Home / Informações / Poodle Altura, Peso E Comprimento

Poodle Altura, Peso E Comprimento

Lendo o tema deste texto você certamente já reconheceu a raça de cachorro sob a qual falaremos a respeito.

Tanto o seu nome como a sua aparência popularmente muito conhecida pelo mundo todo, e aqui no Brasil não é diferente.

Ao que tudo indica, seu verdadeiro país de origem, onde sua criação foi desenvolvida através de mutação genética humana, é a Alemanha, onde se tem registro da sua presença bem antes de aparecerem onde realmente foi realmente registrado como país de origem, a França, tal registro se deu mais provavelmente por entre os cruzamentos anteriores a origem da nova raça, estar uma raça de cachorro francesa, a barbet.

Têm-se o registro dos primeiros poodles bem antigamente, por volta dos anos mil e setecentos, mas somente bem mais a frente, no século vinte, foi finalmente registrado como uma nova raça.

Poodle: Conheça A Sua História

Parte da sua história e curiosamente a primeira criação de poodle foi desenvolvida pensando em um ideal de cachorro caçador aquático, em que já se fazia tosas específicas e sofisticadas para a raça pensando na sua performance e no atrito dos seus pelos com a água, o que interferiria nos seus mergulhos e nados.

Seu nome logo remete a aquele cachorrinho de porte médio, com os pelos de cor branco e todo encaracolado visto com muita facilidade entre as casas de desconhecidos ou até conhecidos.

Poodle
Poodle

Mas é importante já dizer antes de entrarmos nos detalhes, que esta não é a única aparência característica da raça. Mais a frente um novo poodle foi idealizado com as características de ser um cão companheiro de porte pequeno e com uma longevidade ainda não disponível em cães da época.

Enquanto o primeiro poodle citado era menos propenso a doenças genéticas comuns da raça, o segundo já era mais, o que o gerou certo preconceito a sua raça e biótipo específico, mas que com o passar dos anos foi sendo deixado pra lá e os poodles ganharam casa vez mais espaço.

O Poodle E Sua Popularidade Em Todo O Mundo

Atualmente como já dissemos é uma das raças mais populares e comuns de cachorro em todo o mundo e conquistou o coração de muitos tutores. Isto não só devido a sua aparência mas a sua personalidade.

Chegaram a ser classificados incrivelmente como a segunda raça de cachorro mais inteligente do mundo, atrás somente do border collie, mais especificamente o primeiro poodle contado, (criado para a caça) pela sua facilidade de aprendizagem, disciplina e obediência em seus adestramentos realizados por seus tutores.

Poodle Altura
Poodle Altura

Em geral independente dos seus diversos portes criados até então, são cães fofos não só na aparência, sociáveis, amigáveis, carinhosos e brincalhões com outros animais, seja da mesma espécie ou não, crianças, conhecidos e desconhecidos. Por este motivo têm a tendência de criar um vínculo muito forte com o seu principal tutor, tanto que podem chegar a ter a característica de serem ciumentos, ao mesmo tempo em que são leais e fiéis.

O de maior porte é uma ótima opção para quem quer ter um cachorro que proteja sua casa de perigos mas que também deseja a docilidade de um cão companheiro, enquanto o menor é ótimo para quem quer um cãozinho companheiro que não requeira muito espaço e seja mais calmo e tranquilo.

Ter crianças ou outros animais em casa é uma via de mão dupla, ou seja, não agrada só você por toda esta harmonia, mas ao bichano fofinho também.

Os Poodles E Seus Portes

Mas chegamos até aqui e ainda não citamos os detalhes e os pontos mais específicos da raça, afinal, quem são os poodles maiores e os menores? Vamos apresentar a diversidade da sua raça a você que ainda não os conhece totalmente.

O maior deles e que iniciou a raça é o standard, ele mesmo, o cão aquático, que pode medir de quarenta e cinco a sessenta centímetros de comprimento. O segundo em ordem decrescente é o médio, com esta identificação mesmo, sem nomeações ou classificação mais específica, que pode medir de trinta e cinco a quarenta e cinco centímetros de comprimento, eles geralmente são os mais comuns entre seus tutores, em seguida vem o miniatura ou de forma engraçada também identificado como anão, mas não tão pequeno assim como o seu nome sugere.

Poodle Comprimento
Poodle Comprimento

Pode medir de vinte e oito a trinta e oito centímetros de comprimento, e por último, o menorzinho deles,o toy, com o seu comprimento de vinte e quatro a vinte e oito centímetros.

Este é tão pequenino que chegam a ser sensíveis e frágeis e requerem mais cuidado e proteção, especialmente quando ainda são filhotes e realmente são minúsculos e indefesos. É importantíssimo dizermos neste texto que criadores usam o termo micro e mini toys consequentemente para se referirem a poodles menores que os toys citados aqui, o que não é verídico, só existe um tipo de toy e ele já é o menor de todos os portes da sua raça.

Cuidados Especiais Com Os Poodles

Animais de raças geralmente requerem cuidados específicos das mesmas pela propensão a doenças genéticas e características físicas.

Os poodles em geral são cachorros com pelos volumosos, o que naturalmente geram bolas de pelos e nós, e em ultimo caso podem obstruir as vias respiratórias ou intestinais caso sejam engolidos. Tal perigo pode ser evitado com o cuidado pelo menos dia sim e dia não da escovação de seus pelos, retirando todo pelo caído, embaraçado, evitando nós e bolas de pelos.

Poodle Peso
Poodle Peso

Outro cuidado é quanto a sua doença genética mais comum mas controlável e adaptável a cuidados, a adenite sebácea, que faz o organismo produzir tanto maior quantidade que o comum de cera nos ouvidos quanto de remela nos olhos, desta forma, o primeiro caso deve ser controlado com a limpeza também ao menos dia sim e dia não com cotonete ou algodão enquanto o segundo, com a limpeza com o mesmo produto, o algodão, que deve ser umedecido com água ou soro fisiológico, retirando toda a secreção que pode atrapalhar a saúde e bem estar do animal no dia a dia.

Apesar da higiene correta, manchas mais escuras nestas áreas do corpo, ou seja, olhos e ouvidos, mais especificamente nos poodles de pelagem branca que os de pelos pretos ou marrons, serão inevitáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *