Home / Informações / Rato Gigante do Esgoto: Características

Rato Gigante do Esgoto: Características

Há quem possua uma aguda aflição de ratos, ou roedores em geral e não gostariam por desprazer algum encontrar um ou outro em sua casa. Se pequenos roedores já chegam a causar medo e repulsa em algumas pessoas, pense em um rato gigante. Certamente o medo seria inenarrável e você certamente gostaria de correr e gritar.

Um rato gigante, com cerca de um metro de comprimento foi encontrado por dois amigos em Londres. O ocorrido chamou atenção de toda imprensa e a foto de Tony que o encontrou morto nos braços viralizou. De acordo com a postagem de Tony, ambos tanto ele quanto o amigo resolveram tirar a foto porque duvidaram que alguém acreditaria que de fato se tratava de um rato daquele tamanho.

Rato Gigante do Esgoto
Rato Gigante do Esgoto

A publicação da foto que tinha uma legenda que dava a entender que o animal era maior que um cachorro que Tony possuía gerou um verdadeiro rebu nas redes sociais, isso no ano de 2016.

Para reforçar ainda mais a teoria de que a foto era verdadeira e de fato o rato era gigante, alguns estudos foram desenvolvidos sobre uma infestação de ratos gigantes no Reino Unido (falaremos destes estudos posteriormente). Contudo, ao que tudo indica a foto com o rato não é exatamente verdadeira. Mas não se preocupe, nós vamos explicar isso melhor.

O Rato Gigante do Esgoto…de Londres

Controladores de peste foram acionados quando um rato considerado “gigante” foi avistado em um parque infantil em Londres, isso no ano de 2016. Segundo um dos controladores, Tony de 46 anos, na época, o caso era novo para ele, mas a cidade estava infestada por esse tipo de rato supostamente gigante.

De acordo com relatos dados por ele a veículos de imprensa na época o rato pesava cerca de onze quilos e teria mais de um metro de comprimento.

A foto que viralizou posteriormente foi analisada e no que diz respeito à fotografia em si, o que houve foi uma chamada ilusão forçada de perspectiva, onde o objeto que se quer valorizar é colocado desproporcionalmente a frente de outro que é maior, mas que por conta da ilusão criada parece menor.

Rato Gigante do Esgoto em Londres
Rato Gigante do Esgoto em Londres

Do ponto de vista da biologia, o corpo do roedor foi analisado e ao que tudo indica ele teria sessenta centímetros, diferente do que foi colocado por Tony. Ainda de acordo com a biologia o maior rato possível de ser encontrado é o rato da Gâmbia. O rato da Gâmbia com nome científico de Cricetomys gambianus da família Nesomyidae encontrado no Senegal, na Gâmbia, na Guiné e em outros países africanos seria o maior rato e não chegaria nem mesmo a medir sessenta centímetros.

Do ponto de vista da física seria impossível segurar um rato de onze quilos com uma simples pinça como Tony faz em sua foto.

O Rato Gigante do Esgoto E Os Estudos Acadêmicos Posteriores

De acordo com estudos acadêmicos desenvolvidos pela Universidade de Huddersfield, cerca de dezessete municípios estariam infestados com ratos que naturalmente sofreram mutações que os deixaram capazes de resistir aos venenos utilizados por controladores de peste.

A mutação que desencadearia supostamente a resistência ou imunidade ao veneno seria a mesma responsável pelo seu tamanho expressivo. De acordo com os estudos realizados pela universidade os ratos estariam passando por um processo de mutação natural, que também poderia ser chamado de seleção natural onde os mais adaptáveis tem mais chances de sobreviverem e isso, ainda segundo o estudo, estaria acontecendo por conta do uso recorrente dos mesmos venenos desde a década de cinquenta.

O Rato Gigante no Brasil

No Brasil, como essa leva de supostos ratos gigantes não chegou, denominamos as conhecidas ratazanas como os nossos ratos gigantes. A partir deste ponto você conhecerá este que é tido como um dos maiores roedores entre as espécie de convivência comum com nós.

A ratazana de nome científico bem menos conhecido Rattus novergicus, é também conhecida como rato castanho e embora esteja presente em todo o país tem sua origem no continente asiático. Foi a partir da ratazana que foi elaborado geneticamente o famoso rato de laboratório utilizado para pesquisas e testes.

Quais As Características Da Ratazana?

A característica de maior destaque da ratazana sem dúvida é o seu tamanho, uma vez que é extremamente maior que o camundongo e o rato do telhado, dois roedores que assim como a própria ratazana convivem diretamente e muito próximo aos seres humanos.

A ratazana tem pelo cinzento ou marrom, acastanhando, por isso um dos seus nomes com o qual também é conhecida. O macho, não diferente do que ocorre em outras espécies é maior do que a fêmea. A diferença de tamanho entre eles, macho e fêmea é notável.

Embora seja um rato corpulento, o macho consegue ser mais do que a fêmea que pode chegar a pesar cerca de 250grs. enquanto o macho pode passar dos 300grs. ficando em torno dos 350grs.

Em relação a comprimento, o rattus norvegicus pode chegar a medir cerca de 25 centímetros, isso apenas o seu corpulento corpo, sem contar à cauda que pode ser de igual tamanho.

Rato Gigante do Esgoto Características
Rato Gigante do Esgoto Características

As ratazanas assim como os ratos de um modo geral possuem uma capacidade olfativa e de audição de dar inveja, extremamente bem desenvolvidos o que os ajuda no processo de caça a alimentos no período noturno. Um olfato e uma audição bem desenvolvidas pode ser fundamental visto que são animais com o sistema visual assustadoramente deficiente.

Para se ter ma ideia a acuidade visual dos ratos é pobre e eles são capazes de ver o mundo ao seu redor como humanos daltônicos. O daltonismo é uma doença muito comum que pode durar a vida toda e se caracteriza pela dificuldade de diferenciação das cores.

Normalmente alguém que sofre com daltonismo tem maior dificuldades principalmente com a diferenciação entre as cores vermelha e verde, podendo ser um problema de ordem hereditária.

Quando hereditária não há tratamentos para que se cure do daltonismo, entretanto, daltonismo por causas adjacentes que não sejam a hereditária podem ter uma significativa melhora com a adoção do tratamento adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *