Home / Informações / Sphynx – Gato Pelado Canadense

Sphynx – Gato Pelado Canadense

O gato pelado canadense, -que já recebeu inúmeros outros nomes, atualmente é conhecido popularmente como sphrynx- é uma raça de gato que como o nome já diz por si só, teve origem no Canadá e é efetivamente pelado, nu, ou sem pelos como preferir. A falta de pelagem o caracteriza o seu gene recessivo, conhecido também como alopecia hereditária.

Alguns cruzamentos foram feitos, especialmente com o devon rex, cornish rex e american shorthair por criadores para repassar a sua característica peculiar e exótica.

Sphynx
Sphynx

Gato Pelado Canadense: Qual A Sua História?

Em mil novecentos e setenta e cinco, em uma reprodução de uma gatinha comum de um casal de agricultores do Canadá nasceu um gato sem pelo

Tempo depois, a mesma gata se reproduziu novamente e gerou mais um filhote nu. Os dois gatinhos foram vendidos pelos agricultores a uma criadora, que curiosamente colocou os nomes dos respectivos gatinhos de Epiderme e Derme e os cruzou, dando origem a raça.

Em 1970, a CFA (Cat Francier’s Association) o registrou como uma nova possível raça, mas seus cruzamentos com o devo rex, que gerou gatos com uma doença genética, a síndrome miastênica congênita, que levava a morte, fez a CFA retirar a origem da raça, acreditando que o gene recessivo do então gato pelado canadense, seria letal.

Gato Pelado Canadense
Gato Pelado Canadense

Apesar do até então desaparecimento da possível raça, não foi o seu fim. A criadora inicial tinha ficado com uma gatinha pelada que se reproduziu e deu origem a mais dois gatinhos pelados, que foram reproduzidos por um criador holandês, em mil novecentos e oitenta e três, que o cruzou novamente com a raça de gato devon rex e descobriu que especificamente com esta raça o gene até então recessivo do gato pelado canadense, era dominante.

Finalmente, em mil novecentos e noventa e oito, a CFA, o reconheceu como uma nova raça de gato. Desde então já foi nomeado como moons cat, traduzindo, gato da lua, canadian naked, ou canadense nu e atualmente como sphynx, que traduzido fica esfinge, que faz referência a esfinge Gizé que tem origem no Egito.

Alérgicos: Gato Pelado Canadense Pode Não Ser Ideal Para Você

Algumas pessoas que têm alergia mas gostam de gatos podem o procurar de forma desinformada achando que a ausência de pelo evitaria a causa da alergia, o que não é verdade.

Vale informar que o que causa alergia de gatos em algumas pessoas, não é o seu pelo, mas sim uma espécie de caspa invisível a olho nu que se soltam de sua pele, desta forma, apesar do que pode parecer, o sphynx não evitaria uma possível alergia, assim como outros gatos mais comuns.

Características do Gato Pelado
Características do Gato Pelado

Além de ser pelado, tem as orelhas grandes, largas e abertas, o focinho alongado, o corpo e as patas compridas e musculosas e a cauda comprida e fina. Assim como raças de gatos com pelos, tem diversidade na cor. No caso do gato pelado há diversidade na cor da sua pele, se encontrando nas cores cinza, branco rosado, branco rosado e cinza, entre outras.

Outra característica muito comum dos sphynx são as rugas que a pele forma, especialmente na região da face e do pescoço.

Quando se acaricia essa raça de gato, se sente uma pele quente e com a textura parecida com o tecido de camurça. Por ser um gato totalmente pelado, também não tem bigode, o que direciona e equilibra o gato, mesmo conseguindo se adaptar é considerado um gato atrapalhado por isto.

Como o Sphynx Se Comporta

Dizem que é a primeira impressão que fica, mas com o gato pelado seria uma excessão a essa regra. Quem o vê pela primeira vez no mínimo o estranha por ser literalmente diferente e pode chegar a julga-lo como um animal bravo ou até agressivo pela sua aparência, o que muda logo de cara. Este gato é considerado um gato muito sociável, seja com pessoas ou outros animais, crianças ou adultos, conhecidos ou desconhecidos.

Gato Pelado Filhote
Gato Pelado Filhote

Se você tem criança ou outros animais em casa e se interessa por ele, saiba que estará fazendo a escolha certa. É muito afetivo e cria um vínculo muito forte com as pessoas, apesar de escolherem somente uma para criarem um vínculo mais forte. São tão afetivos que chegam a ser aquele típico gato que gosta de ficar no pé, literalmente, onde quer que a pessoa vá.

Quando o dono de um sphynx chega em casa, ele é muito parecido com a maioria dos cachorros, vai até a porta o receber e não o deixa até lhe dar a atenção devida. Gostam muito de brincar e subir em lugares altos. Se você se interessa por um gato deste, saiba que vai precisar de tempo para lhe dar atenção, pois ele não é o típico gato estilo Garfield, que gosta de solidão é tranquilo e calmo.

Cuidados Especiais Com o Seu Amigo

Por não ter a pelagem de onde se expele a oleosidade do corpo do gato, a mesma fica direto na pele, o que exige uma limpeza adequada, seja através de banho com água morna e sabonete líquido ou através de lenços umedecidos.

A água e o produto a ser usado tanto no banho quanto diretamente na pele também requer cuidado, pois ao mesmo tempo que esta oleosidade pode chegar a um excesso se não for limpa periodicamente (uma vez por semana ao menos), é ela quem protege a pele do animal, afinal ele não tem pelo para isto, então não exagerar na higiene também é essencial para não ressecar ou até chegar machucar a pele, lembrando que nestes casos o segredo é sempre o equilíbrio.

Exótico Gato sem Pêlos
Exótico Gato sem Pêlos

Ainda por terem a pele totalmente exposta, se deve ter um cuidado quanto a exposição ao sol, pois a exposição pode queimar o animal assim como pode nos queimar. Neste caso algumas pessoas chegam a usar protetores solares específicos, o que realmente pode proteger o animal. Todavia protetores geralmente também são muito oleosos, somados a pele do animal já oleosa naturalmente requer um cuidado quanto a isto, uma limpeza após a exposição ao sol e a proteção pode ser o ideal.

O gato pelado tem a característica de ter muita cera e remela o que requer higiene com cotonete e algodão umedecidos com soro fisiológico ao menos diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *