Home / Informações / Gato Siamês Temperamento

Gato Siamês Temperamento

O gato é um animal que foi domesticado pelos seres humanos e desde então é super popular! Muitas pessoas se encantam com este bichinho peludo, gracioso e independente, você é uma delas? Se não é, provavelmente conhece alguém que é apaixonado por estes animais.

Ele é um mamífero carnívoro da família Felidae, gênero Felis. A relação entre os seres humanos e os gatos é tão antiga que a primeira notícia de associação entre os dois data de cerca de 9.500 anos atrás!

Gato Siamês
Gato Siamês

Existem aproximadamente 250 raças de gatos domésticos. Os gatos são considerados animais de pequeno a médio porte e são perfeitos como animais de estimação, chegando a ser os segundos animais mais populares como Pets do mundo!

E se tem uma raça de gato doméstico que é bastante popular e amada pelos adoradores de felinos é o Gato Siamês! Seus olhos azuis e linda pelagem encantam à todos, adultos, idosos, jovens e crianças.

Então, neste artigo apresentaremos informações sobre o temperamento deste lindo animal. Além disso, você poderá conferir quais são suas características físicas, cuidados e origem. Não perca!

Temperamento do Gato Siamês

O gato siamês é um ótimo animal de estimação para fazer companhia, ele fica muito perto de seus donos, sempre acompanhando-os em suas atividades.

Este gato gosta de brincar e receber carinho de seus donos, separe sempre momentos em seu dia para oferecer atenção para esta linda raça de gato.

Ele pode ser um pouco desconfiado no começo, mas com o tempo provavelmente se soltará mais. Basta cuidar bem dele para que ele entenda que você não representa risco, dessa forma, ele será um ótimo amigo, fiel e leal!

Os gatos siameses são cheios de energia, adoram brincar e se dão muito bem com crianças. Eles também se dão bem com outros animais, e por serem muito inteligentes, eles têm bastante facilidade em aprender o que você tiver para ensinar.

Gato Siamês Filhotes
Gato Siamês Filhotes

Eles são considerados uma das únicas raças de gato que realmente pode ser adestrada. Diferentemente de outras raças de gatos, o gato siamês aceita até passear de coleira com seus donos, mas para isto acontecer o treinamento precisa começar cedo, desde filhotes.

Os gatos siameses miam bastante e pedem atenção e carinho, pois são muito amorosos e apegados aos seus donos. Dessa forma, esteja presente o máximo que puder, para não deixá-lo deprimido.

Estes felinos são muito curiosos e andam pela casa tentando desvendar cada cantinho. Eles são sociáveis e bastante dóceis, porém, seu temperamento às vezes é bastante imprevisível e costuma apresentar variações.

Cuidados Necessários

Os gatos siameses precisam de alguns cuidados, o primeiro que abordaremos aqui é relativo ao seu lado brincalhão. Como estes gatinhos gostam muito de brincar e têm bastante energia, é importante que você separe momentos para brincar com eles e deixe alguns brinquedos disponíveis para ele.

Estes gatinhos são muito curiosos e podem sair para explorar os arredores da casa, portanto, é bom ter cautela para que ele não escape. Porém, se ele for muito bem cuidado, provavelmente sairá e depois voltará para receber os seus mimos.

É importante manter alimento e água limpa e fresca sempre disponível para ele. Alguns gatos podem apresentar problemas nos rins, então, é fundamental que ele possa beber bastante água para manter-se hidratado e com os rins funcionando adequadamente.

Gato Siamês Características
Gato Siamês Características

Como os gatos costumam dar-se banho com a língua, é fundamental que você escove sua pelagem frequentemente, dessa forma, evita que o gato siamês engula muitos pelos.

Outro ponto importante para prestar atenção é em relação à secreção ocular. Procure limpar a região dos olhos de seu gato utilizando um pano de algodão com água morna, para que ele não fique incomodado com a secreção.

Também é bastante importante tomar cuidado para o gato siamês não sofrer com instabilidade de peso. O ideal é que você converse com um veterinário para que ele defina qual a melhor ração e quantidade para seu Pet.

É importante levá-lo sempre que puder às consultas com o veterinário, pois os gatos siameses também apresentam alguns problemas genéticos que são mais comuns nesta raça do que em outros gatos. Eles podem ter doenças respiratórias, como a asma e a doença brônquica. Também podem desenvolver doenças cardíacas, como estenose aórtica. Além disso, podem sofrer de obstrução nasal.

Características Físicas

O gato siamês é um animal de estimação muito bonito, seu corpo é comprido, sua cauda é grande e sua pelagem é linda! Ela é curta e com fios finos, pode ser na cor chocolate, bege, creme, branco e preto. A pelagem apresenta um lindo degradê que começa claro e termina escuro.

A cor da pelagem costuma ser mais escura na face, rabo, patas e orelhas. Eles nascem quase inteiramente brancos, mas a pelagem vai escurecendo na medida em que eles vão ficando adultos. É comum encontrar gatos siameses de lugares frios com a pelagem mais escura do que os gatos de lugares com o clima mais quente.

O tamanho do gato siamês varia entre 15 a 20 cm. E seu peso é de cerca de 2 a 6 kg. O porte deste gato chama bastante atenção, ele é bastante elegante.

Gato Siamês Curiosidades
Gato Siamês Curiosidades

Uma característica que faz bastante sucesso são seus olhos azuis. Alguns gatos podem apresentar um leve estrabismo, porém, esta característica acaba sendo considerada um charme a mais destes gatos.

A cabeça do gato siamês é considerada perfeitamente triangular e simétrica. Suas orelhas são levantadas e igualmente simétricas, possuem pelos curtos.

Este gato tem bigodes longos e nariz pequeno e bastante fofo! A cor mais comum dos narizes dos gatos siameses é marrom escuro.

Felino Siamês
Felino Siamês

Origem e Outras Características

A origem do gato siamês é do antigo Sião, local que atualmente é a Tailândia. Alguns estudiosos afirmam que ele era a raça de gato escolhida para ser acompanhante dos reis no Sudoeste Asiático. Estes especialistas acreditam que isto acontecia devido à elegância destes gatos.

Da Tailândia estes felinos foram levados para a Inglaterra, e de lá, para o mundo todo. Atualmente eles são considerados uma das raças mais populares do mundo, juntamente com os gatos persas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *