Home / Informações / Raça de Gato Tonquinês

Raça de Gato Tonquinês

O gato siamês é muito querido na mutação genética de gatos para a criação de novas raças pela sua pelagem mais escura na extremidade do rabo, das pernas, da face e das orelhas.

Assim como o gato da raça himalaio foi oriunda do cruzamento do siamês com outra raça de gato, para a obtenção do resultado da pelagem idêntica, com o gato tonquinês não foi muito diferente. São originados do cruzamento da raça de gato siamesa e birmanesa. Existe a possibilidade desta mutação genética já ter acontecido naturalmente, por serem raças de gatos de regiões muito próximas. O birmanês, como o nome sugere, da Birmânia e o siamês, da Tailândia.

Se já havia acontecido de fato o cruzamento das duas raças é difícil saber, pois o tonquinês é muito parecido com o siamês, tanto que já foram considerados siameses dourados. Mas como consequência da mutação genética através de intervenção humana, entre uma criadora de gatos dos Estados Unidos da América e outra do Canadá, foi reconhecida como uma nova raça em ambos os países consequentemente, em mil novecentos e sessenta. Atualmente, estão ganhando popularidade entre os criadores de gatos de todo o mundo, e já tem conquistado muitos criadores e admiradores por juntarem características tão peculiares de ambas às raças de quem são oriundos.

Gato Tonquinês
Gato Tonquinês

Gato Tonquinês: A Personalidade do Bichano

Se você gosta de gatos mais apegados, que ao mesmo tempo em que são carinhosos e amorosos, chegam a dormir junto na cama entre os braços, são ativos, gostam de brincar e socializar, tanto com outros animais, como gatos, cachorros e até mesmo com adultos, desconhecidos, conhecidos e crianças, você está lendo sobre a raça de gato que te atrairia. São inclusive considerados por alguns uma das raças de gatos mais afetuosas.

Gato Tonquinês Características
Gato Tonquinês Características

Quais Cuidados Demandam?

Como é uma raça de gato sociável, amigável e dada com desconhecidos além de quem já tem um vínculo, cuidados a mais devem ser tomados, somado a este fator, por serem muito ativos, além de gostarem de brincar, gostam de passeios, o que também requer mais atenção e cuidado.

Quem tem um gatinho de estimação sabe o quanto é difícil manter o bichano dentro de casa, se não temos a estrutura ideal para barrar completamente a saída dele a rua, vira e mexe temos que chamar a atenção do pet por este motivo, mas só quem tem um, sabe que só é porque querermos o proteger de pessoas mal intencionadas, que infelizmente é uma realidade muito forte no mundo todo, especialmente voltada aos gatos.

Outro motivo para esta proteção redobrada no caso do tonquinês é a sua personalidade já citada. Uma solução para este caso é a castração, já que após o procedimento o animal tende a sossegar mais, mas a raça tonquinês tem uma problemática quanto a isto. São especialmente sensíveis a anestesia, injeção usada para a operação, o que tarda esta solução. O mais indicado é que seja feita a partir de pelo menos o primeiro ano de vida, diferente da maioria dos gatos que o indicado é a partir dos seis meses.

Gato Tonquinês Filhote
Gato Tonquinês Filhote

Lembrando que o ideal para quem tem ou quer ter um gato, é uma casa que evite à saída do mesmo a rua, desta forma não permitindo que sejam vítimas de envenenamento por exemplo.

Quando vivendo de forma saudável, pensando na sua saúde e bem estar chegam a viver de dez até dezesseis anos. Os cuidados necessários são água sempre limpa e fresca, trocada periodicamente, pelo menos três vezes ao dia, especialmente no calor em que a água esquenta e o animal sente muita sede, além do mais para controlar a temperatura do seu corpo, alimentação controlada com ração específica, caixa limpa e com a areia trocada de tempo em tempo, um cantinho espaçoso e confortável, onde possa descansar bem, brinquedos para entretê-lo e o livrar do tédio, e principalmente muita atenção em forma de tempo, amor e carinho.

O gato tonquinês não recebeu muita mutação genética humana para atingir um ideal de aparência, desta forma, é considerado um gato saudável, sem doenças específicas da raça. Contudo, há duas delas mais recorrente nos mesmos, a gengivite, que deve ser evitada com o cuidado da escovação periódica, de pelo menos duas vezes na semana, e problemas respiratórios também são mais comuns, neste caso, o acompanhamento veterinário diante de qualquer anormalidade é fundamental para a saúde do animal.

Gato Tonquinês: Como Estes Bichanos São?

Como dito, são idênticos aos siameses como o esperado. A diferença na pelagem entre os dois é que as cores mais escuras nas extremidades são menos contrastantes com relação ao restante dos pelos, que é de curto a médio. Quem gosta de gato, mas não gosta dos inevitáveis pelos que acabam soltando pela casa, tecidos e roupas, com o tonquinês esta problemática seria mais atenuada pelo comprimento de seus pelos.

Ainda sobre a aparência, seu corpo e pernas são compridos e magros, sua patas pequenas, sua cauda é longa, suas orelhas são grandes e pontiagudas, seus olhos são muito característicos da raça, um azul muito peculiar, claríssimo, que chega a lembrar água do mar, que no contato com luz realça mais ainda, também podem ter os olhos esverdeados. Seu porte é médio, pesando de dois quilos e meio a cinco quilos e quinhentas gramas.

Raça Tonquinês
Raça Tonquinês

Os Variados Tipos de Pelagem

Idênticas ao dos gatos siameses, sua pelagem tem uma diversidade como as outras raças de gatos, entre elas as próprias que deram origem ao tonquinês, os siameses e os birmaneses, mais especificamente tem cinco tipos de pelagens com suas classificações, o mink natural, mais comum entre eles, com o corpo marrom e as extremidades da cauda, pernas, orelhas e principalmente face, chocolate escuro, o mink azul, com as extremidades azul acinzentado e o restante do corpo, cinza azulado, o mink cor de mel, com as extremidades chocolate clara e o restante do corpo marrom, o mink champanha, com o corpo bege e as pontas marrom clara, e o platinum mink, com o corpo cinza claro e as pontas cinza escura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *