Home / Informações / Maine Coon Branco

Maine Coon Branco

Você conhece a maior raça de gato do mundo? Ele é lindo e enorme, seu nome: Maine Coon Branco!

Originários dos Estados Unidos, o Maine Coon é um gato extremamente visado pelos amantes de gatos. Além de ser a maior raça de gato do mundo, é a raça americana de pelo mais longo.

É conhecido pelo apelido de Gigante Gentil, pelo fato de ser grande e muito amável. Seu nome Maine vem do Estado americano em que era muito comum.

O Maine Coon é bastante popular em exposições e competições de beleza para gatos. Atualmente ele é considerado um dos gatos mais populares do mundo.

Maine Coon Branco
Maine Coon Branco

Devido à sua pelagem longa e grossa, este gato tem capacidade de aguentar e sobreviver a invernos severos. É muito comum em países bastante frios.

Existem algumas curiosidades acerca de sua origem. Algumas histórias são bastante fantásticas. Em uma delas, contam que um gato doméstico foi solto na floresta do Estado de Maine e cruzou com um guaxinim! Resultando, assim, em filhotes com características semelhantes ao Maine Coon. Dessa forma, o Coon de seu nome, vem do nome do termo Racoon que em inglês significa guaxinim.

Então, vamos conhecer mais sobre este gato tão peculiar? Confira a seguir quais são suas características físicas e comportamentais, como é sua alimentação e saúde.

Características Físicas

A maior parte dos seus criadores de gatos acreditam que a origem da raça vem de um cruzamento entre gatos de pelo curto nativos e gatos europeus de pelo longo, como o Angorá.

Os Maine Coon Brancos são uma das maiores raças de gatos domésticos. As fêmeas pesam um pouco menos do que os machos em média 4,5 kg a 6,8 kg. Já os machos pesam de 6 a 11 kg.

Quando adultos, sua altura pode variar entre 25 e 41 cm, podendo chegar até 100 cm de comprimento. Sua cauda é longa e peluda, lembrando bastante a cauda de um guaxinim, ela pode atingir um comprimento de 36 cm.

Além de grandes e peludos, os Maine Coons são fortes e musculosos. Seu peito é amplo e seu corpo é em formato retangular. O Maine Coon demora para amadurecer, dessa forma, seu tamanho potencial só é alcançado depois dos três a cinco anos de idade. Normalmente, as outras raças levam cerca de 1 ano para atingirem seu tamanho potencial.

Maine Coon Gigante
Maine Coon Gigante

A pelagem dos Maine Coon é bastante macia, densa e a textura varia de acordo com a cor. As cores mais comuns são acastanhadas, mas existem muitas variações. O comprimento do pelo é mais longo na região do estômago e nas laterais do corpo. Ele é mais curto na região da cabeça e ombros.

Se você optar por ter um Maine Coon como animal de estimação, é importante que escove seus pelos frequentemente. Procure escová-los, se possível, todos os dias por cerca de 5 minutos. Caso não consiga escovar sua pelagem todos os dias, separe pelo menos 3 dias da semana para realizar esta manutenção dos lindos pelos longos destes felinos.

Estes gatos possuem a cabeça grande, mas proporcional ao tamanho do corpo. Suas orelhas são levantadas e peludas e seus olhos são grandes e bastante expressivos. A coloração dos olhos costuma ser verde, azul ou em tons de mel.

Características Comportamentais

Os gatos da raça Maine Coon são muito dóceis e companheiros. Eles costumam se dar muito bem com outros animais de estimação, incluindo outros gatos e cães. A raça é uma ótima escolha para famílias com outros animais de estimação e crianças.

O Maine Coon Branco adapta-se facilmente às diferentes situações e pessoas. Ele é bastante amigável e necessita de carinhos e muita atenção. É uma raça de gato que pede por companhia constante.

Eles não são tão ativos quanto outros gatos, seu comportamento é considerado de energia média. Dessa forma, apesar de ser um gato gigante, ele pode ser criado tranquilamente em espaços menores, como apartamentos.

Maine Coon
Maine Coon

Como estes felinos são um pouco preguiçosos, acostume-se a deixar brinquedos perto dele no chão, para que ele possa se exercitar e brincar um pouco, sem gastar muita energia.

Mas se tem algo que faz com que estes gatos se movimente é a caça aos roedores! Esta característica vem de seus ancestrais, então, eles estão sempre alertas para correr atrás e abocanhar ratinhos. Sendo assim, se você tem um hamster, algum outro roedor ou pássaro como animal de estimação, evite criá-los juntos, pois eles podem correr sério risco de serem caçados pelo Maine Coon Branco.

Uma característica bastante peculiar presente nesta raça de gatos é relativa ao seu miado. O som que ele faz é bastante curioso e assemelha-se aos sons emitidos por grilos.

Além disso, diferentemente da maioria das raças de gatos, esta raça gosta de água! Isto mesmo! Dar banho no seu gato Maine Coon Branco provavelmente não será uma tarefa tão difícil quanto dar banho em outras raças de gatos. Ele é, inclusive, um ótimo nadador!

Alimentação do Maine Coon branco

Em relação à alimentação, o Maine Coon Branco, deve ser alimentado com parcimônia para que ele não fique obeso. O ideal é que ele seja alimentado com ração de qualidade e não muito gordurosa.

É interessante oferecer para ele alimentos ricos em ômega 3, pois são muito benéficos para seu pelo. Também é super válido oferecer malta para gatos para aliviar o acúmulo de bolas de pelo em seu sistema digestivo.

Os Maine Coon preferem beber água corrente, portanto, você pode acostumá-lo a beber a água da torneira. Porém, mantenha sempre uma fonte de água limpa e fresca para que ele não fique com sede.

Maine Coon Filhote
Maine Coon Filhote

Saúde do Maine Coon Branco

O Maine Coon possui o tempo de vida de aproximadamente 12 anos e meio. Ele é considerado uma raça saudável e bastante resistente, com forte poder de adaptação para sobreviverem.

A cardiomiopatia hipertrófica felina, também conhecida pela sigla HCM, é a doença cardíaca mais comum observada em gatos, e, infelizmente, é a ameaça mais grave aos Maine Coon. Ela pode ser adquirida de forma hereditária, portanto, vale sempre levar seu gatinho Maine Coon Branco ao veterinários para que ele possa acompanhar a saúde de seu grande amigo felino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *