Home / Informações / Peixe Neon Cardinal

Peixe Neon Cardinal

O peixe cardinal faz parte da espécie (Paracheirodon axelrodi) e à família (Characidae) uma das mais complexas e numerosas da ordem (Characiformes). Por isso, classificá-la apenas por atributos externos e facilmente identificáveis não é tão tranquilo. Mas no geral apresenta, o pré-maxilar, nadadeira adiposa e o ventre vermelho.

Nome Científico

Paracheirodon axelrodi

Peixe Neon Cardinal
Peixe Neon Cardinal

Faixa neon

Sua coloração vermelha tem uma parte neon, que percorre o seu corpo horizontalmente e termina na base da nadadeira. Por isso, também é conhecido como “peixe neon”. Aliás, essa cor o deixa lindo e muito encantador. Essa espécie foi descoberta por Hebert R. Axelrod na década de 50.

Origem

São peixes nativos da América do Sul, a exemplo, Venezuela, noroeste da Colômbia e em toda a bacia amazônica.

Habitat natural e Ph Natural

Esse peixe vive em águas ácidas, com Ph estimado em 4.0, e em partes escuras.

Diferenciação sexual

O macho é menor que a fêmea, possui o ventre mais magro, retilíneo e sua nadadeira se assemelha ao formato de um gancho ou anzol. Já a fêmea é o oposto e possui o ventre volumoso, principalmente na época de reprodução.

Tamanho

O peixe neon cardinal pode atingir aproximadamente 5 cm quando adultos. São peixes que vivem em cardumes, pacíficos e nadam à meia água e no fundo do aquário.

Alimentação

Peixe Neon Cardinal Alimentação
Peixe Neon Cardinal Alimentação

O peixe neon cardinal é onívoro e se alimenta de microcrustáceos e larvas de quironomídeos, além de algas. Quando estão em aquários, a sua alimentação inclui seres vivos, como artêmias, enquitréias, larvas de mosquito. As rações à base de vegetais possuem uma grande quantidade de nutrientes e são também essenciais e indicadas.

Reprodução

O peixe neon cardinal é ovíparo, a fêmea libera os ovos e o macho nada até eles para fertilizá-los. Os ovos eclodem após umas 20 horas aproximadamente, a temperatura da água deve estar entre os 25 e 27º C. Após nascerem, os alevinos (peixes recém-saídos dos ovos) se fixam em plantas e pedras por meio de uma glândula adesiva que possuem no topo da cabeça que os ajudam a não serem levados pela correnteza nos rios.

Ao longo dos três ou quatros dias de vida iniciais os alevinos se alimentam do saco vitelínico. Passada essa fase passam a nadar livremente. Assim como outras espécies de peixes, os alevinos não possuem cuidado parental. As primeiros cores deles aparecerão a partir de duas semanas de vida.

Peixe Neon Cardinal Reprodução
Peixe Neon Cardinal Reprodução

Reprodução em Aquário

A reprodução do peixe neon cardinal em cativeiro é considerado difícil, mas o uso de um aquário com uma ótima estrutura e bons parâmetros de água ajuda nesse processo. Para que a reprodução do peixe neon cardinal ocorra é necessário que o aquário tenha proporções entre 50, 100 e 150 litros, isso já é suficiente para comportar um cardume de 20 a 40, de preferência por um período mínimo de um ano para que se formem casais.

A temperatura da água deve ser elevada no aquário assemelhando-se ao seu habitat. A iluminação não deve ser muito forte, o uso de plantas de superfície ajuda a criar algumas áreas de sombra. A iluminação forte não o afeta, mas algo mais brando permite que ele se sinta mais confortável.

Para os filhotes

Peixe Neon Cardinal Filhotes
Peixe Neon Cardinal Filhotes

O uso de filtro interno de espuma ou perlon na entrada de água do filtro externo evita que os filhotes sejam sugados nos aquários. Após os 6 meses de idade e com cerca de 2 cm de comprimento, o peixe neon cardinal já estão pronto para reproduzir.

Decoração do aquário

O aquário ideal para um peixe neon deve representar um iguarapé, com areia de fundo, água quente, ácida e com cor de chá, cheia de galhos, troncos e folhas caídas no substrato. Há informações que o peixe neon cardinal deposita seus ovos nessas folhas.

Peixe neon cardinal morre a toa? Não!

Alguns consideram o peixe neon um ser que morre a toa, uma espécie frágil, mas essa informação não é verdadeira, desde que as suas necessidades sejam respeitadas. Essa informação ganhou força a partir de algumas situações vivenciadas desde a captura do peixe até o chegar ao aquário: exposição a altas concentrações de amônia, variações bruscas de temperatura, estressem manejo inadequado, dias sem comer. Ao chegar à loja pode acontecer um choque de temperatura ou de Ph devido à aclimatação errada, mais estresse caso seja colocado junto a peixes maiores e exposição a doenças. Portanto, é necessária uma correta aclimatação e um aquário com condições adequadas. Caso isso não aconteça não será nenhuma surpresa o peixe neon cardinal morrer sem “causa aparente”.

Solidão

O peixe neon cardinal é acostumado a grupos (cardumes), se está condição não lhes é permitida, ele pode usar o isolamento e parar de comer. Isso é grave ainda mais, por exemplo, para um peixe que está com o sistema imunológico enfraquecido, podendo chegar à morte.

Preços

Para você que está interessando em ter um peixe neon cardinal há preços unitários e para cardumes. O primeiro você pode encontrar em média por RS 9,00 reais e grupos com 100 peixes por RS 150,00 reais.

Peixe Neon Cardinal Cardume
Peixe Neon Cardinal Cardume

 

Comportamento

O peixe neon cardinal é muito tímido e pacífico. Como destacado ele gosta de viver em grupos, além da interação social há mais segurança. Tem uma convivência muito boa com outros peixes pacíficos como o Rodóstomus, Tetras, Paulistinha, Tanictis e Caracídeos. Uma recomendação, jamais coloque o peixe neon junto a peixes muitos maiores, há o risco que ele vire alimento deles. Fica a dica!

Variações

O peixe neon cardinal tem uma colocarão linda, mas existem outras variações a altura dele: Neon Verde, Neon Verdadeiro, Neon Negro e o Neon Chocolate. Ambos podem ser criá-los da mesma forma que o Neon Cardinal.

Fotos de Peixe Neon Cardinal 

Gostou desse artigo sobre o peixe neon cardinal? A cor dele é um dos aspectos mais atrativos desse peixe! Se você quiser conhecer mais coisas do mundo animal o blog tem todos os dias conteúdo atualizado. Sugiro que você deixe sua opinião, sugestão ou exponha alguma dúvida logo abaixo, nós com certeza leremos todos os comentários e responderemos. Quero pedir uma última coisa, compartilhe esse conteúdo com o seus amigos! Combinado? Se quiser receber artigos exclusivos no seu e-mail como este post, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela.

Aproveite! Até breve!

Um comentário

  1. gostaria de comprar 150 neons, preço de atacado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *