Home / Informações / Gato Persa Himalaio Blue Point

Gato Persa Himalaio Blue Point

Gato Persa Cinza do Olho Azul

Assim como a raça de gato persa, a raça de gato himalaio foi criada através de mutação humana em sua genética. No caso do gato himalaio o ideal foi juntar todas as características de um gato persa, a pelagem e os olhos do gato de raça siamês, o que resultou em neste gato.

Após essa mistura, a raça persa chegou a ser separada da raça himalaio e até consideraram o himalaio um híbrido do gato persa e os que não eram ele, persas puros. Todavia, o mais correto a se dizer, é que ele é um gato persa himalaio. Persa pelas características persas, himalaio pelas características do resultado do cruzamento com o siamês. Gato Persa Cinza do Olho Azul.

Mas e o Blue Point do Gato Persa Himalaio?

Como o objetivo era um gato persa com a pelagem e os olhos do gato siamês, o nome persa himalaio veio acompanhado de color point, assim como caracteristicamente é a pelagem do gato siamês, mais escuro nas pontas, de forma malhada ou lisa, -nestes dois aspectos existem mais duas classificações, o primeiro é o tabby que traduzido justamente é malhado e o último, iynx.

O Color Point

Quando começaram a mutação genética do gato persa, o ideal era não resultar em somente uma pelagem de gato persa himalaio, mas algumas outras e assim foi. Dentre esta raça existem as cores de pelo, blue point, que como o imaginado, é o gato persa mais próximo do pelo do siamês, branco com as pontas ou extremidades do rabo, patas e face cinza azulado, o seal point, branco com as extremidades do corpo marrom, red point, branco com vermelho, cream point, branco com creme, chocolate point, branco com chocolate e lilac point, branco com lilás, todos eles tem os olhos azuis como a raça siamesa.

Gato Persa Himalaio Blue Point Possui Deficiência Auditiva?

Os gatos persas puros ou não himalaios que tem os olhos azuis geralmente e comumente tem deficiência auditiva total ou parcial. Quando só tem um olho azul, somente um dos ouvidos possui a deficiência e quando têm os dois olhos azuis, os dois ouvidos possuem a deficiência.

Uma dúvida que pode surgir a partir deste fato, é se os gatos persas himalaios possuem a mesma deficiência auditiva por serem parcialmente brancos com os olhos azuis e a resposta é não, são presentes somente nos persas considerados puros.

Como Se Parecem?

Como o esperado, a aparência do gato persa himalaio é como a do gato persa puro, mudando somente a pelagem, idêntica a do siamês.

Ao nos interessarmos em adquirir algum gato devemos nos atentar aos padrões da raça do mesmo, no caso dos persas, segundo a Fife (Federação Felina Internacional), eles são de porte médio a grande, em que o macho é cerca de um quilo mais pesado que a fêmea, (neste caso, enquanto o macho pesa aproximadamente de cinco a quatro quilos, a fêmea pesa de três a quatro), as orelhas são pequenas, pontiagudas, bem separadas e com tufos de pelos internos, o focinho é achado em maior ou menor grau entre os olhos, (neste caso também existem classificações na raça, o flat face, com o focinho levemente mais achatado e o doll face, com o mesmo levemente menos achatado), o corpo, o rabo e as patas são curtas, a face é arredondada, a pelagem é comprida e cheia, (neste aspecto também há duas classificações na raça, o long hair, com o pelo levemente mais longo e o short hair, com o mesmo levemente mais curto) os olhos são redondos, grandes e separados pelo focinho e as patas são redondas e grandes com tufos de pelos entre os dedos.

Gato Persa Himalaio Blue Point: Qual A Sua Personalidade?

Digamos que a personalidade do himalaio acabou juntando as personalidades das duas raças. Enquanto o persa é calmo, tranquilo, amoroso, carinhoso e mais apegado ao dono, o siamês é mais ativo e brincalhão. Assim sendo, o himalaio é tudo isso e mais um pouco. Assim como os persas, se adaptam muito bem a casas com ambiente menor, como apartamentos e condomínios, mas ao mesmo tempo, mais parecidos com os siameses neste aspecto, gostam de ter espaço, brinquedos e companhia para brincar.

Quais Cuidados Devo Ter?

Por terem os pelos longos e cheios, facilmente criam bolas de pelo e nós, o que pode causar asfixia ou até obstrução intestinal caso não sejam cuidados adequadamente e escovados periodicamente. No caso o mais indicado é uma escova específica, que escove os pelos todos os dias.

Raças de gatos que são oriundos de mutação genética humana são mais suscetíveis a doenças. No caso do persa, são alterações oftalmológicas, na prática, os olhos dos gatos lacrimejam muito, formam remelas, que nada mais são que as lágrimas secas que mancham os pelos em volta dos olhos, neste caso o cuidado é limpar os olhos com algodão e soro fisiológico todos os dias, sempre que necessário, o que certamente previne o incomodo na visão do bichano.

Outro cuidado que se deve tomar com a raça é quanto ao calor, esta raça é mais intolerante a altas temperaturas, diante do clima certamente preferirá ficar mais sozinho e quietinho, já que terá menos energia. Outra problemática, são a mandíbula e a face, uma recomendação é ter um veterinário especializado que você se comunique diante de qualquer anormalidade.

O Garfield É Um Persa

Se já falamos sobre a origem do gato persa himalaio blue point, por que não falar da origem do gato persa já que este gato teve como base um persa?

Tudo começou com a visita de um italiano ao Irã, antiga Pérsia, daí a origem do seu nome persa, quando voltou de viagem levou alguns gatos encontrados no país até a Itália, mais tarde levou um dos gatos encontrados até a Inglaterra, onde cruzou com outra raça de gato, a angorá, chegando até aqui podemos imaginar o final da história. Futuramente o filhote seria quem? Isto mesmo! O gato persa!

Depois mais aprimoramentos foram feitos para aumentar a sua diversidade de pelagem. Curiosamente hoje existem mais de cem pelagens diferentes de persas, entre eles os mais longos e os mais curtos e diferentes formas de focinho, mais alongado ou mais achatado. Curiosamente também, o gato persa e uma destas diversidades, inspirou a criação do famoso gato laranja sarcástico e irônico, isso mesmo o Garfield é um persa!

Foto do Gato Persa Cinza do Olho Azul

Gato Persa Cinza do Olho Azul
Gato Persa Cinza do Olho Azul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *