Home / Informações / Gato Exótico Cinza

Gato Exótico Cinza

A informação primordial quanto a gatos cinzas, que naturalmente são exóticos, é que nem todo gato cinza é de determinada raça. Existem algumas raças que dentre as possíveis e comuns pelagens está a cor cinza, o que fará você identificar a raça de fato são as suas características.

É possível, inclusive, encontrar gatos cinzas sem raça definida. O que determina a cor dos seus pelos são suas genes. Algumas, dentre as raças que possuem além de outras possíveis pelagens, a cinza, são: o Chartreux, o Korat, o Azul Russo, o persa, é bem comum inclusive essa raça de gatos terem a cor cinza, o gato de pelo curto inglês, ou British Shorthair e o scottish fold.

Para você que se encanta por esses felinos com sua pelagem exótica e peculiar, vamos falar um pouco do universo de cada um deles. Isso para que você conheça um pouquinho mais além de sua beleza e para quem sabe você acabe adquirindo um como companheiro de vida e não só ficar na admiração.

O Chartreux

Um gato exótico cinza de olhos azulados quando ainda filhotes, mas amendoados, pendendo para o cobre, esverdeado ou amarelado quando já adulto.

Possuem a pelagem curta/ média e a cor dos pelos cinza uniforme, profunda e brilhante, o focinho e a boca também são acizentados, as patinhas e dentro do lóbulo da orelha são rosinha acizentado, um charme, a única variação de cor da raça chartreux é do cinza claro para o cinza mais escuro.

A fêmea tem o porte médio e o macho o porte grande. Seu corpo é longo e comprido, tem uma ossatura e a presença forte. Sua face é bem arredondada e suas orelhas ponteagudas espichadas, como quem está sempre esperto, de olho.

Sua personalidade se define como inteligente, esperto, brincalhão e amigável, se dá bem e é brincalhão com qualquer pessoa ou outros animais.

Não é muito de querer se comunicar ou falar, só mia quando necessário, como a desatenção do cuidador pela alimentação, por exemplo, mas em compensação ronronam muito, pode se dizer que é um gato ronronador, quando recebendo carinho, quando cochilando, quando sendo cuidado no veterinário, quando se alimentando, quando brincando, enfim, ronronar para demonstrar sua felicidade de viver é com ele mesmo.

São independentes mas mesclam com uma personalidade afetuosa, com um ar meio orgulhoso de quem não quer ser acariciado mas acaba se rendendo. Têm uma certa dependência e gostam da presença do dono, não gostam de ficar muito sozinhos ou se sentirem presos, amam brincar ou caçar ao ar livre inclusive.

Gato Azul Russo

Como o nome já diz, seu país de origem é a Rússia. Não é nada difícil diferenciar o Chartreux do gato azul russo, apesar de terem quase o mesmo tom de cinza. Tem o pelo mais curtinho, os olhos verdes, a cauda longa. O corpo longo e comprido. Orelhas pontiagudas mais separadas e uma aparência mais reservada.

A pelagem é parecida com a do Chartreux, grossa e macia. Também têm o porte médio moderado, pesando de três a sete quilos, o macho caracteristicamente de gatos, é maior que a fêmea. A expectativa de vida deles é de dez a quinze anos.

Sua personalidade é mais tranquila e tímida, são brincalhões mas podem ficar mais acanhados com estranhos. Com seu cuidador criam uma relação leal. São silenciosos, miam pouco. Também se dão bem com outros animais de estimação e crianças.

Conheça o Gato Cinza Exótico Korat

Podendo dizer que é parecida com a raça anterior de gato citado, o azul russo, essa raça de gato originária da Tailândia tem uma linda história. Por lá são conhecidos como o gato da boa sorte e tradicionalmente são dados para recém casados como quem deseja boa sorte.

Até pouco tempo os korats não eram disponíveis para compra, apenas dados nessas ocasiões como presentes. Os tailandeses definem a cor da pelagem dele como “cinza chuva” e o brilho dos pelos como “espuma do mar”. Não é preciso dizer mais nada sobre a pelagem, não é mesmo?!

Os filhotes apresentam os olhos cor de lama, âmbar ou verde dourado que com o decorrer do tempo, quando atingem a cor final, é verde esmeralda brilhante contrastando lindamente com a cor do pelo.

São caracteristicamente muito espertos e inteligentes, são brincalhões com os cuidadores mas mais reservados com desconhecidos. Curiosamente é uma das mais antigas raças definidas. Com porte médio, possuem o corpo, a face e os olhos mais arredondados, é bochechudo, o que os deixam com a aparência ainda mais fofa, tem as orelhas grandes e pontiagudas.

Persa, Outro Gato Exótico Cinza

Os próximos dois subtextos seguintes contando com esse apresentarão duas raças que além de outras pelagens, incluem comumente os pelos cinza, mas que não são unicamente cinzas como os três subtextos anteriores. Persa lembra o nome de qual país?… Exatamente! A Pérsia, seu país de origem, mais especificamente, no Irã.

São bem característicos e inconfundíveis, com porte médio, pelagem longa, patinhas curtas, calda fofinha, orelha curtinha, focinho achatado formando um triângulo, e olhos bem separadinhos entres eles. Apesar de terem uma carinha brava, são extremamente apegados aos donos e silenciosos, miam pouco. Muito procurados por quem vive sozinho e quer uma companhia e quem tem pouco espaço em casa.

Gato de Pelo Curto Inglês

Lembram mais o Chartreux, sua pelagem mais comum é a cinza e olhos amarelos. Curiosamente é uma das raças mais antigas e populares de gatos. Seu porte é médio, são compridos e longos, com seu corpo e sua face caracteristicamente rechonchuda. Seu rosto é bem redondo e apesar das orelhas não serem pequenas, chegam a ser em comparação ao seu porte.

Por sua excelente inteligência são os preferidos dos filmes hollywoodianos, inclusive curiosamente inspiraram o personagem, o Gato risonho, o gato que ri no filme Alice no país das maravilhas, o autor do filme se inspirou por sua boca lembrar o formato de um sorriso constante. Como imaginado, não são nada ágeis, são tranquilos, mansos e amistosos, um ótimo companheiro para família.

Lhe Ajudamos?

E assim, com todas essas variadas raças de gatos cinzas, finalizamos esse texto para você que assim como nós os admira, deseja, ou pretende adquirir um, lembrando, sempre da responsabilidade de saber a procedência do felino. Espero que tenhamos ajudado a sanar sua curiosidade para saber sobre esses exóticos gatos cinzas, peculiar e singular que chama a atenção de qualquer gateiro de carteirinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *