Home / Informações / Poodle Maltês Características E Fotos

Poodle Maltês Características E Fotos

Poodle Maltês

O poodle maltês também nomeado como a junção dos dois nomes, maltipoo, moodle ou maltapoo é oriundo do cruzamento das duas raças de cães para a sua criação.

As hibridações, ou seja, o cruzamento de duas raças diferentes para a criação de uma nova raça com características das duas é muito comum nos dias de hoje, inclusive muitas delas com a raça poodle.

Poodle Maltês: As Misturas De Aparência

Neste caso o objetivo era obter um cão de porte maior que o maltês com a pelagem característica do poodle.

Este feito inicial se deu no Norte da América e apesar de ainda não ser registrado como uma nova raça é uma hibridação comum que ganhou a casa de muitos tutores, inclusive aqui no Brasil.

Quem conhece o maltês sabe como ele é, com o pelo bem liso e comprido da ponta do focinho até a ponta do rabo, na cor branca.

Agora o imagine com a pelagem de curta a média do poodle, toda encaracolada, com focinho preto ou rosado, em diversas cores na sua pelagem, como branco, bicolor, preto, cinza, marrom, bege, entre outros. Esta é a aparência do poodle maltês.

Pode pesar de dois a nove quilos, medir de vinte a trinta e cinco centímetros de altura e viver de dez a treze anos.

O Maltês E A Mistura Das Personalidades

Outra vantagem além de misturar o melhor das duas raças, com suas personalidades parecidas, é o fato de apesar de não ser comprovado cientificamente, ser hipoalergênico para quem tem alergia a cachorros, o que é comprovado por algumas pessoas.

A sua personalidade é ser ativo, brincalhão e sociável. Como o esperado, se dão muito bem com crianças e outros animais, além de gostarem de gastar energia com os mesmos, ou seja, é uma ótima opção de raça para quem tem criança ou outros animais em casa.

Também se dão bem com conhecidos ou desconhecidos, apesar da desconfiança inicial e latidos diante do segundo. O que apesar de seu porte pequeno, garantirá a segurança e os avisos de estranhos diante da sua casa.

Pelo seu porte pequeno, são ideais para quem não tem muito espaço em sua casa, sendo ideais para apartamentos. O poodle maltês não é aquele cão que poderá viver fora de casa com sua casinha, comida e água de forma independente com alguns momentos de atenção, carinho e brincadeiras. Ele requer muito mais do que isso e podem chegar a adoecer caso não estejam recebendo o que precisam.

O ideal é que convivam com os donos dentro de casa, como os típicos gatos. Inclusive, são substituíveis para quem gosta deste tipo de companhia mas são mais ligados a cachorros. Brinquedos disponíveis para este bichano quando você não puder estar muito presente é uma boa pedida.

A Clara Mistura Das Raças No Poodle Maltês

Engraçado perceber a clara mistura entre estas duas raças e seu resultado, enquanto a raça maltês só se apresenta na cor branca, no máximo em um tom mais escuro, os poodles se apresentam nas diversas cores que acabaram aparecendo também no poodle maltês. No caso da pelagem, puxou totalmente ao poodle como o idealizado, com a diferença de que o comprimento do mesmo pode variar de curto a médio, enquanto no caso da raça poodle é volumoso em geral. Quanto ao porte, o poodle toy usado no cruzamento e o maltês têm os mesmo parecido, tanto é que o resultado não foi muito diferente. Ou seja, esta mistura idealizada realmente tirou as principais características físicas e de personalidade das duas raças sem que uma camuflasse totalmente a outra. Para quem estava na dúvida de qual raça de cãozinho pequeno e companheiro adquirir não precisa sofrer tanto na escolha, afinal o poodle maltês está aí para isto.

Apresentada esta raça que apesar de ainda não ter sido registrada como uma nova raça mas já ter alcançado popularidade e conquistado o coração e a casa de muitos tutores, vamos a algumas curiosidades sobre as duas raças cruzadas para o seu nascimento.

O Maltês E O Poodle

Enquanto o maltês e o poodle toy foram criados através de mutação genética com a mesma idealização de serem cães companheiros de porte pequeno, a história da diversidade dos outros poodles se difere mais.

Poodle Sentado na Grama
Poodle Sentado na Grama

Quem conhece a raça, geralmente conhece o mais comum entre os tutores, o de porte médio, com a sua pelagem encaracolada e branca. Mas o que pode surpreender alguns leigos já começa por aí. Diferente da raça maltês, os poodles não tem somente um porte, e se distinguem mais especificamente em quatro. Um pouco maior que o toy, mas não chegando a ser o médio, temos o denominado miniatura ou curiosamente anão. E o maior de todos eles que deu origem a raça é o standart. Todos eles se apresentam nas diversas cores de pelagem da raça, como já citado, entre elas estão a branca, a cinza, a preta e a marrom.

Aquela típica tosa dos poodles também tem origem na primeira criação deles, o standart. Curiosamente e o que muitos não podiam imaginar, é que ele foi criado com o objetivo de ser um cão de caça aquática.

Em tal atividade se usavam tosas, que com o passar do tempo foram ficando mais elaboradas e chegaram a ganhar até nomeações próprias. Estas tosas evitavam o atrito dos pelos com a água e consequentemente aumentava a qualidade das suas performances. Entre a mais usada estava a tosa leão. Mas o standart não era só adquirido para este fim, também eram ótimos cães companheiros e não ficavam atrás dos menores pelo seu porte. São ideais para quem quer um companheiro mas ao mesmo tempo precisa de segurança em suas casas.

Poodle Standard
Poodle Standard

Tanto que em seus adestramentos se saem muito bem e incrivelmente não a toa são considerados a segunda raça mais inteligente do mundo, atrás somente do border collie. Tanto o maior quanto o médio são considerados fortes e resistentes a doenças genéticas, enquanto os menores são mais sensíveis e frágeis, especialmente quando filhotes e consequentemente menores ainda, o que requer cuidados com o contato direto com crianças e outros animais diante dos olhos dos adultos, o que com o poodle maltês certamente não deve ser muito diferente.

Poodle Maltes: Fotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *