Home / Informações / Gato De Pelo Curto Inglês

Gato De Pelo Curto Inglês

É uma raça de gato de origem inglesa. Seu nome original em inglês é British Shorthair que traduzido para o português é gato de pelo curto. Também é conhecido como British Blue, referente à cor que mais representa sua raça, o cinza quase azulado.

É considerada uma das raças de gatos mais antigas, com cerca de dois mil anos depois de Cristo. Esta raça foi vista inicialmente próximo dos anos cinquenta depois de Cristo e justamente por este motivo é uma raça super popular em sua região de origem.

Um Personagem de Alice no País das Maravilhas

Por ser uma raça de gato amistosa e esperta, são escolhidos para encenarem em comercias e filmes de Hollywood. Também já foram representados em uma animação, com o personagem gato risonho do filme Alice no País das Maravilhas. O autor se inspirou nele para a criação do personagem por ter a impressão de que o gato que tinha da raça estava sempre sorrindo pelo formato de sua boca.

Gato De Pelo Curto Inglês São Especialmente Fofos

É uma raça de gato de porte médio, puxando para porte grande. Pesam cerca de seis a oito quilos. O que diferencia o macho da fêmea na aparência é justamente o tamanho, enquanto o macho é mais encorpado com o rosto mais redondo, a fêmea é menos.

Sua pelagem é curta, mas ao mesmo tempo em grande quantidade, o que gera a sua aparência fofa, literalmente. Suas pernas, patas e cauda são grossas, seu porte é encorpado, sua face e cabeça são arredondadas, suas orelhas bem separadas, pequenas e pontiagudas, seus olhos são amarelos. Sua expectativa de vida é de dez a quinze anos de vida.

Quais São As Suas Cores?

Apesar de ser mais conhecido e representado pela cor de sua pelagem cinza quase azul, -o que aconteceu até com o personagem do filme ao qual foi inspirado-, não é a única cor presente em sua raça. Sua pelagem é diversa e variada como a maioria das outras raças de gatos, entre elas o tigrado de cinza e preto, o preto, o cinza mais claro, o amarelo clarinho, quase bege, o cinza e branco manchado e até o branco. As cores de olhos também podem se diversificar entre o verde e o amarelo.

Você Está Escolhendo o Gato Certo?

Como é uma raça de gato muito antiga, provavelmente são descendentes de gatos africanos que viviam de forma selvagem em seu habitat na natureza.

Assim que surgiu pela sua personalidade mais calma, permitindo a domesticação, eram aproveitados para combater ratos, muito presentes na Inglaterra na época. Apesar da sua aparência de cara amarrada, andar lento e elegante que chega a lembrar as características do famoso personagem, o gato Garfield, não só são amistosos com seres humanos, como com cachorros, gatos e outros animais também.

Gato De Pelo Curto Inglês de Gravatinha
Gato De Pelo Curto Inglês de Gravatinha

Se você se interessou por esta raça e tem filhos ou crianças que convivem com você, saiba que você se interessou pelo gato certo. São extremamente calmos e tranquilos, ficam a maior parte do tempo em seu canto sozinho do que pelo quintal caçando passarinhos.

Por este motivo o incentivar a brincar por um período maior, mais uma alimentação balanceada é indicado para não serem levados a obesidade. Tem certo limite a carinho, não gostam de ser amassados ou beijados o tempo todo, mas ao mesmo tempo são amáveis e carinhosos.

Gato De Pelo Curto Inglês: Qual o Seu Preço Em Gatil?

Gatos de raça geralmente são caros, mas certamente o British Shorthair está entre os mais altos preços, podendo custar de quatro mil a cinco mil e quinhentos reais.

Atualmente são populares e acessíveis em todo o mundo por um gatil responsável em reproduzir a raça. Mas antes de sair a procura da sua raça de gato escolhida para a compra, é bom saber das características de sua raça pura e saber a procedência de sua reprodução, sabendo da credibilidade do gatil.

Quais Cuidados a Sua Criação Demanda?

Raças de gatos se desenvolvem naturalmente ou através de manipulação humana para atingir almejadas características.

Geralmente raças surgidas com mutação natural não apresentam doenças comuns e raças manipuladas pelo ser humano tendem a ter mais chances de doenças comuns. Doenças estas que não requerem grandes cuidados a mais, mas só mais atenção e adaptação.

No caso do British Shorthair as doenças mais comuns são a insuficiência renal, doença em que os rins não tem a capacidade que teriam em seu estado saudável para equilibrar o organismo, o coronavirus, conjunto de vírus que podem causar o comum resfriado, e em casos extremos ou com a falta de cuidados necessários podendo levar a uma doença mais avançada, a pneumonia, a cardiomiopatia hipertrófica ou miocardiopatia hipertrófica, doença em que o músculo do coração está mais grosso e o coração não funciona de forma saudável e a panleucopenia felina, doença causada por vírus nos felinos em geral.

Para evitar esta última doença é indicado manter as vacinas necessárias durante a vida do felino em dia. Outro cuidado imprescindível é ficar atento sobre a saúde e bem estar do animal e sob qualquer comportamento anormal ou suspeita de doença, procurar um veterinário especializado.

Lembrando Que…

Apesar de gatos serem animais super independentes necessitam de alguns cuidados básicos como manter a água limpa e fresca em um comedouro que permita que o gato coma e beba de forma confortável, ração de qualidade controlada em períodos em que o bichano sente fome, caixa de areia espaçosa e com areia limpa e trocada periodicamente.

Apesar das diversas personalidades de gatos, seja ela mais grudenta ou mais solta, todas precisam de atenção como qualquer ser vivo. Um tempo reservado com o seu bichano para brincar, para acarinhar e entreter o animal permite que o mesmo não se entedie ou até se deprecie. Lembrando que animais também estão suscetíveis a sentimentos que nós sentimos por serem seres vivos com suas necessidades básicas como você.

Além dos gatos amarem brinquedinhos como bolinhas e cordinhas, amam arranhadores que ajudam nos cuidados com suas unhas, preservando móveis da casa em que ele poderia estar arranhando para esta função.

Para o seu conforto, algumas raças mais tranquilas como o British Shorthair preferem o chão e não fazem questão de lugares altos, mas a maioria ama um lugar especial no alto, reservado só para ele. Esses pequenos cuidados e atenção fazem com que você sinta toda a saúde e bem estar que o bichano está sentindo na sua casa através do amor que ele devolverá a você em troca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *