Home / Informações / Rato Preto Fotos e Características

Rato Preto Fotos e Características

Ele está entre os ratos mais comuns e populares, junto com a ratazana e o camundongo.

É menor que a assustadoramente grande ratazana e maior que o um dos menores roedores, o camundongo.

Tem as orelhas menores do que as do camundongo, mas também são redondinhas. Sua face e focinho são mais alongados, seus olhos redondos e pretos, seu bigode comprido, seus pés e mãos pequeninos com cinco dedos e seu corpo arredondado.

Como sugere seu nome, se apresenta na cor preta, em alguns diferentes tons, mais escuros ou mais acinzentados.

Mede cerca de doze a dezoito centímetros de comprimento e sua cauda pode chegar ao tamanho do seu corpo de quinze a vinte centímetros de comprimento.

O Rato Preto Além das Suas Características Físicas

É oriundo da Ásia assim como a maioria das espécies de ratos e atualmente se encontra por todo o continente.

Convivem em grupo hierárquicos padronizados de um macho e duas ou três fêmeas. Seu hábito é noturno e quando se encontram em áreas urbanas preferem lugares como sótãos, porões e forros, onde constrói um alojamento a base dos materiais que encontram pelo caminho para seu abrigo e da sua caça, o seu alimento.

Assim como os também comuns e populares camundongos, são criados como animais de estimação por algumas pessoas e usados em laboratórios de testes medicinais pelo seu organismo mais se aproximar ao do ser humano comparado aos outros animais e pela sua simples e fácil alimentação e manutenção.

Como toda espécie de rato, é onívoro e se alimenta a base de frutas, legumes, pequenos insetos e claro, água.

Como Funcionam As Classificações Biológicas

Como roedores que são, tem dois dentes incisivos no maxilar superior e inferior, mas também possui os molares, com que trituram o alimento e se alimentam.

Têm o comportamento de roer instintivamente, pois é assim que desgastam seus dentes incisivos que nunca param de crescer. Na natureza o fazem em cascas e ramos de plantas e quando habitam casas podem o fazer em alguns objetos e materiais como madeira.

Assim como os passarinhos, na natureza têm o papel de serem dispersores de sementes e como sua população é grande, o que sua capacidade de reprodução acaba ajudando para tal, são presas de predadores como mamíferos carnívoros, aves e répteis. Seu olfato e audição são apurados compensando a sua visão pobre e carecida de desenvolvimento, também têm a capacidade de saltar e até nadar sobre a superfície ou mergulhar sobre as profundezas, desta forma, conseguem se auto proteger de possíveis ameaças.

Rato Preto Curiosidades
Rato Preto Curiosidades

Mas uma das características que acaba o classificando como peste somada a sua grande população é por ser um animal vetor de doenças, no caso do rato preto elas são as gravíssimas, peste bubônica, tifo e toxoplasmose transmissíveis a humanos, o que pode até levar a um quadro mais grave.

Além de roedores são mamíferos e ambos os sexos, tanto macho quanto a fêmea atingem a maturidade sexual aos três meses de vida, quando reproduzem, a gestação dura cerca de vinte e um dias e a fêmea têm a capacidade de se reproduzir logo após o último desmame, que se dá com cerca de três semanas.

O seu nome científico é Rattus Rattus e pertence ao mesmo gênero que da ratazana, o Rattus, onde há cerca de sessenta e seis espécies de roedores. Sua família é a Muridae, onde há cerca de seiscentas e cinquenta espécies de mamíferos roedores e curiosamente os roedores são a maior população entre os mamíferos, com cerca de quarenta por cento entre todas as espécies.

Rato Preto: Como Evitar que Invadam a Sua Residência

Vimos que em áreas urbanas os ratos pretos preferem os locais altos, diferente dos camundongos, por exemplo, que preferem os lugares mais baixos, mas como todas as habitações humanas têm áreas baixas e altas, cuidados preventivos são necessários antes que os ratos se abriguem junto com seus alimentos no mesmo ambiente que você e que medidas mais drásticas sejam a única saída, como pesticidas, armadilhas como ratoeiras ou a mais ideal neste caso, a prisão do animal em alguma caixa totalmente fechada que o proteja do seu contato com ele, evitando as possíveis doenças transmissíveis a seres humanos já citadas e a posterior soltura em algum ambiente garantindo a distância humana.

Algumas medidas são específicas de tais espécies de ratos, como tampar buracos abertos em seu espaço como ralos e canos no caso dos camundongos ou evitar o acúmulo de objetos e materiais sem a devida limpeza e higienização em sótãos no caso dos ratos pretos, mas vamos falar em tomadas de atitudes que previnam todas as aparições de diferentes espécies de ratos.

Por que os Ratos Escolheram a Sua Casa?

Como já vimos também, os ratos em geral se adentram em habitações humanas atrás de abrigo em si para ele e para o seu alimento, senão atrás do próprio alimento.

Como são animais que instintivamente não querem ser vistos por humanos, pois para ele somos mais ameaçadores do que eles são para nós, locais escondidos são o ideal para eles, como além dos exemplos já comentados, buracos de tijolos e lajotas, esconderijo em dispensa de materiais e objetos e ambientes no geral que não são limpos e higienizados periodicamente, como espaços que tenham restos de comidas e lixos abertos.

Rato Preto
Rato Preto

Se você tem animais de estimação como os comuns gatos, cachorros e até mesmo aves e passarinhos o cuidado deve ser redobrado. A ração de todos estes animais pelo chão ou disponível seriam um atrativo para um rato faminto com seu faro poderoso, desta forma, sempre que for tratar do seu animal evite deixar disponível o alimento pelo chão ou quando a sua ave ou passarinho derrubar sementes pelo chão, as limpe periodicamente, lembrando que neste caso, as sementes estão entre os alimentos preferidos dos ratos por serem animais onívoros.

Se você tem o hábito de deixar alimento disponível para os pássaros que vem o visitar vez ou outra, vale a mesma dica. Agora se você tem o acúmulo de objetos e materiais em tal espaço e não pode evitar, mudanças de lugares e limpezas de tempo em tempo são imprescindíveis. E claro, assim que possível, tampe todos os buracos que serviriam de esconderijo para estes espertinhos animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *