminhando pelas ruas. Existem diversas raças de gatos, mas algumas são mais comuns de serem vistas, como o Siamês e o Angorá.

No Brasil, é fácil vermos os gatos com pelos de diversas cores, mas variam mais entre bege, tons amarelados, marrom, preto, branco e cinza. Porém, você sabia que existem gatos com pelos de outras cores?

Hoje apresentaremos o Gato Azul Russo, seu pelo não chega a ser totalmente azul, mas tem um tom azulado muito distinto. Estes felinos além de serem lindos são super inteligentes e ótimas companhias. Vamos conhecer mais sobre este Gato Russo? Confira!

Origem

Acredita-se que o Gato Azul Russo é originário do porto de Arkhangelsk, na Rússia. A história conta que eles foram levados por marinheiros, na década de 1860, das Ilhas Arcanjo para a Inglaterra e Norte da Europa.

Em 1875, foi registrada sua primeira aparição fora da Rússia, esta aparição ocorreu no Palácio de Cristal, na Inglaterra. Sua raça foi reconhecida apenas em 1912, sendo que antes ele era classificado dentro de uma classe em que estavam todos os outros gatos azuis.

Até depois da Segunda Guerra Mundial os Russo e os Escandinavos continuavam desenvolvendo a raça. Mas houve um tempo de escassez de Gatos Azuis Russos em que cruzaram eles com Gatos Siameses.

Os Gatos Azuis Russos originaram outras raças como o Havana Brown,  e também ajudaram a modificar raças já existentes como o Nebelung. Existem outras raças de Gatos Azuis, como os Azuis Britânicos, que não têm relação com o Gato Azul Russo.

Curiosidades

O Gato Azul Russo é uma ótima opção para pessoas que possuem alergias leves a moderadas. Há evidências que comprovam que o Gato Azul Russo afeta menos as pessoas alérgicas do que outras raças.

Segundo especulações este fato ocorre porque o Azul Russo produz uma quantidade menor de glicoproteína Fel d 1, responsável por causar alergia de gato. Também existe a teoria de que a pelagem mais grossa pode segurar os alérgenos mais perto da pele dele. Dessa forma, afeta menos as pessoas.

Existem algumas lendas que ainda não foram confirmadas que contam que o Gato Azul Russo descende de gatos que eram acompanhantes dos antigos czares Russos.

Czar do Império Russo Nicolau II
Czar do Império Russo Nicolau II

Há também pessoas que afirmam que houve uma época em que eles eram caçados por causa de sua distinta pelagem. Estas pessoas dizem que a pelagem era utilizada em casacos para enfeitar as golas e mangas.

Características Físicas

A característica mais peculiar do Gato Azul Russo é sua pelagem azulada. Ela é grossa, bastante densa, dupla, curta, muito macia e boa para fazer carinho. Sua cauda possui listras que são praticamente imperceptíveis.

Seus olhos costumam ser brilhantes, vívidos e verdes escuros, porém,  há variações de tonalidades. Quando estão em competições, manchas brancas ou amarelas, nos olhos ou na pele, são consideradas imperfeições.

Em relação ao tamanho destes gatos, eles possuem um tamanho moderado. Quando adultos, seu peso médio é cerca de 3,5 kg a 7 kg. O macho costuma ser maior do que a fêmea.

Gato Azul Russo Fotografado de Frente
Gato Azul Russo Fotografado de Frente

Seu corpo é delgado e sua cabeça ovalada. Os focinhos destes gatos são curtos e suas orelhas são eretas e pontiagudas. Seu rosto é bastante simétrico e equilibrado.

Características Comportamentais

Os Gatos Azuis Russos são bastante brincalhões, ativos e inteligentes. Eles são curiosos e podem ficarem tímidos com estranhos, pois são bastante desconfiados e reservados.

Podem viver cerca de 10 a 15 anos, eles costumam ter poucos problemas de saúde. Estes felinos não são propensos à doenças por causa de sua boa genética.

Porém, tome cuidado para não alimentá-lo em excesso, pois eles tendem a ficarem acima do peso, podendo até ficarem muito obesos.

Eles são conhecidos por serem menos destruidores de casas do que gatos de outras raças. A personalidade deles é tranquila. Além disso, eles ficam muito próximos de seus donos e desenvolvem vínculos afetivos fortes.

Os Azuis Russos são ótimas opções para famílias com crianças ou outros animais de estimação de pequeno porte. Eles se dão muito bem com as crianças e outros animais devido ao fato de serem muito brincalhões e amigáveis.

A audição destes gatos é muito boa, então, eles possuem os ouvidos bastante sensíveis. Portanto, se você tiver um destes felinos como animal de estimação, evite expô-lo à barulhos extremos.

Eles são bem limpos e costumam se darem banho várias vezes ao dia. As línguas dos gatos possuem uma aspereza que facilita na limpeza e na renovação dos pelos.

Os Gatos Azuis Russos são muito exigentes em relação à limpeza de sua caixa de areia. Quando elas estiverem sujas eles podem até reclamar para seus donos a limparem. Caso o pedido não seja realizado, eles tendem a fazer suas necessidades do lado da caixa de areia, assim, demonstrando sua indignação.

Muitos donos de Gato Azul Russo relatam que ele é bastante independente e consegue ficar horas brincando sozinho. Por este motivo, é importante deixar brinquedos disponíveis para ele.

O Azul Russo tem uma capacidade de adaptação muito boa, portanto, é um bom animal de estimação para apartamentos. Apesar de fazer bastante exercício, ele não sofre em ambientes menores.

No entanto, se tem algo que irrita estes gatos são interferências em sua rotina. Eles são felinos que apreciam rotinas diárias bem definidas. Caso você tenha um Gato Azul Russo é importante oferecer alimentos na mesma hora para ele, assim você evitará que ele fique mau humorado.

Tendo este fato em vista, se você for uma pessoa que trabalha muito e não consegue manter a rotina de seu Pet, evite ter um Gato Azul Russo como animal de estimação. Dessa forma, você impede o sofrimento do animalzinho.

Por serem muito inteligentes, os Azuis Russos são considerados gatos muito capazes de aprenderem a serem obedientes aos seus donos. Sendo assim, eles são mesmo uma das melhores opções de Pet!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *