Home / Informações / Rato do Campo Fotos e Características

Rato do Campo Fotos e Características

O rato do campo também é conhecido como rato ou camundongo de madeira.

Como podemos imaginar pelo seu nome, diferente de outras espécies que são mais consideradas como pragas por habitarem com mais frequência habitações humanas, os ratos do campo só habitam o mesmo local quando procuram lugares mais amparados de climas de estações mais duras, como o intenso frio, quando as suas escavações no solo terrestre e suas construções de tocas não os protegem suficientemente do mesmo. Neste caso sua escolha preferida são as construções em geral.

Comportamento do Rato do Campo

Fora nestes casos, seu habitat natural é terrestre e arborizado, como florestas, pastos e campos de plantações e cultivos da Europa, África e Mediterrâneo, onde escavam suas tocas, armazenam suas caças de alimentos e se protegem de predadores.

Novamente, diferente das espécies de ratos consideradas como pragas, não habitam todo o mundo pelo seu habitat e comportamento mais voltado a natureza.

Rato do Campo
Rato do Campo

Como característica comum de ratos, são animais noturnos e exercem suas atividades, como caça ao alimento, à noite, o que chega a ser adaptativo a sua visão pobre ou pouco desenvolvida, mas sua audição e olfato apurados, o que os protegem de ameaças, como seus predadores, que são muitos, como as raposas, as cobras, as doninhas, os gaviões, as corujas e em caso raro no mesmo habitat que habitações humanas, cães e gatos domésticos.

Apesar do hábito noturno, fêmeas que estão em reprodução, também caçam alimentos suficientes para seu período que requer mais nutrientes durante o dia.

Rato do Campo Pode Ser um Predador Possível de Morcegos

Alimentam-se de sementes de árvores comuns dos seus habitats como a de carvalho, lima ou espinheiro e pequenos invertebrados, como insetos e caramujos, especialmente as fêmeas em reprodução.

Sua alimentação também é adaptada a sua disponibilidade na natureza, como no final da primavera e início do verão, época do ano em que se tem menos disponibilidade de sementes em seu habitat e que os fazem recorrem a frutos e até mesmo fungos, como animais onívoros que são. Curiosamente no inverno, época em que se encontram morcegos hibernando no mesmo habitat que eles, são capazes serem predadores do que se tornam suas presas.

Nestas caças a alimento, usam folhas e galhos de árvores para demarcarem seus caminhos a suas tocas, desta forma se localizando e não se perdendo. Não chegam a hibernar como quando os morcegos se tornam suas presas, mas no inverno diminuem suas atividades para preservarem energia e conseguirem se proteger.

Rato do Campo: Animais Precoces

Além de roedores, são mamíferos e atingem a maturidade sexual aos dois meses de vida. Tem um período anual reprodutivo longo, que começa em fevereiro e termina em outubro, são poligâmicos e competem entre si para chegarem ao ato do acasalamento.

Neste período têm a capacidade de se reproduzirem muitas vezes, se não múltiplas. A gestação da fêmea dura de vinte e cinco a vinte e seis dias e geram cerca de cinco filhotes por vez. São consideravelmente precoces e com aproximadamente três semanas, menos de um mês, já tem a capacidade de caçarem o próprio alimento e viverem independentemente da presença da mãe.

A Família É Muridae

A família a qual é pertencente é a Muridae, a maior família de roedores mamíferos, com cerca de setecentas espécies e o seu gênero é a apodemus, gênero específico dos ratos do campo com aproximadamente vinte espécies, dentre as quais esta espécie sendo a mais estudada, popular e comum.

A característica que faz os ratos pertencerem a rodentia, ou seja, serem mamíferos roedores, junto aos coelhos, lebres e pikas -que já foram pertencentes à mesma ordem por também a terem, mas atualmente se encontram em outra, a lagomorphos-, são seus dois pares de dentes incisivos afiados que nunca param de crescer.

Rato do Campo Filhote
Rato do Campo Filhote

Os pares da mandíbula superior e da inferior é o que instintivamente os tornam roedores de frutos, vegetais e materiais para que o crescimento dos seus dentes seja controlado e não atrapalhem a sua saúde e bem estar.

Curiosamente, no caso do rato do campo, ele pode chegar a se defender de predadores com seus dois pares de dentes incisivos afiados, inclusive mais do que as outras espécies de ratos.

Além de os auxiliarem na alimentação e na sua proteção, podem os ajudar até a escavar suas tocas.

Curiosidades Que Você Deveria Saber Sobre os Roedores

Mais características em comum são pertencentes à ordem rodentia, como o fato da sua grande população, -cerca de quarenta por cento de todas as espécies de mamíferos-, terem se espalhado por quase todo o mundo, com exceção somente da Antártida.

Os ratos chegam a habitar locais de presença humana atrás sempre de alimento e são conhecidos por possivelmente transmitirem doenças, algumas graves, sendo desta forma considerados como pragas.

Assim como o caso do rato do campo, ratos em geral podem ser arbóreos, em outras palavras, habitarem ambientes com árvores, fossoriais, praticarem a escavação ao subsolo para se abrigarem e fazerem uma espécie de dispensa da sua caça de alimentos e se protegerem de predadores ou até mesmo, surpreendentemente, ter hábitos semi-aquáticos, como é o caso de uma das maiores espécies de ratos e que causa medo, nojo, aflição, repulsa e fobia as pessoas até mesmo pelo seu tamanho, a ratazana.

Rato do Campo Características
Rato do Campo Características

Curiosamente ela tem a capacidade de nadar em superfícies ou mergulhar fundo. Também tem a capacidade de escalar e de saltar.

Possuem diversos portes, desde pequenos como é o caso dos pequenos camundongos ou bem maiores, como a capivara.

Os pequenos sempre apresentam a cauda longa, alguns do mesmo tamanho ou maior que o corpo, e compridos bigodes. Algumas muitas espécies, como os mais comuns, rato preto ou camundongos são usados em laboratórios de pesquisas medicinais por terem o organismo próximo ao do ser humano e por serem de simples, fácil e econômica alimentação, manutenção e manuseio, o que não é o caso dos ratos do campo.

Algumas muitas outras espécies de roedores são escolhidos como animais de estimação por algumas pessoas, o que é comum no caso dos lagomorphos como os coelhos, mas não incomum a adoção de ratos como os ratos pretos ou camundongos para o posto de pets.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *