Home / Informações / Onde Vivem os Ratos

Onde Vivem os Ratos

Essa é uma pergunta interessante e que certamente você em um primeiro momento, deve ter pensado em responder que eles vivem em todos os lugares, estão por toda a parte e isso inclui desde as nossas casas aos córregos e esgotos.

De certa forma os ratos são realmente animais muito presentes em regiões geográficas adversas. Pode-se até mesmo dizer que os ratos habitam o mundo todo (algumas espécies de fato estão presentes todo o mundo).

Você deve estar se perguntando agora como assim espécies? Pois é, embora sejam conhecidos popularmente apenas por ratos, existem dentro deste nome genérico uma infinidade muito grande de famílias, espécies e por assim dizer tipos diferentes de ratos.

O Uso Genérico Do Conceito De “Rato”

O conceito, ou termo, “rato” é utilizado para designar animais de pequeno porte, mamíferos que pertencem ao grupo dos roedores.

Mas neste grupo estão presentes também animais muito maiores que se diferenciam totalmente da utilização do conceito. Veja, as capivaras também poderiam ser chamadas de ratos, uma vez que pertencem ao mesmo grupo de roedores que são genericamente chamados de ratos. Bom, discordâncias e generalizações a parte sobre o conceito de rato e como ele é genericamente usado por nós, começamos nosso texto com essa explanação. Isso porque a depender do tipo de rato ao qual estamos nos referindo ele vive em um determinado lugar, a depender de outro ele vive em um lugar totalmente diferente.

Quer um exemplo disso? Há ratos domésticos que vivem em nossa casa (mesmo que você não goste nenhum um pouco desta ideia), e há outros ratos, a ratazana por exemplo, que é habitualmente vista em córregos e nos esgotos. Mas calma, não se preocupe, vamos explicar um pouco dos tipos de ratos mais conhecidos e consequentemente onde eles vivem.

Onde Vivem Os Ratos Que Conhecemos?

Ao longo da nossa vida já fomos apresentados a muitos tipos de ratos, dos mais diferentes possíveis, o que certamente faz com que você quebre um pouco do medo destes animais. Mentira! Certamente você teria medo ao encontrar uma ratazana em seu quarto, mas o que queremos dizer aqui é que muitos ratos foram apresentados a nós em versões mais amistosas e até fofinhas por assim dizer e que justamente por isso, não sentimos medo, repulsa ou nojo. Dois exemplos disso são o Mickey Mouse e o Remy de Ratatouille.

O Mickey Mouse é um camundongo. Certamente os camundongos não precisariam de uma representação nos cinemas para serem vistos como animais fofos que são. Embora sejam completamente dispersados com a presença humana o mus musculus, ou rato doméstico é um animal de aparência extremamente frágil e sem dúvida sensibilizaria o seu coração ao olhar para ele.

O camundongo (embora também seja chamado unicamente de rato) é da família Muriadae tendo origem na Europa e também na Ásia. Hoje são animais presentes em todo o mundo e se você estiver se perguntando onde vivem, veja, os camundongos como um de seus nomes sugere (rato doméstico) é um roedor de pequeno porte que habita regiões ou locais, por assim dizer, muito próximos aos homens.

Para se ter uma ideia, é facilmente encontrado em casa vivendo em armários, gavetas, guarda-roupas. Lugares pequenos mas suficientes para as suas necessidades que não são muitas. Isso porque é um animal extremamente pequeno, medindo cerca de oito centímetros e pesando apenas vinte gramas.

Então, facilmente você poderá encontrá-lo em sua casa, e acredite ou não, se você o encontrou certamente ele está em sua casa já a algum tempo, isso porque é um animal que pode passar muito tempo despercebido no ambiente onde está, o que é contribuído com o seu hábito de procurar por alimentos no período noturno dificultando que os vejamos.

Onde Vivem Os Ratos Chamados De Ratazanas?

Esse sem dúvida é um roedor que você não gostaria de saber onde poderia encontrá-lo, porque de todos os possíveis roedores que podemos encontrar em centros urbanos a ratazana por seu tamanho e aparência pode realmente assustar, até mesmo quem por ventura goste de um camundongo, visto que são animais bem diferentes fisicamente.

As ratazanas também são chamadas de rattus norvegicus, ou rato castanho e pode se dizer que é um exemplo de roedor de porte grande. Embora tenha sido originadas possivelmente na China, hoje estão presentes em todo o mundo e a sua população é cada vez maior.

Ao contrário do camundongo que possui apenas vinte gramas e oito centímetros de comprimento a ratazana possui cerca de vinte e cinco centímetros e o seu rabo pode chegar a ter o mesmo comprimento de seu corpo.

Em questão de peso o macho pode chegar a pesar trezentos e cinquenta gramas, já a fêmea como habitualmente ocorre com outras espécies fica um pouco abaixo disso com cerca de duzentas a duzentos e cinquenta gramas.

As ratazanas ao contrário dos camundongos que são animais mais amistosos vivem nas redes de esgoto que são locais ideais para a sua proliferação e também proteção.

Contudo, as galerias de esgoto se tornam locais nada seguros quando estamos em períodos chuvosos como os atuais. Assim sendo, com as chuvas e o aumento de água nas galerias estes animais migram para tubulações presentes nas redondezas de aglomerações humanas, urbanas.

Quando saem das galerias de esgoto costumam ser encontrados sempre próximos de fontes de comida, isso porque as ratazanas não gostam de se exporem tanto !a procura de alimento, uma vez que são animais que dificilmente passariam despercebidos (por conta do seu tamanho). Neste caso locais com aglomeração e estocagem de lixo são extremamente atrativos para este animal.

O Rato Do Telhado

Rato Do Telhado Saindo do Forro
Rato Do Telhado Saindo do Forro

Rato do telhado é um nome dado ao rato preto que tem o nome científico de Rattus Rattus, mas também é conhecido como rato caseiro. É originado do sudeste da Ásia e acabou chegando a Europa já no século VIII.

O rato do telhado como o nome sugere prefere se alojar em locais altos. Ou seja, mesmo que optem por habitarem em aglomerações com presença humana estão sempre no alto. Muitos preferem fazer suas tocas em forros, para garantir a sua segurança.

Possivelmente ao contrário da ratazana é mais difícil de ser visto e consequentemente combatido. Todavia passa menos despercebido do que os camundongos. O seu tamanho fica no meio termo, com cerca de até vinte e cinco centímetros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *