Home / Informações / Gato Sagrado da Birmânia

Gato Sagrado da Birmânia

Os gatos são ótimos animais de estimação para quem mora sozinho, se sente sozinho e quer ter uma companhia. Para quem tem filhos pequenos e quer introduzir um bichinho na casa para fazer companhia, para quem gosta de ter algum bichinho e sente que a casa está muito vazia quando não tem, ou para quem precisa de um serzinho para dar amor, cuidado, atenção e carinho.

Não tão famoso como o siamês, o lembra bastante, são raças bem parecidas. Mas apesar de não ser tão famoso aqui no Brasil como o siamês, é popularmente querido em mundo todo.

Nome científico, felis catus, o gato birmanês ou birmano, parecido com o nome Burmese ou Burmês, mas de raças diferentes, também conhecido como sagrado da Birmânia, é uma raça de gats, que apesar do nome, foi desenvolvida na França e nos Estados Unidos no início do século vinte, sendo reconhecida apenas no ano de 1925.

Características do Gato Sagrado da Birmânia

As características dessa raça são: porte médio, possuem cerca de trinta e cinco centímetros de comprimento, mas é largo e elegante, sua pelagem é lustrosa e longa, sua raça possui dezessete cores. Sua cor mais comum é a bege com manchas marrons mais escuras, bem característica principalmente no centro da face.

A cor das patas e do rabo são mais escuras que o centro do corpo, o que só aparece com mais tempo de vida, quando ainda filhotes são mais branquinhos, a totalidade das manchas aparecerá com cerca de dois anos para os gatos mais claros. A cabeça é grande e redonda, o nariz é mais curtinho, mas também não chega a ser achatado, são bem musculosos, seus membros são curtos e a calda delgada e os olhos são mais separadinhos que o normal, as orelhas também são separadinhas, curtas e salientes sem serem arredondadas, com generosos tufos de pelos, o que os deixam ainda mais fofos, com uma carinha de ursinho.

Ainda sobre os olhos, são sempre na cor azul forte, escuro e marrom ao mesmo tempo, também existe uma cor raríssima de olho nesses gatos que é azul tendendo ao lilás. As mãos e os pés são literalmente brancos, parecendo que eles usam luvas e sapatinhos, é lindo, um verdadeiro charme.

Vivem em média quinze anos. Pesam dentre quatro e oito quilos. A fêmea, de três a cinco quilos e o macho pode chegar a oito quilos.

Como Se Comporta Um Gato da Birmânia

São tantas as definições para os gatos dessa raça, são tranquilos, inteligentes, brincalhões, companheiros, afetuosos, fortes, afável, meigo, curioso e tem um ar misterioso.

Miam bastante, mas se o seu dono responder ao seu chamado com rapidez logo aprenderá que basta apenas um simples ronronar para ter atenção. Possuem a voz e um miado suave e doce, são muito sensíveis, costumam escolher uma pessoa para se dedicarem exclusivamente, serem leais e fiéis, embora também não despreze os outros membros da casa se houver, só são mais reservados com eles, bem amigos e gostam de se comunicar. Uma curiosidade é que eles preferem lugares mais baixos a lugares mais altos.

Cuidados Para Você que é Dono De Um Birmânia Ou Pretende Ser

Ele pode viver como único animal de estimação da casa ou conviver com outros, inclusive é sociável com outros animais e cães.

Ele não tem o nível de energia muito alto, mas como qualquer gato, precisa de atenção e brincadeiras. Por eles terem o pelo longo, precisam da escovação diária para evitar nó ou pelo menos duas vezes por semana, pois a textura sedosa pode ficar oleosa com muita facilidade.

Na primavera a queda de pelos é mais comum, então será necessário escovar com mais frequência. É importante também dar banhos quinzenais ou mensais, bem como cortar as unhas quinzenalmente, limpar as orelhas e cantos dos olhos.

Como são bem dengosos, amorosos, carinhosos, amigáveis e companheiros, é ideal para você que é mãe ou pai de criança e quer um novo pet em casa para fazer companhia para você e o seu filho, para você que mora em apartamento ou em casa pequena também são uma boa opção, se adaptam a espaços pequenos.

Eles não gostam de muita solidão, sentem a falta do dono e precisam de companhia, então se esse texto te encantou ou você já pretendia adotar um, tome cuidado, pois o tutor dessa raça precisa realmente ser muito presente, senão tendem a ficarem deprimidos ou até mesmo depressivos caso seja deixado muito tempo sozinho pelo membro da casa escolhido.

Por que Sagrado da Birmânia Em Seu Nome?

Gato Sagrado da Birmânia - Casal
Gato Sagrado da Birmânia – Casal

Existem algumas lendas sobre a origem do gato sagrado da Birmânia. Uma delas é que eles eram descendentes de gatos que eram considerados como deuses em templos budistas da Birmânia, por isso entre o seu nome a palavra “sagrado” na Ásia em meados do século quinze.

Há inclusive descrições da entrada dessa raça na Europa, apesar disso suas características atuais foram obtidas através de um sagrado da Birmânia que teria sido levado para os Estados Unidos na década de trinta. Esse exemplar então teria sido cruzado com um gato siamês, sendo que provavelmente tenha havido mutações de outros exemplares da Birmânia.

Foi apenas a partir de 1936 que a raça teria sido reconhecida oficialmente nos Estados Unidos. A raça foi reconhecida na França no ano de 1952, sendo que os selecionadores franceses incluíram em sua descendência o sangue dos siameses e dos persas brancos. Sendo o gato persa o responsável pela pelagem macia e semi longa do sagrado da Birmânia.

Existe uma outra lenda que diz que seus ancestrais foram venerados como deuses nos templos budistas da Ásia no século quinze, a lenda conta que um sacerdote do templo dedicado a deusa dourada dos olhos de zafira possuía uma gata que sempre estava em sua companhia nos momentos de oração, numa determinada noite o templo foi invadido e o sacerdote foi morto frente a imagem da deusa. Desesperada, a gata pulou no corpo do dono já morto e nesse instante aconteceu uma impressionante transformação, os olhos dourados do gato se transformaram em azul zafira, bem como os olhos da adorada deusa e o seu pelo se tornou branco. Após esse acontecimento todos os gatos que nasciam no templo possuíam essas características.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *